Alem do Java, o que aprender?

Java

13/06/2015

Estou por fora de metodos ageis, analise, arquitetura de software, esses assuntos são solicitados no mercado, e qual deles possuem uma estreita relação com Java?
Felipe Moreira

Felipe Moreira

Curtidas 0

Respostas

Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

13/06/2015

Estou por fora de metodos ageis, analise, arquitetura de software, esses assuntos são solicitados no mercado, e qual deles possuem uma estreita relação com Java?

Em geral tanto o Programador, Analista de Sistemas, Arquiteto, Engenheiro de Software, Gerente de Projetos e etc devem conhecer tais conceitos pois não tratam-se apenas de uma tecnologia, não basta apenas "saber código" há muito mais envolvido e você descreveu pontos importantes.

O que possui relação mais estreita com o Java é a Arquitetura de Software por estar ligada intimamente à forma com que organizamos e codificamos.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

13/06/2015

Em geral tanto o Programador, Analista de Sistemas, Arquiteto, Engenheiro de Software, Gerente de Projetos e etc devem conhecer tais conceitos pois não tratam-se apenas de uma tecnologia, não basta apenas "saber código" há muito mais envolvido e você descreveu pontos importantes.

O que possui relação mais estreita com o Java é a Arquitetura de Software por estar ligada intimamente à forma com que organizamos e codificamos.
GOSTEI 0
Felipe Moreira

Felipe Moreira

13/06/2015

Primeiramente obrigado.

Pesquisei sobre o assunto e vi que é bem amplo, alguma leitura para indicar?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

13/06/2015

Você tem que escolher primeiro uma área para estudar. Pode começar por arquitetura, aqui vai uma primeira leitura: https://www.devmedia.com.br/arquitetura-de-software-desenvolvimento-orientado-para-arquitetura/8033
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

13/06/2015

Você tem que escolher primeiro uma área para estudar. Pode começar por arquitetura, aqui vai uma primeira leitura: https://www.devmedia.com.br/arquitetura-de-software-desenvolvimento-orientado-para-arquitetura/8033
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

13/06/2015

GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

13/06/2015

GOSTEI 0
Felipe Moreira

Felipe Moreira

13/06/2015

Vou ler, apartir dessa leitura terei uma base por prosseguir?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

13/06/2015

Um video sobre o assunto, Pocket Video! Cabe ao assunto?

[url]https://www.devmedia.com.br/arquitetura-de-software-introducao-camadas-e-concorrencia/26124[/url]
GOSTEI 0
Felipe Moreira

Felipe Moreira

13/06/2015

Acho que deve ser um pouco mais avançado Eduardo, mas deixo para outro momento, obrigado.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

13/06/2015

Uma leitura mais voltada a tópicos!

[url]http://www.ufpa.br/cdesouza/teaching/es/Arquitetura-de-Software.pdf[/url]
GOSTEI 0
Felipe Moreira

Felipe Moreira

13/06/2015

Vou estudar esse tambem, obrigado.
GOSTEI 0
Ssssssssssssssssssssssssss

13/06/2015

Eu estudaria Python ou Ruby para o começo.
GOSTEI 0
Felipe Moreira

Felipe Moreira

13/06/2015

São linguagens? Por que me indica essas?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

13/06/2015

Por favor, disserte a sua afirmativa.
GOSTEI 0

13/06/2015

Baseado no título, suponho que o usuário queira aprender Java. Logo, particularmente acredito que das linguagens imperativas, Python e Ruby são as mais fáceis de se entender, e que há um vasto futuro em relação a ambas.

Python é uma das linguagens mais rentáveis e utilizadas no mundo, está em crescimento e a sua comunidade é gigantesca.

Ruby é mundialmente conhecida pela facilidade e também pelo seu framework, Ruby on Rails.

Isso falando em linguagens imperativas. Sobre linguagens funcionais, iria de Haskell.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

13/06/2015

Interessante o que escreveste, acho que foi o mais proximo que cheguei de informações dessas linguagens, fico até curioso, interessado tambem! São gratuitas? quais IDE´s?
GOSTEI 0

13/06/2015

Ambas são gratuitas e open-source se não me engano.
Pesquise por Python ou Ruby no google e verás a grande comunidade.

Existem vários cursos também.

Att.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

13/06/2015

Já achei um curso completo de Ruby on Rails no youtube!!!

[url]https://www.youtube.com/watch?v=ZHPondVB9RQ&list=PLe3LRfCs4go-mkvHRMSXEOG-HDbzesyaP[/url]
GOSTEI 0
Felipe Moreira

Felipe Moreira

13/06/2015

Me parece ser interessante e viavel, mas como estou aprendendo, mais tentando aprender Java, existe alguma relação, Orientação a Objetos...etc?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

13/06/2015

Me parece ser interessante e viavel, mas como estou aprendendo, mais tentando aprender Java, existe alguma relação, Orientação a Objetos...etc?

Boa pergunta, mas só vai tentando Felipe.
GOSTEI 0

13/06/2015

Python é uma linguagem caracterizada com vários paradigmas de programação, Programação Funcional, Orientado a Objetos, Imperativo.
GOSTEI 0

13/06/2015

Aliás, você não precisa necessariamente de uma IDE para programar em Python / Ruby.

Caso utilize Linux, digite python no terminal e tem o modo interativo da linguagem.

Ex:

python
>> 2 + 3
>> 5
GOSTEI 0
Felipe Moreira

Felipe Moreira

13/06/2015

Mas existe alguma IDE que dê suporte a linguagem?
GOSTEI 0

13/06/2015

Não recomendo IDEs no começo, independente da linguagem.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

13/06/2015

O Natan J. Mai esta certíssimo para quem esta aprendendo as vezes uma IDE mais atrapalha que ajuda, pois muitas das vezes o individuo usa e abusa do auto-completar e acabar não fixando nada. E gera um exército de pseudo desenvolvedores que no fundo só sabe programa via a IDE.
Claro que para produtividade e isso requer alguém que realmente domine a tecnologia uma IDE ajuda muito.

Antes de mais nada deve-se ter em conta que Ruby é bem diferente da maioria das tecnologias que existem e existe uma diferença entre Ruby a liguagem e Ruby on Rail o framework.

Ruby é uma linguagem dinâmica,porque o tipo de uma variável só é conhecido em tempo de execução, poucos desenvolvedores usam IDE.

Na maioria das vezes usa-se um bom editor de código e alguns plugins para "highlighting"...

Agora se você preferir o caminho mais fácil existem: RubyMine (paga é das mais completas) e o Netbeans, Eclipse com plugin do RadRails (nem sei se ainda existe), GEdit, Redcar (Linux), Emacs (Linux, Windows) e TextMate (Mac).

O problema é ruby on rails é muito marketing, coisas que os idealizadores do framework ditam como regra (Compre um Mac, e use Textmate, o resto não presta).

Mas no fim das contas a ideia é instigante e intrigante, programar em Ruby é ótimo e com Rails a produtividade é monstruoso. Não foi atoa que a Microsoft usou os mesmo conceitos (migrations, seed e etc) no .Net MVC 5.

No link Small Bites um material interessante para pesquisa.
GOSTEI 0
Felipe Moreira

Felipe Moreira

13/06/2015

Valeu Natan!!!
Jothaz, gostei das informações, muito claro pra mim! Pensava que Ruby e Ruby on Rails fossem quase a mesma coisa, hehehehe.
GOSTEI 0
POSTAR