Ajuda com comissão por item e impressão
Bom dia a todos,
Estou desenvolvendo um sistema de restaurante que dividi em 4 modulos:
- Financeiro
- Compras
- Vendas
- Cadastros
Na venda tenho uma tabela MESADADOS e outra MESAITENS. Dentro da mesaitens tenho os dados dos itens, e tambem o nome do garson que vendeu o item. Na hora de fechar a mesa os 10% do garson é opciona.
O que eu quero saber é o seguinte:
- Como calcular a comissão por mesa, onde a mesa pagou os 10%.?
- Como calcular quando o mesmo garson entregar mais de 1 item na mesa?
- Deve ter uma tabela para comissão?
- Como dividir os 10% entre todos os garson que venderam produtos para a mesma mesa?
- Alguem pode dar um exemplo?
Quanto a impressão gostaria de saber:
- Gostaria de no modulo cadastro, deixar o usuario escolher a porta de impressão que ele deseja usar, ja que nao sei qual impressora ele pretende usar.
EX: COM3, LPT1, USB, etc.
- Como chamar essa porta na hora de imprimir a comanda?
- Essa configuraçao deve ser feita via arquivo ini ou via banco de dados?
- Alguem poderia deixar um exemplo?
Uso Delphi 7 > Firebird 2.1 > DBExpress.
Estou desenvolvendo um sistema de restaurante que dividi em 4 modulos:
- Financeiro
- Compras
- Vendas
- Cadastros
Na venda tenho uma tabela MESADADOS e outra MESAITENS. Dentro da mesaitens tenho os dados dos itens, e tambem o nome do garson que vendeu o item. Na hora de fechar a mesa os 10% do garson é opciona.
O que eu quero saber é o seguinte:
- Como calcular a comissão por mesa, onde a mesa pagou os 10%.?
- Como calcular quando o mesmo garson entregar mais de 1 item na mesa?
- Deve ter uma tabela para comissão?
- Como dividir os 10% entre todos os garson que venderam produtos para a mesma mesa?
- Alguem pode dar um exemplo?
Quanto a impressão gostaria de saber:
- Gostaria de no modulo cadastro, deixar o usuario escolher a porta de impressão que ele deseja usar, ja que nao sei qual impressora ele pretende usar.
EX: COM3, LPT1, USB, etc.
- Como chamar essa porta na hora de imprimir a comanda?
- Essa configuraçao deve ser feita via arquivo ini ou via banco de dados?
- Alguem poderia deixar um exemplo?
Uso Delphi 7 > Firebird 2.1 > DBExpress.
Willian Amor
Curtidas 0
Respostas
Willian Amor
10/12/2011
Alguem?
GOSTEI 0
Jeferson Zonta
10/12/2011
Bom dia, sobre a parte da impressora, Usa USB ou LPT1 configure ela em 1 arquivo ini, pois ai cada pc pode ter 1 impressora, se salvar em banco, tds os sistemas vai apontar para a mesma impressora, coisa que nao acho viavel fazer..
Agora sobre o calculos, é pura matematica, senta e ve com o dono do estabelecimento bem certo oq ele deseja, para ai você poder pensar um modo de controlar e calcular isso, no meu ponto de vista acho q necessitaria de uma tabela para comissão..
Nao tenho nenhum exemplo mais se no decorrer do desenvolvimento do seu sistema acontecer algum erro, ou nao estiver conseguindo arrumar, eu estou a disposição nos final de semana para te ajudar, se precisar até acesso remoto sua maquina para ver oque está acontecendo..
Att..
Agora sobre o calculos, é pura matematica, senta e ve com o dono do estabelecimento bem certo oq ele deseja, para ai você poder pensar um modo de controlar e calcular isso, no meu ponto de vista acho q necessitaria de uma tabela para comissão..
Nao tenho nenhum exemplo mais se no decorrer do desenvolvimento do seu sistema acontecer algum erro, ou nao estiver conseguindo arrumar, eu estou a disposição nos final de semana para te ajudar, se precisar até acesso remoto sua maquina para ver oque está acontecendo..
Att..
GOSTEI 0
Willian Amor
10/12/2011
Bom dia, sobre a parte da impressora, Usa USB ou LPT1 configure ela em 1 arquivo ini, pois ai cada pc pode ter 1 impressora, se salvar em banco, tds os sistemas vai apontar para a mesma impressora, coisa que nao acho viavel fazer..
Att..
Att..
Bom dia,
na verdade eu tinha pesquisado no google e vi que por arquivo ini funciona, mas o que eu nao sei é como implementar isso.
- Tipo, na parte de cadastro eu configuro a porta e salvo no arquivo ini?
- Como faço depois para na parte de vendas para ler esse arquivo e pegar a porta que esta configurada ele para assim mandar para a impressora?
- Como faço para que por exemplo, nas vendas a impressora usada seja somente a que for lida o arquivo ini.
- no restante da aplicação pode ser impressora normal msm.
GOSTEI 0
Jeferson Zonta
10/12/2011
Isso é simples, voce grava qual impressora vai utilizar (ou porta da Impressora),
crie uma variavel global no seu sistema referente a essa impressora,
ao abrir o sistema vc carrega o arquivo ini e preenche o valor da variavel com oq tiver adicionado no arquivo ini,
ai vc só trata isso na hora de imprimir, para escolher ql impressora deseja utilizar.
espero ter ajudado..
att.
crie uma variavel global no seu sistema referente a essa impressora,
ao abrir o sistema vc carrega o arquivo ini e preenche o valor da variavel com oq tiver adicionado no arquivo ini,
ai vc só trata isso na hora de imprimir, para escolher ql impressora deseja utilizar.
espero ter ajudado..
att.
GOSTEI 0