ajuda com arquivo imagem
pessoal, tenho um problema, que acredito de dificil solução para mim, mas contando com suas ajuda talves cheguemos a uma soluçaõ, espero
o caso e o seguinte, no ano passado fiz um programa, para cadastro de alunos de um curso de treinamento na area de segurança, aqui na area da vale do rio doce no estado do para. o programa caputura a imagem do aluno atraves da web cam, soga para o banco de dados, mas o meu problema e que o meu cliente queria que a foto no arquivo ficasse no formato de 3 x 4, não to conseguindo fazer isso, eles estão fazendo isso manualmente. a foto capturada eu envio para um componente imagem, depois comprimo e gravo
sera que voces me poderiam ajudar.
o caso e o seguinte, no ano passado fiz um programa, para cadastro de alunos de um curso de treinamento na area de segurança, aqui na area da vale do rio doce no estado do para. o programa caputura a imagem do aluno atraves da web cam, soga para o banco de dados, mas o meu problema e que o meu cliente queria que a foto no arquivo ficasse no formato de 3 x 4, não to conseguindo fazer isso, eles estão fazendo isso manualmente. a foto capturada eu envio para um componente imagem, depois comprimo e gravo
sera que voces me poderiam ajudar.
Edson Melo
Curtidas 0
Respostas
Edson Melo
17/06/2012
completando
capturo com webcam
jogo para o componete imagem
gravo em arquivo .bmp
trato arquivo, reduzindo (compactando)
para depois o usuario jogar o arquivo *.bmp tratado no banco de dados
feito todoo o processo, depois de gravado o usuario imprime a carteirinha
feita em rave, para ser entregue ao aluno
a processo todo e complicado. mas foi a solução que achei para resolver o
problema composto, o que me falta e so colocar o arquivo *.bmp no formato 2 x 4
para depois grava-lo no banco de dados, ja no formato (tamanho) certo, e comprimido,
para que o não peze no banco de dados
acho que agora ficou melhor de entender
capturo com webcam
jogo para o componete imagem
gravo em arquivo .bmp
trato arquivo, reduzindo (compactando)
para depois o usuario jogar o arquivo *.bmp tratado no banco de dados
feito todoo o processo, depois de gravado o usuario imprime a carteirinha
feita em rave, para ser entregue ao aluno
a processo todo e complicado. mas foi a solução que achei para resolver o
problema composto, o que me falta e so colocar o arquivo *.bmp no formato 2 x 4
para depois grava-lo no banco de dados, ja no formato (tamanho) certo, e comprimido,
para que o não peze no banco de dados
acho que agora ficou melhor de entender
GOSTEI 0
Cleidson Silva
17/06/2012
Bom vamos lá,
O primeiro passo para diminuir o tamanho do arquivo, é armezena-lo em formato JPG ao inves de BMP, com isso voce já conseguirá uma significativa diminuição no tamanho arquivo. Para fazer a conversão você pode fazer algo assim:
VAR
BMP: TBITMAP;
JPG: TJPEGIMAGE;
BEGIN
bmp := tbitmap.create;
bmp.loadfromfile(exemplo.bmp);
jpg := tjpegimage.create;
jpg.assign(bmp);
jpg.savetofile(exemplo.jpg);
END;
O primeiro passo para diminuir o tamanho do arquivo, é armezena-lo em formato JPG ao inves de BMP, com isso voce já conseguirá uma significativa diminuição no tamanho arquivo. Para fazer a conversão você pode fazer algo assim:
VAR
BMP: TBITMAP;
JPG: TJPEGIMAGE;
BEGIN
bmp := tbitmap.create;
bmp.loadfromfile(exemplo.bmp);
jpg := tjpegimage.create;
jpg.assign(bmp);
jpg.savetofile(exemplo.jpg);
END;
GOSTEI 0
Cleidson Silva
17/06/2012
Continuando,
Eu uso aqui uma biblioteca de componentes para manipulação de imagens que é gratuita chamada TIMAGEEN (www.hicomponents.com).
Dentre os componentes tem um chamado TIMAGEENVIEW (aqui chamado de img1), onde voce deve carregar a imagem. Voce podera usar algo assim:
Apos exibido o form e selecionada a area da imagem, voce podera usar essa funcao:
img1.CopySelectionToBitmap(bmp);
E a partir dai, converter a imagem para JPG como mostrei no topico anterior.
Qualquer duvida, posta ai que auxilio.
Eu uso aqui uma biblioteca de componentes para manipulação de imagens que é gratuita chamada TIMAGEEN (www.hicomponents.com).
Dentre os componentes tem um chamado TIMAGEENVIEW (aqui chamado de img1), onde voce deve carregar a imagem. Voce podera usar algo assim:
img1.io.loadfromfile(exemplo.jpg); Img1.SelectionAspectRatio := 0.75 //(equivale ao tamanho 3x4).
Apos exibido o form e selecionada a area da imagem, voce podera usar essa funcao:
img1.CopySelectionToBitmap(bmp);
E a partir dai, converter a imagem para JPG como mostrei no topico anterior.
Qualquer duvida, posta ai que auxilio.
GOSTEI 0
Edson Melo
17/06/2012
ola cleidson, não tenho internet em casa venho em uma lan house, so agora peguei seu post vou tentar e depois te post a resposta, no meu post anterior digitei sem querer 2 x 4 e na verdade e 3 x 4
obrigado , responderei
edson garcia de melo
obrigado , responderei
edson garcia de melo
GOSTEI 0
Edson Melo
17/06/2012
ola cleidson, fiquei interessado pelo componente, abri a pagina deles e vi que e pago, nao tem outro endereco nao
GOSTEI 0