Ajuda na inclusão de um banco

PostgreSQL

29/11/2012

Boa tarde

Eu efetuei a criação de uma copia de segurança via PGAdmin nos seguintes parametros.
formato plain
criar BD
(constava desta forma na documentação do sistema)
Ele gerou o banco nome_do_banco.sql
exclui o banco via pgadmin.

copiei este bano para a pasta bin do postgre.

Acessei o diretorio onde o banco se econtrava via prompt e digitei o seguinte comando "psql -U dba nome_do_banco.sql"
ele me solicita a senha do usuario, ao digitar a senha e dar enter apresenta a menssagem.
FATAL error banco de dados "nome_do_banco.sql" não existe. já verifiquei o nome exato do banco diretorio etc.

Por sorte estava efetuando este teste fora do ambiente real, alguem pode me ajudar dizendo se existe outra forma de restaurar este banco ou por comano ou por pgadmin, sou novato com banco postgree.

Agradeço
Rudolfo Maia

Rudolfo Maia

Curtidas 0

Respostas

Claudia Nogueira

Claudia Nogueira

29/11/2012

Eu uso pg_dump pra backup e o pg_restore pra restore, o mesmo que o PgAdmin faz.
Se clicar na base com o botão direito e clicar em backup, no topo vai mostrar o comando utilizado.
Se for no prompt de comando e executar tem que dar certo também.

Pra backup:
C:\Arquiv~1\Postgr~1\9.1\bin\pg_dump.exe --host localhost --port 5432 --username "postgres" --format tar --blobs --verbose --file "C:\teste.backup" "TESTE"

Pra restore:
C:\Arquiv~1\Postgr~1\9.1\bin\pg_restore.exe -h localhost -p 5432 --username "postgres" --dbname "TESTE" -v "C:\teste.backup"

Onde está "TESTE" é o nome do Banco de Dados.
Se pelo prompt de comando você já estiver na pasta bin, aí não precisa digitar o caminho dos EXEs.
GOSTEI 0
Rudolfo Maia

Rudolfo Maia

29/11/2012

quando tento via executavel solicita uma senha ao digitar a senha fecha a janela.

e via comando tambem não funcionou......

verifiquei que quando clico com o botão direito do mouse em cima do banco e clico em copia de segurança, escolho os parametros destino e mando salvar executa o comando igual o descrito por vc e cria meu banco.backup o problema eh na hora de restaurar , clico novamente com o botão direito vou na opção restaurar localizo o arquivo .backup porem não libera o botão ok para restaurar , mais alguma dica ou sugetão?
GOSTEI 0
Claudia Nogueira

Claudia Nogueira

29/11/2012

Estranho, antes de enviar os comandos eu testei bem.
No PgAdmin você tem que criar o banco de dados antes, e no banco de dados vazio clicar com o botão direito e depois em restore.

Na hora de fazer o backup escolha a opção do format = tar.

quando tento via executavel solicita uma senha ao digitar a senha fecha a janela.

e via comando tambem não funcionou......

verifiquei que quando clico com o botão direito do mouse em cima do banco e clico em copia de segurança, escolho os parametros destino e mando salvar executa o comando igual o descrito por vc e cria meu banco.backup o problema eh na hora de restaurar , clico novamente com o botão direito vou na opção restaurar localizo o arquivo .backup porem não libera o botão ok para restaurar , mais alguma dica ou sugetão?
GOSTEI 0
Diego Araújo

Diego Araújo

29/11/2012

Boa tarde,

Você tem que especificar em qual banco de dados você quer carregar o arquivo: "nome_do_banco.sql".

A sintaxe abaixo retrata algo, mas só testando pois no momento estou sem possibilidade de testá-lo, mas a idéia é essa:

psql -U postgres -D nomedobanco < "nome_do_banco.sql"

-U: usuário do banco de dados.
-D: nome do banco
"nome_do_banco.sql" = arquivo gerado na hora do backup;

e logo após pedirá a senha e o SGBD irá importar todos os dados.

Boa tarde

Eu efetuei a criação de uma copia de segurança via PGAdmin nos seguintes parametros.
formato plain
criar BD
(constava desta forma na documentação do sistema)
Ele gerou o banco nome_do_banco.sql
exclui o banco via pgadmin.

copiei este bano para a pasta bin do postgre.

Acessei o diretorio onde o banco se econtrava via prompt e digitei o seguinte comando "psql -U dba nome_do_banco.sql"
ele me solicita a senha do usuario, ao digitar a senha e dar enter apresenta a menssagem.
FATAL error banco de dados "nome_do_banco.sql" não existe. já verifiquei o nome exato do banco diretorio etc.

Por sorte estava efetuando este teste fora do ambiente real, alguem pode me ajudar dizendo se existe outra forma de restaurar este banco ou por comano ou por pgadmin, sou novato com banco postgree.

Agradeço
GOSTEI 0
Rudolfo Maia

Rudolfo Maia

29/11/2012

Gente suspendi agora os testes prq começo do mes é corrido de mais aki no trabalho, vou tirar uns prints e colocar aki para melhor entendimento mais ainda não esta funcionando.
GOSTEI 0
Rudolfo Maia

Rudolfo Maia

29/11/2012

Boa tarde

Consegui restaurar o backup em ma mistura de cada dica. bem vou relatar como estou fazendo realizei diversos testes e todos foram bem sucedidos.

Como crio o banco.

botão direito em cima do banco escolho a opção para criar o backup.
escolho o tipo de backup e salvo. Feito isso excluo o banco antigo.
copio o "nome_do_banco.sql" para a pasta bin

Vou via prompt até o diretório que esta o banco e execudo o comando:

psql -U postgres nomedobanco < "nome_do_banco.sql"

Em um post consta o comando:

psql -U postgres -D nomedobanco < "nome_do_banco.sql"
Porem este "-D" não existe dentro do postgree (consultei o menu --help)

então solicita a senha do usuario postgres:
apos aplicada a senha apresentava a menssagem de erro "Banco não encontrado"

O que acontecia era o seguinte como apos o backup eu excluia o banco o sistema não cria um novo banco apenas restaura, então apos a exclusão era necessario apenas eu clicar com o botão direito do mouse em cima da base e escolher novo banco, dava o nome do banco novo "nome_do_banco" sem nada dentro, nenhuma coluna, sem tabelas etc, apenas o nome, feito isso basta ir no prompt até o diretório que esta o banco e execudo o comando:

psql -U postgres nome_do_banco < "nome_do_banco.sql"

Pede a senha, coloca a senha pressiona enter e ele começa a restaurar, ou seja sai crianda as tabelas colunas e regras.

nada como efetuar varios testes e ser fuçador....rs

To começando a ficar bom com esse postgre, espero agora ajuda mais do que pedir ajuda, muito obrigado aos que deram sugestões ajuda etc. duvidas to aki pra ajudar tambem.

Rudolfo Maia

GOSTEI 0
José

José

29/11/2012

Obrigado pela dica, e como sua duvida parece ter sido resolvida estou dando o tópico por concluído.
GOSTEI 0
POSTAR