Agilizar o desenvolvimento

Delphi

17/11/2010

Amigos,
Boa noite.

Desenvolvo algumas pequenas aplicações em Delphi. Porém agora estarei em um projeto um pouco maior e necessito não perder tempo.

Então gostaria de algumas dicas. Por exemplo. Existirão muitos cadastros. Cadastro de clientes, fornecedores, usuários, funcionários, setores, etc..etc...

atualmente sempre que preciso fazer um cadastro crio um Form para listar os registros e nesse form um botão para editar, outro para excluir e um terceiro para cadastrar um novo. Ai um outro form para cadastrar/alterar outro para imprimir.

A dúvida é? Com a experiência de vocês poderiam indicar algum outro padrão de desenvolvimento ou não esse está legal?

abraços!
Fernando Ramos

Fernando Ramos

Curtidas 0

Respostas

Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

17/11/2010

Amigo para ficar bem mais rápido, crie um FormModelo, pode até demorar um pouco para criar, mas depois não precisa fazer uma linha de código nos Forms herdados dele.
GOSTEI 0
Fernando Ramos

Fernando Ramos

17/11/2010

Sem uma linha de código?   Será possível isso? Porque cada form remete a um cadastro diferente e não necessariamente TODOS são iguais.   Na verdade gostaria de sugestões de trabalho. O problema não são linhas de código e sim estar escrevendo linhas desnecessárias.    
GOSTEI 0
Elton Rosa

Elton Rosa

17/11/2010

Fernado, por mais que os cadastros sejam diferentes, e sempre são, eles geralmente têm processos em comum: NOVO CADASTRO, ALTERAR CADASTRO, DELETAR CADASTRO, GRAVAR CADASTRO, CANCELAR ALTERAÇÃO.... esses são os mais básicos...
Como o colega anterior havia comentado, crie um formulário modelo com essas ações em comum predefinidas, use um actionlist ou actionmanager, datasource e por aí vai....
GOSTEI 0
Fernando Ramos

Fernando Ramos

17/11/2010

Blz.   Acho q a minha duvida não esta em criar os formularios. Posso criar Quantos forem necessários.... sem problema...   A duvida está no processo que decidi....   Todo cadastro eu utilizo a seguinte receita de bolo:      - 1 Form para listar os registros com uma busca, um botão alterar, um excluir, um cadastrar e um imprimir    - 1 Form para cadastrar/alterar    - 1 Form para imprimir     Será que talvez não fosse melhor ter apenas o Form que lista os registros...e ali mesmo na grid... o usuário acrescentar....editar...excluir.... sem precisar criar FORMs para isso?   Ou mais... além de ter uma Grid... ter apenas um FORM com os campos...e aquela barra de navegação...para percorrer os registros?   Entenderam? a dúvida está.,.. em como trabalhar os dados.....   Sei que cada sistema ddevemos analizar qual processo usar...mas gostaria de sugestões de vocês!   abraços!  
GOSTEI 0
Pietro Braga

Pietro Braga

17/11/2010

Eu normalmente uso tabsheets e grids no form principal para exibir os dados cadastrados e para alterar uso o evento Ondblclick da grid, assim quando o usuário der dois cliques no registro abre o mesmo form do cadastro mas com os dados carregados e o dataset em modo edit. Gosto muito de trabalhar assim. Mas cada caso é um caso. No meu programa caiu como uma luva....

---------------------Menu----------------------------
=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=  GRID  =|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|=|
ts1 | ts2 | ts3 | ...
Cada Tabsheet tem uma grid com dados de uma ou mais tabelas. Fica muito mais práticos para o usuário ver o que tem cadastrado. 
Abs
GOSTEI 0
POSTAR