Ajuda a um quot;Iniciantequot;

Delphi

19/04/2006

Olá. Estou desenvolvendo um sistema de cadastramento de clientes. Porém além de fazer muito tempo que não uso Delphi também nunca tinha feito Com Banco de dados Online. Por isso estou com várias dúvidas. Já consegui criar o Banco e fazer a parte de Cadastro. Mas o que não consegui é:

1- Como passar de um Form a outro fechando o form anterior?

Estava Fazendo assim:
begin
frmBusca.Show;
frmPrincipal.Close;
end;

Só q n funcionou fecha tudo!!
-------------------------------------------------------------------------------------

2- Como fazer para ao passar o Mouse sobr um botão mudar o Texto de um label?

Estava tentando no Evento do Botão No OnMouseUp. Mas também não funcionou. na verdade acho q ja tentei todos os eventos. Seria como um OnMouseOuver no flash.

-------------------------------------------------------------------------------------

3- No cadastro eu tenho o Edit Código, que é um edit não ativo. preciso que ele vá ao Banco do SqlServer vá até o ultimo registro grave o valor e some 1. Como faz isso??

4 - *Mais Importante.* Como fazer uma consulta usando SQLServer? alguém tem algum exemplo??

Estava tentando fazer assim: Um SQL Conection se ligou em uma SQL Query que se ligou em um DATASourse. Até ai tudo certo o banco tava ligado. Agora como eu associo a uma BDgrid? Estava tentando no DataSourse do BdGridda mas da a menssagem ´Operation no Allowed on a unidirectional dataset´ que ta havendo de errado?

Obrigado pela atenção!

Tiago_hs

Tiago_hs

Curtidas 0

Respostas

Paullsoftware

Paullsoftware

19/04/2006

[quote:ead2596462]Estava Fazendo assim: begin frmBusca.Show; frmPrincipal.Close; end;
[/quote:ead2596462]
não pode fechar o form principal senão ele realmente vai fechar tudo nesse caso o que vc poderia fazer é: Criar um form Principal e outros que seriam os de cadastro consulta e assim por diante...
[quote:ead2596462] 2- Como fazer para ao passar o Mouse sobr um botão mudar o Texto de um label? Estava tentando no Evento do Botão No OnMouseUp. Mas também não funcionou. na verdade acho q ja tentei todos os eventos. Seria como um OnMouseOuver no flash.
nesse caso vc deve proceder assim:
no form principal vc cria uma procedure como essa:
//Pega os hint´s da aplicação e atribui a statusbar do form principal...
Procedure TfPRINCIPAL.PegaHint(Sender: TObject);
begin
//Aqui estou atibuindo o hint a um item do statusbar
StatusBar1.Panels[1].Text := Application.Hint;
end;

depois no OnCreate do form faça:
 Application.OnHint := PegaHint;

assim todos os hints do seu projeto serão derecionados para o componente apontado na procedure...
lembre-se de mudar a propriedade do form principal para TRUE

[quote:ead2596462]3- No cadastro eu tenho o Edit Código, que é um edit não ativo. preciso que ele vá ao Banco do SqlServer vá até o ultimo registro grave o valor e some 1. Como faz isso??
no caso de SQLServer não sei, mais usando Interbase eu uso Triggers e Generators para isso, mais vc pode adaptar esse rotina que usava no access...
//Gera o codigo automatico das tabelas
procedure Incrementa(Nome_Tabela: String; Chave_Primaria: TField);
var
Qry:TadoDataSet;
 begin
 if Chave_Primaria.DataSet.State<>dsInsert then Exit;
  Qry := TADODataSet.Create(nil);
   Try
    Qry.Connection := DM_BANCO.CONN;
    Qry.CommandText := ´Select Max(´+chave_primaria.FieldName+´) From ´+nome_tabela;
    Qry.Open;
     if Qry.Fields[0].IsNull then chave_primaria.AsInteger := 1
     else
     chave_primaria.AsInteger := Qry.Fields[0].AsInteger+1;
    finally
    FreeAndNil(Qry);
    end
  end;

para chamar a função no evento OnNewRecord mais ou menos assim:
Incrementa(´SUA_TABELA´,SUA_TABELA_CAMPO_CHAVE);

4 - *Mais Importante.* Como fazer uma consulta usando SQLServer? alguém tem algum exemplo??

[quote:ead2596462]Estava tentando fazer assim: Um SQL Conection se ligou em uma SQL Query que se ligou em um DATASourse. Até ai tudo certo o banco tava ligado. Agora como eu associo a uma BDgrid? Estava tentando no DataSourse do BdGridda mas da a menssagem ´Operation no Allowed on a unidirectional dataset´ que ta havendo de errado?
[/quote:ead2596462] infelizmente aqui não posso te ajudar não tenho nenhuma noção dos componentes que vc tá usando para conexão com o banco :oops:
mesmo assim espreto ter ajudado! :wink:

GOSTEI 0
POSTAR