Ajuda com comissão por item e impressão

Delphi

10/12/2011

Bom dia a todos,

Estou desenvolvendo um sistema de restaurante que dividi em 4 modulos:

- Financeiro
- Compras
- Vendas
- Cadastros

Na venda tenho uma tabela MESADADOS e outra MESAITENS. Dentro da mesaitens tenho os dados dos itens, e tambem o nome do garson que vendeu o item. Na hora de fechar a mesa os 10% do garson é opciona.

O que eu quero saber é o seguinte:

- Como calcular a comissão por mesa, onde a mesa pagou os 10%.?
- Como calcular quando o mesmo garson entregar mais de 1 item na mesa?
- Deve ter uma tabela para comissão?
- Como dividir os 10% entre todos os garson que venderam produtos para a mesma mesa?
- Alguem pode dar um exemplo?

Quanto a impressão gostaria de saber:

- Gostaria de no modulo cadastro, deixar o usuario escolher a porta de impressão que ele deseja usar, ja que nao sei qual impressora ele pretende usar.
EX: COM3, LPT1, USB, etc.

- Como chamar essa porta na hora de imprimir a comanda?
- Essa configuraçao deve ser feita via arquivo ini ou via banco de dados?

- Alguem poderia deixar um exemplo?

Uso Delphi 7 > Firebird 2.1 > DBExpress.
Willian Amor

Willian Amor

Curtidas 0

Respostas

Willian Amor

Willian Amor

10/12/2011

Alguem?
GOSTEI 0
Jeferson Zonta

Jeferson Zonta

10/12/2011

Bom dia, sobre a parte da impressora, Usa USB ou LPT1 configure ela em 1 arquivo ini, pois ai cada pc pode ter 1 impressora, se salvar em banco, tds os sistemas vai apontar para a mesma impressora, coisa que nao acho viavel fazer..

Agora sobre o calculos, é pura matematica, senta e ve com o dono do estabelecimento bem certo oq ele deseja, para ai você poder pensar um modo de controlar e calcular isso, no meu ponto de vista acho q necessitaria de uma tabela para comissão..

Nao tenho nenhum exemplo mais se no decorrer do desenvolvimento do seu sistema acontecer algum erro, ou nao estiver conseguindo arrumar, eu estou a disposição nos final de semana para te ajudar, se precisar até acesso remoto sua maquina para ver oque está acontecendo..

Att..
GOSTEI 0
Willian Amor

Willian Amor

10/12/2011

Bom dia, sobre a parte da impressora, Usa USB ou LPT1 configure ela em 1 arquivo ini, pois ai cada pc pode ter 1 impressora, se salvar em banco, tds os sistemas vai apontar para a mesma impressora, coisa que nao acho viavel fazer..

Agora sobre o calculos, é pura matematica, senta e ve com o dono do estabelecimento bem certo oq ele deseja, para ai você poder pensar um modo de controlar e calcular isso, no meu ponto de vista acho q necessitaria de uma tabela para comissão..

Nao tenho nenhum exemplo mais se no decorrer do desenvolvimento do seu sistema acontecer algum erro, ou nao estiver conseguindo arrumar, eu estou a disposição nos final de semana para te ajudar, se precisar até acesso remoto sua maquina para ver oque está acontecendo..

Att..

Bom dia,
na verdade eu tinha pesquisado no google e vi que por arquivo ini funciona, mas o que eu nao sei é como implementar isso.

- Tipo, na parte de cadastro eu configuro a porta e salvo no arquivo ini?

- Como faço depois para na parte de vendas para ler esse arquivo e pegar a porta que esta configurada ele para assim mandar para a impressora?

- Como faço para que por exemplo, nas vendas a impressora usada seja somente a que for lida o arquivo ini.

- no restante da aplicação pode ser impressora normal msm.
GOSTEI 0
Jeferson Zonta

Jeferson Zonta

10/12/2011

Isso é simples, voce grava qual impressora vai utilizar (ou porta da Impressora),
crie uma variavel global no seu sistema referente a essa impressora,
ao abrir o sistema vc carrega o arquivo ini e preenche o valor da variavel com oq tiver adicionado no arquivo ini,
ai vc só trata isso na hora de imprimir, para escolher ql impressora deseja utilizar.

espero ter ajudado..

att.
GOSTEI 0
POSTAR