Algumas perguntas ao Guinther

08/12/2008

Olá Guinther,

Não tendo no momento dúvidas a respeito do Delphi, se você me permitir, gostaria de saber a sua opinião sobre alguns temas:

Em que situação seria usado o intraweb ao invés do asp.net ?
Aonde uma aplicação intraweb seria superior a uma aplicação asp.net ?

Tenho notado a falta crônica de livros sobre delphi nos últimos anos. Você tem planos de lançar um novo livro ?

Também noto uma falta de documentação sobre o intraweb. O que eu tenho é na maioria para a versão 5.1, não tendo nada para as versões que acompanham o Delphi 2007/2009.

Você não teria interesse em lançar um livro exclusivamente sobre intraweb ?
Poderia ser até uma séria:
Delphi 2009 - win32
Delphi 2009 - intraweb
Delphi 2009 - asp.net
Delphi 2009 - soluções avançadas
e por aí vai....

Para finalizar, posso postar dúvidas a respeito de SQL e do Firebird ?

abraços

Nirlan

Nirlan Fundao

Nirlan Fundao

Curtidas 0

Respostas

Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

08/12/2008

Olá Nirlan !!!

Em que situação seria usado o intraweb ao invés do asp.net ?

Intraweb é um aplicação para a finalidade que o nome sugere: Intranet. Quando se tem na empresa um número muito grande de usuários distribuídos em um ambiente relativamente grande. Com isso você tem facilidade de deploy da aplicação. Porém o problema do intraweb é justamente a escalabilidade. O uso do intraweb é indicado para criar soluções para web, onde a equipe não domina outra tecnolgia para web e não tem tempo para se dedicar a aprender uma outro tecnologia.

Aonde uma aplicação intraweb seria superior a uma aplicação asp.net ?

A aplicação em si não é superior a um asp.net. As aplicações asp.net são altamente escaláveis. Porém se há algum ponto que o intraweb se destaca (não a aplicação) seria na curva de aprendizagem.

Tenho notado a falta crônica de livros sobre delphi nos últimos anos. Você tem planos de lançar um novo livro ?
Você não teria interesse em lançar um livro exclusivamente sobre intraweb ?

Como a pergunta foi direcionada ao Guinther e o chamado caiu para mim não posso falar por ele.

Para finalizar, posso postar dúvidas a respeito de SQL e do Firebird ?

Sim como não há um sala específica pode postar aqui sim porem como esta fora do ecopo nao garantimos sucesso em resolver o problema, mas  manda ai que a chegue se esforça !!
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão

Rodrigo Mourão

08/12/2008

Ola Nirlan !! Há mais alguma duvida. Podemos encerrar o chamado ???
GOSTEI 0
Nirlan Fundao

Nirlan Fundao

08/12/2008

Sim, podemos encerrar.
GOSTEI 0
Guinther Pauli

Guinther Pauli

08/12/2008

Pessoal

Complementando o post. Não aconselho o IntraWeb em projeto algum, trabalhei com a tecnologia por 3 anos e tudo o que ela me trouxe foi dor de cabeça. O IntraWeb simplesmente NÃO é escalável, não aguenta uma demanda signficativa de usuários e não pode ser comparado em hipótese alguma ao ASP.NET. Aconselho fortemente o ASP.NET para qualquer projeto, mesmo os que já foram iniciados em IW que sejam migrados, para evitar futuros constrangimentos. No projeto que trabalhei, detectamos vários problemas de memory leak entre os requests do browser ao servidor e consumo excessivo de memória do servidor (4 GB em alguns casos). Enfim, use ASP.NET (de preferência 2.0) que vc não terá surpresas. o ASP.NET 2.0 tem inúmeros recursos para garantir a performance a aplicação, como Cache de dados, OutputCache, AJAX nativo e muito mais.

Att,

Guinther
GOSTEI 0
POSTAR