ajuda com pdv

Delphi

03/06/2013

bom dia...mais uma vez peço ajuda ao membros deste forum..estou fazendo um pdv nao fiscal...preciso da ajuda para fazer com que ao passar o codigo de barras o produto ir caindo no dbgrid, item por item, nao estou sabendo fazer este processo, pois a tabela itensvendas q ira receber os dados...ai apos o dbgrid receber os itens, chamo o form2(fechavenda) para finalizar, inserindo formaspagamento,clientes,desconto..ok...

minhas tabelas: vendas(chave - codvenda) e itensvendas(codvenda)relacionadas.

uso delphi 7 com mysql..

por favor me ajudem...
Jose Maria

Jose Maria

Curtidas 0

Melhor post

Claudia Nogueira

Claudia Nogueira

03/06/2013

Sobre sua dúvida, de ao passar o item ele entrar no grid, ocorre que o DBGrid está ligado a um DataSource e esse DataSource está ligado a um DataSet (Table ou Query). Ao passar o código, se o mesmo for localizado, você deve inserir o item na tabela e consequentemente atualizar os dados do DataSet. Se o DataSet for um Table você deve dar um Close e um Open, se for uma Query, você deve executá-lá novamente passando o parâmetro com o código da venda, exemplo:

Query.Close;
Query.SQL.Text := 'SELECT * FROM item_venda WHERE (cod_venda =:cod_venda)';
Query.ParamByName('cod_venda').AsInteger := iCod_venda;
Query.Open;

Resumidamente, logo depois de cada INSERT no banco, você deve atualizar o DataSet que está ligado ao DataSouce que está ligado ao DBGrid.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

03/06/2013

Amigo, vamos por partes.
Qual é a primeira dificuldade?
GOSTEI 0
Ronaldo César

Ronaldo César

03/06/2013

Bom dia, acredito que mais dúvidas poderão surgir no desenvolvimento da sua aplicação, nos cursos da DevMedia tem um ótimo curso de uma aplicação de Venda com impressora não fiscal.

Segue o link:
[url]https://www.devmedia.com.br/curso/pdv-com-impressora-daruma-nao-fiscal-com-delphi-e-firebird/339[/url]

Espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

03/06/2013

Ótima sugestão, Ronaldo.
Indico o curso também.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

03/06/2013

Oi Claudia, ta sumida, to precisando de uma ajudinha sua. Pra variar.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

03/06/2013

Muito serviço, imagino? Precisava de uma explicação daquele exemplo que vc fez pra mim, sabe?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

03/06/2013

Claudia, é esse meu link do post que preciso de ajuda também, mas vamos por partes.

https://www.devmedia.com.br/forum/caixa-contas-a-pagar-e-receber/444036
GOSTEI 0
Jose Maria

Jose Maria

03/06/2013

carissimo joel/claudia...a dificuldade é:
1º codificar o campo(editcodigo) que vai buscar os produtos ao ler o codigo de barras(o form consulta dos produtos eu ja fiz caso o usuario form fazer um busca de produtos certo...mas ao pesquisar e selecionar o codigo tem q ja cair no grid)
2º fazer com que a tabela itensvendas receba os itens da venda(dbgrid)
3º ir somando ao inserir item..........e subtrair no valor total se caso deletar itens..
4º o editquantidade tem q multiplicar qtde * precounitario.

minha duvida é esta.... se puderem ajudar...ficarei grato...uso delphi 7 com mysql - zquery....ok

GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

03/06/2013

José Maria vc quer a medida que grave apareça no grid e atualize o campo total da venda e vice-versa?
GOSTEI 0
Jose Maria

Jose Maria

03/06/2013

isto mesmo, mas pode deixar para gravar a venda ao finaliza-la..entendeu...assim o usuario vai informar descontos,cliente,formas pagto e finalizar a venda..ai terei os dados gravados(tabela venda - data,hora,cliente,totalvenda,formaspagto etc.) e dados gravados(tabela itensvendas - codigoproduto,descricao,qtd,preco,total).
GOSTEI 0
Claudia Nogueira

Claudia Nogueira

03/06/2013

Qual o banco de dados e componente de conexão?
GOSTEI 0
Jose Maria

Jose Maria

03/06/2013

banco de dados mysql com zeosacces...uso a zquery...
GOSTEI 0
Jose Maria

Jose Maria

03/06/2013

banco de dados mysql com zeosacces...uso a zquery...

meu Skype: ziaalbuquerque@hotmail.com
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

03/06/2013

Claudia, manda um email pra mim, to precisando falar com vc sobre uma duvida ou responda um topico meu, por favor.

frederico.brigatte@gmail.com

https://www.devmedia.com.br/forum/instalar-o-usercontrol-no-delphi-xe3/437836
GOSTEI 0
POSTAR