Alguma forma de criar grupos e calcula-los
Senhores, estou com a seguinte problema, más nem sei como pesquisar sobre o assunto. bom, para começar tenho uma cadastro de registro onde insiro informações onde se tramita dinheiro, exemplo:
Cofre
Banco do Brasil
Caixa 01
Caixa 02
......
isto serve para monitorar o que se tem de dinheiro na empresa..
Cofre...................................2000,00
Banco do Brasil....................10,00
Caixa 01...............................500,00
Caixa 02...............................300,00
Quando o caixa 01 vender algo será adicionado ao caixa da empresa como um registro e será somado ao Caixa 01 da tabela acima, assim posso ficar sabendo quanto tenho disponível na empresa.
pensei em criar uma tabela em memória para criar os campos (que já estão cadastrados) usando o loop, más não sei como fazer ele calcular independentemente, ele teria que identificar no caixa quantas vendas tem no caixa 01(físico), somar e lançar no caixa 01 do programa..presciso mesmo de uma caminho para tentar botar isso funcionar..é claro que o loop e a tabela em memória e já fiz más não consigo os somatórios.outro detalhe no caso do geradores ou origem de informação(contas a receber, caixa 01 caixa 02)sia identificação é feita por meio de códigos..
vlw
Cofre
Banco do Brasil
Caixa 01
Caixa 02
......
isto serve para monitorar o que se tem de dinheiro na empresa..
Cofre...................................2000,00
Banco do Brasil....................10,00
Caixa 01...............................500,00
Caixa 02...............................300,00
Quando o caixa 01 vender algo será adicionado ao caixa da empresa como um registro e será somado ao Caixa 01 da tabela acima, assim posso ficar sabendo quanto tenho disponível na empresa.
pensei em criar uma tabela em memória para criar os campos (que já estão cadastrados) usando o loop, más não sei como fazer ele calcular independentemente, ele teria que identificar no caixa quantas vendas tem no caixa 01(físico), somar e lançar no caixa 01 do programa..presciso mesmo de uma caminho para tentar botar isso funcionar..é claro que o loop e a tabela em memória e já fiz más não consigo os somatórios.outro detalhe no caso do geradores ou origem de informação(contas a receber, caixa 01 caixa 02)sia identificação é feita por meio de códigos..
vlw
Gilmar Moraes
Curtidas 0
Respostas
Joel Rodrigues
17/08/2013
Deve haver uma tabela de Vendas, por exemplo, certo?
Você pode criar um trigger nessa tabela para sempre que for feita uma venda, lançar o registro no livro caixa e somar no total do Caixa 1, por exemplo.
Ao meu ver, essa é a melhor solução, por ser fácil de implementar e manter.
Você pode criar um trigger nessa tabela para sempre que for feita uma venda, lançar o registro no livro caixa e somar no total do Caixa 1, por exemplo.
GOSTEI 0
Gilmar Moraes
17/08/2013
isso mesmo tabela de vendas, contas a receber, etc..tudo que gera receita deve constar neste tipo de relatório..
ok..vou vou dar uma estudada neste assunto o máximo de tigers que fiz foi para gerar auto incremento e mesmo assim o programa é quem fazia..vlw por enquanto
GOSTEI 0
Gilmar Moraes
17/08/2013
Pesquisei na internet e achei uma informação sobre campos calculados via SQL no proprio sgbd algo assim:
CREATE TABLE CAIXA ( ID INTEGER NOT NULL, TIPO CHAR(1), DESCRICAO VARCHAR(80), DINHEIRO NUMERIC(9,2), CHEQUE NUMERIC(9,2), TOTAL COMPUTED BY (CHEQUE+DINHEIRO)); ALTER TABLE CAIXA ADD TOTAL COMPUTED BY (CHEQUE+DINHEIRO);
O meu caixa é assim..
CREATE TABLE CAIXA (
ID_CAIXA INTEGER NOT NULL,
DATA_CAD DATE,
DATA_OCORRENCIA DATE,
HORA_FECHAMENTO TIME,
CONTA_MOVIMENTO INTEGER,
PATRIMONIO_ENTRADA INTEGER,
PATRIMONIO_SAIDA INTEGER,
CENTRO_CUSTO INTEGER,
OPERADOR INTEGER,
VLR_TOTAL FLOAT,
VLR_RECEBIDO FLOAT,
CONTA_FUNCIONARIO INTEGER,
CONTA_VEICULO INTEGER,
HISTORICO_LANCAMENTO CAD_NOME /* CAD_NOME = VARCHAR(150) */,
TIP_LANCAMENTO VARCHAR(15) COLLATE PT_BR,
ATIVO INTEGER,
ID_EMPRESA INTEGER,
AUDITORIA CAD_NOME /* CAD_NOME = VARCHAR(150) */,
ORIGEM TX50 COLLATE PT_BR /* TX50 = VARCHAR(50) */,
ALTERAR INTEGER,
SITUACAO VARCHAR(20) COLLATE PT_BR
);
Estas duas linhas define de onde sai o dinheiro ou entra o dinheiro e é aí que os valores totais tem que ser exibidos.
PATRIMONIO_ENTRADA INTEGER, (soma)
PATRIMONIO_SAIDA INTEGER, (diminui)
A informação vem de outra tabela qe seria esta :
CREATE TABLE CONTA_PATRIMONIO (
ID_CONTA_PATRIMONIO INTEGER NOT NULL,
DESCRICAO CAD_NOME /* CAD_NOME = VARCHAR(150) */,
TIP_CONTA INTEGER,
ID_EMPRESA INTEGER,
AUDITORIA CAD_NOME /* CAD_NOME = VARCHAR(150) */
);
aqui seria apenas o cadastro do patrimonio, Tipo: COFRE, BANCO BRASIL, CARTÂO....
presciso concatenar isso de uma forma que fique assim.
RESUMO DO DIA
COFRE(CAIXA DA EMPRESA)..........100,00
BANCO BB........................1000,00
VENDAS CARTÂO.....................20,00
VENDAS DINHEIRO...................30,00
O código teria que verificar os registro da tabela CONTA_PATRIMONIO criar uma nova tabela (ou apenas criar um campo calculado em cada um dos registros) verificar se é de saida(PATRIMONIO_SAIDA)ou entrada(PATRIMONIO_ENTRADA)que está na tabela caixa (vai servir de operador) e exibi-los como um resumo de caixa.
Parece ser complicado más acho se fizer tudo direto no SGDB posso ficar restrito em alguma programação..bom está aí..estou pesquisando muito sobre isso, e gostaria de opniões e idéias..se alguém pudr ajudar..vlw
GOSTEI 0