Ajuda em montar código

Delphi

26/11/2012

Ola galera do DevMedia....estou eu novamente aqui pedindo ajuda em montar um código para evitar Key Violation. O banco de dados é PIRADOX, o campo de código é alfanumérico, o sistema funciona em rede e dá Key Violation quando duas máquinas tentam cadastrar um serviço ao mesmo tempo. Uma grava e a outra dá erro. Tentei montar de varias formas (sou iniciante e to aprendendo na raça mesmo) mas nenhuma me deu um resultado satisfatório, o que chegou mais perto fica saltando um valor tipo, pula do 000130 para o 000132 e assim vai.

O código, se possível, seria para reconhecer se vai dar o erro, se sim, pegaria o último valor da tabela e adicionaria 1 e gravaria. Na internet achei esse código e tentei coloca-lo funcional para mim, mas dá erro de compatibilidade entre String e Integer já que o campo de código é alfanumerico.

try
dm01.tbl_servico.Post;
except
on E:EDBEngineError do
if E.Errors[0].ErrorCode = 9729 then
dm01.tbl_servicoOS_COD.AsInteger := dm01.tbl_servicoOS_COD.AsInteger + 1;
end;

Alguém pode me ajudar?
Carlos Magno

Carlos Magno

Curtidas 0

Respostas

Luiz Menin

Luiz Menin

26/11/2012

Tu poderia realizar uma consulta ao clicar no botão salvar, por exemplo.
Adicione um TQuery.
SQLQuery.Close;
SQLQuery.SQL.Clear;
SQLQuery.SQL.Add('SELECT MAX(CODIGO) AS TOTAL FROM TABELA');
SQLQuery.ExecSQL();
SQLQuery.Open;
iMaxCod := SQLQuery.FieldByName('TOTAL').AsInteger + 1;

Atribui o valor da variavel criada (iMaxCod) ao campo código.
Espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Carlos Magno

Carlos Magno

26/11/2012

Luis...não testei o seu modo, mas tentei esse outro modo. Criei um dataset para a mesma tabela nomeando-a para servaux. Na compilação ele passou, mas quando cliquei no botão salvar congelou tudo. Veja o código e me diz onde posso estar errando:

var
codi:String[6];
begin
dm01.tbl_servaux.Last;
dm01.tbl_servicoOS_COD.AsString := inttostr(dm01.tbl_servauxOS_COD.AsInteger + 1);
while Length(dm01.tbl_servicoOS_COD.AsString) <6 do