Alterar - Cadastro
Olá
Pessoal
Tenho que alterar um registro, mas não posso deixar cadastrar o mesmo valor duas vezes.
Para o cadastro fiz a seguinte rotina:
DM.QSetorPesq.close;
DM.QSetorPesq.ParamByName(´paramsetor´).asstring:=DBEdit2.text;
DM.QSetorPesq.Open;
if not DM.QSetorPesq.Eof then
begin
ShowMessage(´Já existe um setor cadastrado com este nome. Este Setor não será cadasatrado novamente´);
DM.QPesquisador.CancelUpdates;
DBEdit2.Text:=´´;
DBEdit2.SetFocus;
exit;
end;
Mas para alterar não da certo, pois tenho dois campos para alterar e em alguns casos o usuario não quer alterar o setor(campo que não pode ser reptido) só o outro mas o sistema procura pelos dois campos para alterar e acha o setor e não deixa alterar.
Alguén sabe o que devo fazer para não deixar cadastrar duas vezes o mesmo setor, quando estou fazendo uma alteração.
Desde de já Obrigada
Pessoal
Tenho que alterar um registro, mas não posso deixar cadastrar o mesmo valor duas vezes.
Para o cadastro fiz a seguinte rotina:
DM.QSetorPesq.close;
DM.QSetorPesq.Open;
if not DM.QSetorPesq.Eof then
begin
ShowMessage(´Já existe um setor cadastrado com este nome. Este Setor não será cadasatrado novamente´);
DM.QPesquisador.CancelUpdates;
DBEdit2.Text:=´´;
DBEdit2.SetFocus;
exit;
end;
Mas para alterar não da certo, pois tenho dois campos para alterar e em alguns casos o usuario não quer alterar o setor(campo que não pode ser reptido) só o outro mas o sistema procura pelos dois campos para alterar e acha o setor e não deixa alterar.
Alguén sabe o que devo fazer para não deixar cadastrar duas vezes o mesmo setor, quando estou fazendo uma alteração.
Desde de já Obrigada
Quel
Curtidas 0
Respostas
Okama
02/07/2003
Passe mais um parametro para consulta, tipo código do registro
E faça uma busca para registro = setor e <> Codigo, ou seja ilimina o próprio registro.
DM.QSetorPesq.close;
DM.QSetorPesq.ParamByName(´paramcodigo´).asstring:=DBEdit2.text;
DM.QSetorPesq.Open;
E faça uma busca para registro = setor e <> Codigo, ou seja ilimina o próprio registro.
GOSTEI 0