Ajuda com DataModule

Delphi

14/06/2012

Olá pessoal!

Alguém poderia me dizer os benefícios de se utilizar o DataModule?

Qual a diferença entre eu colocar os componentes query nos respectivos formulários, e centralizar essas query no DataModule?

Minha dúvida é porque eu gosto de criar as querys em tempo de execução e destruir-los quando não as estiver utilizando.

Se alguém puder me dar algumas explicações, ficarei muito grato.

Agradeço desde já qualquer ajuda...
Vagner Almeida

Vagner Almeida

Curtidas 0

Respostas

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

14/06/2012

O principal benefício, eu diria, é a possibilidade de utilizar um mesmo dataset, por exemplo, em vários formulários.
Por exemplo, suponha que você tem uma tabela de consulta de ceps. Vários cadastros utilizam esta mesma tabela. Com o datamodule, você evitaria ter que usar uma Query/Dataset em cada formulário.
GOSTEI 0
Vagner Almeida

Vagner Almeida

14/06/2012

Obrigado
GOSTEI 0
Wesley Yamazack

Wesley Yamazack

14/06/2012

Olá Vagner e Joel, queria apenas partilhar minha ideia/dica com vocês.

1 - Benefícios DataModule
-> Concentrar os componentes não visuais(ClientDataSet, SQLDataSet, SQLConnection).
-> Facilita a manutenção, pois você sabe onde esta o problema falando de DataSet e acesso a Dados em geral.
-> Evita a duplicidade, pois quando você usar um mesmo DataSet(Exemplo o de CEP que o Joel falou), não precisa ter vários espalhados pelo projeto, pois caso você venha modificar ou incluir um campo, não terá que sair desesperado lembrando você tem que alterar na tela X,Y,Z,W....

2 - Querys em tempo de execução
-> Muito legal este recurso, uso bastante também, mas é bom lembrar sempre de liberar o mesmo depois de usado.
-> Serve pra reaproveitar um script em qualquer parte do projeto.
-> Procure usar estas querys em um único local para facilitar a manutenção, como um divisor mesmo, ou seja, cada coisa em um lugar específico.
-> Vagner, você que gosta de trabalhar assim já pensou em fazer os projetos com DAO? Fica muito legal e interessante também.

Bom pessoa que eu me lembre é isso, um abraço a todos e até mais, qualquer dúvidas estamos por aqui!
GOSTEI 0
POSTAR