Algúmas dúvidas e opiniões da comunidade.

Delphi

27/06/2005

Tenho 3 perguntas, e gostaria da opinião de vocês...

1) Por exemplo um cadastro de clientes...
Vocês deixam as query, em um datamodule ou no próprio form do cadastro ?
(Já vi muitas empresas usaram no form, outras em DM, e algumas com store procedure na base de dados)

2) Vocês deixam os códigos SQL ,nas query ou no próprio código fonte do sistema ?

3) Alguém pode me colar um exemplo, de cadastro simples por store procedure em uma base firebird, e como passa os parametros no delphi para a procedure da base executar.

Muito Obrigado.

Lynx

Lynx

Curtidas 0

Respostas

Tnaires

Tnaires

27/06/2005

Olá

1) Eu tive problemas com queries no datamodule quando comecei a fazer sistemas com formulários MDI, pois eu podia ter formulários abertos ao mesmo tempo q compartilhavam da mesma fonte d dados. Então, achei q seria melhor colocar as queries nos próprios formulários. Já tentei tb criar um datamodule pra cada formulário d cadastro, mas isso ficou inviável pra mim.

2) Prefiro deixar as consultas dentro das queries por questão d organização. Mas às vezes os parâmetros das consultas não me fornecem a mesma praticidade q eu tenho trabalhando diretamente com as linhas do SQL da query. O resultado disso é uma mescla: a maior parte da consulta fica na SQL da query, e linhas relativas às condições d consulta ficam no código, pois são geradas dependendo das entradas do usuário.

3) Esse eu vou ficar devendo, por enquanto... :oops:

Abraços

GOSTEI 0
Motta

Motta

27/06/2005

Uma solução é instanciar o DataModule , ou seja é uma para cada form.

GOSTEI 0
Lynx

Lynx

27/06/2005

muito obrigado pelas resposta, vou fazer nos form mesmo.
Este problema do datamodule é uma realidade... fica aberto o form nas pesquisas da muito pau.

Agora essa de store procedure vou pesquisar, pq eu sei que fica muito mais rápido...
mas da muito mais trabalho.

Outra coisa, vocês conhecem alguma classe para manipular sql ?

em php eu fiz uma classe para comandos básicos do sql...

assim não precisava ficar digitando muito...

só passava os parametros e chamava minha funçao.

Mais uma vez Obrigado.

GOSTEI 0
POSTAR