Ajuda com group By ?
Tenho a seguinte tabela
Matricula Nome Valor
Preciso Agrupar esta tabela por matricula porque ela não vai mudar
e ao mesmo tempo mostrar o nome, sendo que o nome pode variar de
acordo com usuário que digitou Ex; nome Jose, jose da silva, o que importa é que a matricula nunca vai mudar.
Obrigado a tds !!
Matricula Nome Valor
Preciso Agrupar esta tabela por matricula porque ela não vai mudar
e ao mesmo tempo mostrar o nome, sendo que o nome pode variar de
acordo com usuário que digitou Ex; nome Jose, jose da silva, o que importa é que a matricula nunca vai mudar.
Obrigado a tds !!
Essistemas
Curtidas 0
Respostas
Raserafim
10/05/2005
para agrupar dados vc pode usar o GROUP BY, porém este é geralmente utilizado para fazer algum somatório. por exemplo saber quantas pessoas tem em cada número de matrícula:
uma regra geral é que todas as colunas que estão na cláusula SELECT deverão estar tb na cláusula GROUP BY. se vc fizer assim:
o que vai acontecer é que vai ser agrupado todas as matrículas com o mesmo número e com o mesmo nome (por exemplo, caso existam vário com a mesma matrícula e o mesmo nome apenas aparecerá um), mas caso tenha a mesma matrícula e nome diferente este tb será descriminado.
não sei se deu pra responder alguma coisa na sua dúvida, mas se não detalhe um pouco melhor qual a sua intenção e que resultado vc está buscando.
select count(matricula) from nometabela group by matricula
uma regra geral é que todas as colunas que estão na cláusula SELECT deverão estar tb na cláusula GROUP BY. se vc fizer assim:
select Matricula, Nome from nometabela group by Matricula, Nome
o que vai acontecer é que vai ser agrupado todas as matrículas com o mesmo número e com o mesmo nome (por exemplo, caso existam vário com a mesma matrícula e o mesmo nome apenas aparecerá um), mas caso tenha a mesma matrícula e nome diferente este tb será descriminado.
não sei se deu pra responder alguma coisa na sua dúvida, mas se não detalhe um pouco melhor qual a sua intenção e que resultado vc está buscando.
GOSTEI 0
Carlosrm
10/05/2005
essistemas,
se na sua tabela estiver mais ou menos assim:
Mat Nome
x+0 José
x+0 José Silva
x+0 José Luiz da Silva
x+1 Terebentino de Oliveira
x+1 Terebentino A de Oliveira
x+1 Therebentino Z Olveira