Ajuda num Select com Sum
Bom amigos,
segue abaixo o select pretendo apresentar:
- Código do Produto
- Nome do Produto
- Soma das Entradas do período
- Soma das Vendas do período
No banco tenho:
- 1 entrada apenas com 5 unidades
- 16 vendas de uma unidade cada
Com esse select me é retornado 80 entradas que pelo que pude descobrir, ele está somando as 5 unidades a cada ocorrência da venda.
O resultado: 80 entradas e 16 saídas
Se filtrar para pegar apenas uma saída, aí me retorna as 5 reais entradas, se filtrar para 2 saídas me retorna 10 entradas, e assimsucessivamente.
Aguardo uma ajuda
segue abaixo o select pretendo apresentar:
- Código do Produto
- Nome do Produto
- Soma das Entradas do período
- Soma das Vendas do período
No banco tenho:
Com esse select me é retornado 80 entradas que pelo que pude descobrir, ele está somando as 5 unidades a cada ocorrência da venda.
O resultado: 80 entradas e 16 saídas
Se filtrar para pegar apenas uma saída, aí me retorna as 5 reais entradas, se filtrar para 2 saídas me retorna 10 entradas, e assimsucessivamente.
select produtos.codpro, produtos.nompro, sum(entradasi.qtd) as qtde, sum(vendasi.qtd) as qtds from produtos left join vendasi on vendasi.codpro =produtos.codpro left join vendas on vendas.pedido =vendasi.pedido left join entradasi on entradasi.codpro=produtos.codpro left join entradas on entradas.codfor =entradasi.codfor and entradas.nota=entradasi.nota where produtos.codpro = 3 and vendas.datven between :dat1 and :dat2 and entradas.entrada between :dat1 and :dat2 group by produtos.codpro,produtos.nompro
Aguardo uma ajuda
Aldus
Curtidas 0
Respostas
Lehapan
15/04/2009
Caro aldus,
não cheguei a testar o SQL, mas acho que é isto.
espero ter ajudado.
não cheguei a testar o SQL, mas acho que é isto.
SELECT prod.CodPro, prod.NomPro, ( SELECT SUM(enti.Qtd) FROM ENTRADASI enti ON ( enti.CodPro = prod.CodPro ) INNER JOIN ENTRADAS ent ON ( ent.CodFor = enti.CodFor AND ent.Nota = enti.Nota ) WHERE ent.Entrada BETWEEN :dat1 AND :dat2 ) AS QtdeEnt, ( SELECT SUM(enti.Qtd) FROM VENDASI veni ON ( veni.CodPro = prod.CodPro ) INNER JOIN VENDAS ven ON ( ven.Pedido = veni.Pedido ) WHERE ven.DataVen BETWEEN :dat1 AND :dat2 ) AS QtdeSai FROM PRODUTOS prod WHERE prod.CodPro = 3 GROUP BY prod.CodPro, prod.NomPro
espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Aldus
15/04/2009
Olá Paulista,
ocorre erro nas duas linhas abaixo em ´ON´
att
ocorre erro nas duas linhas abaixo em ´ON´
ENTRADASI enti ON ( enti.CodPro = prod.CodPro ) VENDASI veni ON ( veni.CodPro = prod.CodPro )
att
GOSTEI 0
Lehapan
15/04/2009
Ok, você esta certo...como não executei o SQL, não percebi que tinha me passado em um erro deste...me desculpe...mas agora segue o SQL sem erro.
SELECT prod.CodPro, prod.NomPro, ( SELECT SUM(enti.Qtd) FROM ENTRADASI enti INNER JOIN ENTRADAS ent ON ( ent.CodFor = enti.CodFor AND ent.Nota = enti.Nota ) WHERE enti.CodPro = prod.CodPro AND ent.Entrada BETWEEN :dat1 AND :dat2 ) AS QtdeEnt, ( SELECT SUM(enti.Qtd) FROM VENDASI veni INNER JOIN VENDAS ven ON ( ven.Pedido = veni.Pedido ) WHERE veni.CodPro = prod.CodPro AND ven.DataVen BETWEEN :dat1 AND :dat2 ) AS QtdeSai FROM PRODUTOS prod WHERE prod.CodPro = 3 GROUP BY prod.CodPro, prod.NomPro
GOSTEI 0
Aldus
15/04/2009
Olá,
Eliminou-se os erros, só que não retornou as quantidades.
Coloquei o script das tabelas e o script de select em
http://www.aldus.com.br/tabela.sql
Eliminou-se os erros, só que não retornou as quantidades.
