Alertar quando o estoque atual for igual ao estoque minimo.
Ai galera beleza?
É o seguinte, estou desenvolvendo um controle de estoque onde o cliente vai dar baixa e entrada no estoque, tenho as seguintes tabelas Id_produto, Cod_produto, Produto, Descrição, Unidade, Estoque_atual, Estoque_mínimo.
Acontece que o sistema tem que alerta para meu cliente, toda vez que o Estoque_Mínimo for igual ao estoque_atual, ou seja o cliente vai determinar o Estoque_Mínimo que eu não sei qual vai ser, então toda vez que o sistema for aberto esse alerta deve aparecer.
Eu fiz um form chamado estoque zerado e coloquei no evento OnShow do form principal, com duas opções ver os produtos com estoque zerado num relatório ou editá-las num grid.
Até aqui tudo bem, eu fiz assim
O problema é que o form frmestoquezerado.ShowModal só aparece quando o primeiro registro esta com estoque atual menor ou igual ao estoque mínimo, se por exemplo o último registro estiver com estoque atual igual ao estoque mínimo ele não aparece.
Estou usando Delphi 7 e paradox com sql.
Se alguém puder me ajudar ficarei grato.
Chacal
É o seguinte, estou desenvolvendo um controle de estoque onde o cliente vai dar baixa e entrada no estoque, tenho as seguintes tabelas Id_produto, Cod_produto, Produto, Descrição, Unidade, Estoque_atual, Estoque_mínimo.
Acontece que o sistema tem que alerta para meu cliente, toda vez que o Estoque_Mínimo for igual ao estoque_atual, ou seja o cliente vai determinar o Estoque_Mínimo que eu não sei qual vai ser, então toda vez que o sistema for aberto esse alerta deve aparecer.
Eu fiz um form chamado estoque zerado e coloquei no evento OnShow do form principal, com duas opções ver os produtos com estoque zerado num relatório ou editá-las num grid.
Até aqui tudo bem, eu fiz assim
if DMGeral.QRprodutoestatual.value <= DMGeral.QRprodutoestminimo.value then begin frmestoquezerado.ShowModal; end;
O problema é que o form frmestoquezerado.ShowModal só aparece quando o primeiro registro esta com estoque atual menor ou igual ao estoque mínimo, se por exemplo o último registro estiver com estoque atual igual ao estoque mínimo ele não aparece.
Estou usando Delphi 7 e paradox com sql.
Se alguém puder me ajudar ficarei grato.
Chacal
Chacal
Curtidas 0
Respostas
Araujojunior
14/07/2005
Paradox?????? :shock:
Usa um Sql :lol:
Agora a dúvida, eu em Sql Faria assim:
Select * from tb_produto where nr_estoque_minimo <= nr_estoque_atual :roll:
Usa um Sql :lol:
Agora a dúvida, eu em Sql Faria assim:
Select * from tb_produto where nr_estoque_minimo <= nr_estoque_atual :roll:
GOSTEI 0
Silviogs
14/07/2005
Olá amigo
geralmente deve-se informar quando o estoque atual é menor ou igual ao mínimo na hora do pedido de venda, também pode imprimir ou visualizar quando isto ocorrer. A resposta do nosso amigo acima é a mais adequada para relatórios ou visualizações, para um determindo produto passe um parametro do codigo do produto.
Select * from tb_produto where Id_produto=:codproduto and nr_estoque_minimo <= nr_estoque_atual
Atenciosamente
Silvio Guedes
geralmente deve-se informar quando o estoque atual é menor ou igual ao mínimo na hora do pedido de venda, também pode imprimir ou visualizar quando isto ocorrer. A resposta do nosso amigo acima é a mais adequada para relatórios ou visualizações, para um determindo produto passe um parametro do codigo do produto.
Select * from tb_produto where Id_produto=:codproduto and nr_estoque_minimo <= nr_estoque_atual
Atenciosamente
Silvio Guedes
GOSTEI 0
Chacal
14/07/2005
araujojunior, do jeito que você falo eu já tinha feito mais não deu certo.
E também tentei do jeito que o silviogs mais acontece a mesma coisa.
Quando eu vou no SQL e coloco esse código.
Eu não consigo ver os registros no DBGrid, então o aviso que informa que o estoque_atual é <= estoque_minimo é sempre ativado na inicialização do sistema.
E quando eu faço assim Select * from controleproducao, eu consigo visualizar os registros, ai o aviso só aparece se o primeiro registro estiver com estoque_atual for <= a estoque_minimo.
Esse sistema não tem controle de vendas não, é mais para visualização mesmo.
A entrada e baixa no estoque vão ser feito manualmente.
E também tentei do jeito que o silviogs mais acontece a mesma coisa.
Quando eu vou no SQL e coloco esse código.
Eu não consigo ver os registros no DBGrid, então o aviso que informa que o estoque_atual é <= estoque_minimo é sempre ativado na inicialização do sistema.
E quando eu faço assim Select * from controleproducao, eu consigo visualizar os registros, ai o aviso só aparece se o primeiro registro estiver com estoque_atual for <= a estoque_minimo.
Esse sistema não tem controle de vendas não, é mais para visualização mesmo.
A entrada e baixa no estoque vão ser feito manualmente.
GOSTEI 0
Rjun
14/07/2005
Coloque o código SQL na sua query.
No seu código, faça o seguinte:
Select * from tb_produto where nr_estoque_minimo <= nr_estoque_atual
No seu código, faça o seguinte:
Query1.Open; try if not Query.IsEmpty then frmestoquezerado.ShowModal; finally Query1.Close; end;
GOSTEI 0
Leonardo Age
14/07/2005
Acho o que o amigo está querendo é que a qualquer hora o sistema informa se o estoque está abaixo o valor mínimo. Para isso vc pode usar um Timer para de tempo em tempo consultar a tabela verificando de existe algum produto abaixo do estoque mínimo. Podendo usar até mesmo o código SQL sugerido pelo colega Rjun. Assim a rotina de verificação não será relacionada a nenhuma outra rotina do sistema.
GOSTEI 0
Rjun
14/07/2005
O complicado é a gente tentar adivinhar se deu certo ou não, ja que tem algumas pessoas que não dão o feedback para sabermos se o problema foi resolvido ou não.
GOSTEI 0