Achar numeros sem uso

Firebird

17/01/2004

estou usando generator para fazer auto incremente, mas de vez em outra um numero se perde e fica sem uso, como acha numa tabela todos os numeros não usados. para que possa usá-los, ou mesmo alguns que foram deleteados e eu possa reaproveitá-los

Emery

T+

Emery

Emery

Curtidas 0

Respostas

Maxsoftware

Maxsoftware

17/01/2004

Quando vc faz insert e de pois grava o gernereitor conta.
Ex Cod 1 gravou
Cod 2 n gravou
Cod 3 gravou...
gereneitor final e 3.

Para recuperar o código que não foi feito nenhuma gravação ou foi deletado é e o valor do generietor vc terá que subtrair o genereitor para quando vc inserir novamente o codigo se reutilizo..
Porém se vc que que utilizar um codigo tipo Deletado e ele estiver entre os codigos gravado aí vc terá que utilizar um outro procedimento...

Ass: Max...

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

17/01/2004

Colega,

Uma solução que vejo é fazer um laço For...Next com base no menor e maior valor possível para o valor do generator e pesquisar. Não acho que seria uma boa idéia, pois o uso de uma chave que foi removida poderia causar sérios transtornos no seu sistema.

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

17/01/2004

Este procedimento q vc deseja (´reaproveitar´ ids nào usados) está fora de questão em sistemas multi-usuário -- e não faz nenhum sentido.

Não se preocupe com isso -- os IDs apenas representam o registro no teu sistema, não é um valor do mundo real.

T+

GOSTEI 0
POSTAR