Coloquei o script das tabelas e o script de select em
GOSTEI 0
Aldus
15/04/2009
up
GOSTEI 0
Lehapan
15/04/2009
Caro Aldo,
Se você possui:
assim como você disse, o resultado que quer é:
CodPro, NomePro, QtdE, QtdS
X, NomeX, 5, 16
seria isto, a soma das quantidades vendidas ou compradas?
Se você possui:
assim como você disse, o resultado que quer é:
CodPro, NomePro, QtdE, QtdS
X, NomeX, 5, 16
seria isto, a soma das quantidades vendidas ou compradas?
GOSTEI 0
Aldus
15/04/2009
Sim, é isso que quero.
GOSTEI 0
Lehapan
15/04/2009
olha, testei com um banco de dados que tenho sobre vendas e compras, e funcionou perfeitamente, verifique se os campos dos JOIN´s estão corretos e qualquer coisa tente efetuar somente a soma das entradas, sem as saídas, para ver se este o caso também.
ah, outra coisa, utilizo o Firebird 2.
qualquer coisa é só perguntar.
ah, outra coisa, utilizo o Firebird 2.
qualquer coisa é só perguntar.
SELECT prod.CodPro, prod.NomPro, ( SELECT SUM(enti.Qtd) FROM ENTRADASI enti INNER JOIN ENTRADAS ent ON ( ent.CodFor = enti.CodFor AND ent.Nota = enti.Nota ) WHERE enti.CodPro = prod.CodPro AND ent.Entrada BETWEEN :dat1 AND :dat2 ) AS QtdeEnt, ( SELECT SUM(veni.Qtd) FROM VENDASI veni INNER JOIN VENDAS ven ON ( ven.Pedido = veni.Pedido ) WHERE veni.CodPro = prod.CodPro AND ven.DataVen BETWEEN :dat1 AND :dat2 ) AS QtdeSai FROM PRODUTOS prod WHERE prod.CodPro = 3 GROUP BY prod.CodPro, prod.NomPro
GOSTEI 0
Aldus
15/04/2009
Olá Paulista, tbm uso fire 2.
Baixe o script que coloquei no link, crie as tabelas por ele e use o script que tem no inicio, coloque periodo de 01/01/2000 ate hoje que pegaria tudo e veja o resultado.
Baixe o script que coloquei no link, crie as tabelas por ele e use o script que tem no inicio, coloque periodo de 01/01/2000 ate hoje que pegaria tudo e veja o resultado.
GOSTEI 0
Aldus
15/04/2009
coloquei o arquivo teste.fdb já com as tabelas e registros, nao coloquei a tabela de vendas, apenas a de entrada.
www.aldus.com.br/teste.zip
www.aldus.com.br/teste.zip
GOSTEI 0
Lehapan
15/04/2009
Aldo, executei o SQL abaixo no banco que enviastes, e trouxe o seguinte resultado:
SQL:
Resultado:
coloquei como parâmetro:
dat1 = 01/01/2000
dat2 = 16/04/2009
pelo que vi, esta trazendo o resultado corretamente, isto se você quer saber a o somatório das quantidades de entradas de um produto em um determinado período.
[b:059b1f26f1]Exemplo:[/b:059b1f26f1]
Entrada 1 - Data 01/03/2009 - Produto ´3´ - Qdte 30
Entrada 2 - Data 05/03/2009 - Produto ´3´ - Qdte 60
Entrada 3 - Data 05/03/2009 - Produto ´3´ - Qdte 7
O Resultado seria Produto ´3´ com Qtde 97...o SQL acima esta fazendo isto.
incluí dados na suas tabelas e ele me retornou os dados corretamente.
qualquer coisa pergunte.
espero ter ajudado.
SQL:
SELECT prod.CodPro, prod.NomPro, ( SELECT SUM(enti.Qtd) FROM ENTRADASI enti INNER JOIN ENTRADAS ent ON ( ent.CodFor = enti.CodFor AND ent.Nota = enti.Nota ) WHERE enti.CodPro = prod.CodPro AND ent.Entrada BETWEEN :dat1 AND :dat2 ) AS QtdeEnt FROM PRODUTOS prod WHERE prod.CodPro = 3 GROUP BY prod.CodPro, prod.NomPro
Resultado:
CODPRO NOMPRO QTDEENT 3 DIAROL 5
coloquei como parâmetro:
dat1 = 01/01/2000
dat2 = 16/04/2009
pelo que vi, esta trazendo o resultado corretamente, isto se você quer saber a o somatório das quantidades de entradas de um produto em um determinado período.
