Ajudem um iniciante com problemas de BD!!!

Delphi

04/11/2003

:wink: Oi pessoal, desejo muito saber se tem como e os passos que devo seguir para criar uma tabela para poder usar num soft com componentes ADO, pois já criei um BD em Acess, e com o Database Desktop do Delphi 7 mas não conseguir ´linkar´, como faço pra minha ADOconnection encontrar o caminho do meu BD?
Eu usarei os mesmos comandos com os componentes ADO com uma tabela de Acess como se fosse uma de SQL??? :?:

Obrigado pela paciência heheheh! :lol:

Dead_thinker

Dead_thinker

Curtidas 0

Respostas

Edkardoso

Edkardoso

04/11/2003

Vamos lá meu caro:

Inicialmente, copie o seu banco de dados do access para a mesma pasta onde está o seu projeto do delphi.
Depois, no delphi, vá até a guia ADO e insira no projeto um ADOConnection. Na propriedade ConnectionString, clique em ...
Selecione Use Connection String e clique em build. Selecione então, na guia Provider, Microsoft Jet 4.0 OLE DB Provider. Clique em Next >>. Aparecerá um campo onde o delphi pede para entrar com o nome do banco de dados. Clique em ... e selecione o seu banco de dados em access. Depois clique em Test Connection. Se aparecer a mensagem Test Connection Succeeded, é porque o a conexão está funcionando. Clique em ok duas vezes (até retornar a tela com o form do delphi). Mude a propriedade login prompot para false.
Agora vem a grande sacada. Na propriedade Conection String, deve estar escrito em algum lugar o endereço do banco de dados que você quer acessar. Ex: C:\[diretorio]\...\[nome_do_banco.mdb]. O que você precisa fazer é substituir esse endereco pelo seguinte: .\[nome_do_banco.mdb]. Ou seja, o seu programa irá ler o banco de dados que estiver na mesma pasta que ele. Isto é um grande facilitador. Basta colocar o banco de dados em Access Na mesma pasta do seu projeto (ou do executável, quando ele for gerado) que vai rodar. Sem o chato do alias que o BDE exige.
Após fazer isto, você já tem uma conexão com o baco de dados em access. Para mostrá-la, insira um componente ADOTable, ainda na guia ADO, um DBGrid, na guia DataControls e um DataSource, na guia DataAccess.
Ainda no ADOConnection, altere a propriedade Connected para true. Na ADOTable, propriedade Connection, selecione o nome da sua conexão (ADOCOnnection). Em TableName, deve aperecer uma lista com todas as tabelas que seu arquivo do access possui. Selecione uma de seu interesse. Altere a propriedade Active para True.
Agora vá no DataSouce. Na propriedade DataSet, selecione o nome da tabela que você inseriu no Delphi (o padrão é ADOTable1). Agora no DBGrid altere a propriedade DataSource para o nome do dataSource que você inseriu (o padrão é DataSource1).
Pronto! Se tudo ocorreu bem, agora sua tabela apareceu no DBGrid. Jogue fora seu velho DBE. Você pode aproveitar os outros componentes da guia ADO. Um muito importante é o ADOQuery. Com ele você pode fazer consultas em SQL ao seu banco de dados. A lógica é a mesma. Ligar a Query a conexão, ligar o DataSouce a query e o DBGrid no Data Source. Para a query funcionar, é preciso que na propriedade SQL você insira o código da consulta.

Espero ter ajudado.

Um abraço.

GOSTEI 0
Dead_thinker

Dead_thinker

04/11/2003

Muito obrigado edkardoso, vc não sabe o quanto me ajudou. Valew cara pela ajuda e paciência hehehe. Deu tudo certo aqui :D

GOSTEI 0
POSTAR