[b:059b1f26f1]Exemplo:[/b:059b1f26f1]
Entrada 1 - Data 01/03/2009 - Produto ´3´ - Qdte 30
Entrada 2 - Data 05/03/2009 - Produto ´3´ - Qdte 60
Entrada 3 - Data 05/03/2009 - Produto ´3´ - Qdte 7
O Resultado seria Produto ´3´ com Qtde 97...o SQL acima esta fazendo isto.
incluí dados na suas tabelas e ele me retornou os dados corretamente.
qualquer coisa pergunte.
espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Aldus
15/04/2009
Agora consegui tambem.
Acredite, estou usando o IBexpert para testar o select e quando ele abria a tela de parametros das datas, eu alterava apenas a primeira e deixava a outra como estava.
Aí, como está selecionada aquela caixa ao lado da lado, ele assumia, adivinhe, ´nulo´. Por isso não trazia nada.
Mas obrigado por montar o select, para as somas corretas.
ate+
Acredite, estou usando o IBexpert para testar o select e quando ele abria a tela de parametros das datas, eu alterava apenas a primeira e deixava a outra como estava.
Aí, como está selecionada aquela caixa ao lado da lado, ele assumia, adivinhe, ´nulo´. Por isso não trazia nada.
Mas obrigado por montar o select, para as somas corretas.
ate+
GOSTEI 0
Aldus
15/04/2009
Olá,
Tenho mais uma dúvida.
De posse dos campos entradas e saidas e tendo no cadastro de produtos o campo estoque, consigo montar assim:
CodPro, NomePro, EstoqueInicial, QtdE, QtdS, EstoqueFinal
X, NomeX, 31, 5, 16 , 20
Sendo que eu sei o estoque final + as saidas - as entradas = estoque inicial.
Select:
select codpro,
nomepro,
estoquefinal+saidas-entradas,
saidas,
entradas,
estoquefinal
É possível fazer esse tipo de matemática ?
Tenho mais uma dúvida.
De posse dos campos entradas e saidas e tendo no cadastro de produtos o campo estoque, consigo montar assim:
CodPro, NomePro, EstoqueInicial, QtdE, QtdS, EstoqueFinal
X, NomeX, 31, 5, 16 , 20
Sendo que eu sei o estoque final + as saidas - as entradas = estoque inicial.
Select:
select codpro,
nomepro,
estoquefinal+saidas-entradas,
saidas,
entradas,
estoquefinal
É possível fazer esse tipo de matemática ?
GOSTEI 0
Lehapan
15/04/2009
Bom, até pode ser feito em apenas um SQL, mas não aconselho, pois você teria que colocar os subselects novamente para isto, ou seja, você estaria fazendo um subselect para trazar a qtde de saídas, e outro subselect igual para calcular o estoque, e o mesmo para a qtde de entradas, isto ocupa muito processo do banco de dados.
Olha, o que você pode fazer é criar um campo virtual e depois manipular o resultado.
Exemplo:
depois disto, você percorre todos os seus registros, no ClientDataSet ou na Query, e edita o registro atualizando o campo virtual.
Exemplo:
Percorrer um resultado de um SQL e manipular os dados, as vezes é muito mais rápido, tem que levar em consideração o volume de registros que terá o banco.
Espero ter lhe ajudado.[/code]
Olha, o que você pode fazer é criar um campo virtual e depois manipular o resultado.
Exemplo:
SELECT prod.QtdeEntrada, prod.QtdeSaida, CAST( 0 AS NUMERIC(9,3) ) AS Saldo /* campo virtual*/ FROM PRODUTO prod
depois disto, você percorre todos os seus registros, no ClientDataSet ou na Query, e edita o registro atualizando o campo virtual.
Exemplo:
with cdsMeuClient do begin First; while not Eof do begin Edit; fieldbyname(´Saldo´).AsFloat := fieldbyname(´QtdeSaida´).AsFloat - fieldbyname(´QtdeEntrada´).AsFloat; Post; Next; end; end;
Percorrer um resultado de um SQL e manipular os dados, as vezes é muito mais rápido, tem que levar em consideração o volume de registros que terá o banco.
Espero ter lhe ajudado.[/code]
GOSTEI 0
Aldus
15/04/2009
Ola,
Era isso que estava precisando.
Obrigado pela ajuda.
Era isso que estava precisando.
Obrigado pela ajuda.
GOSTEI 0