Alterar Lista de Fields em Run Time

Delphi

09/05/2007

[size=12:b7f64361c3]Olá colegas.

Tenho um TClientDataset que é usado para pesquisa ou edição de dados. Estou constantemente mudando o CommandText no que diz respeito aos campos para alimentar uma grade com informações de uma ou mais tabelas.

Em determinados momentos o script pode mudar adicionando ou removendo um campo ou outro. Também adiciono ou removo campos calculados (sem problema aquí).

Eu não posso deixar os campos fixos no fieldlist pois eles variam de acordo com o script.

O problema é que se eu não deixar os fields fixos, quando eu crio um campo calculado dá erro, (com toda razão, já que ele vai ficar sozinho na lista de campos ignorando a existência dos outros). Por outro lado, não posso deixar os fields fixos pois o script que vai na propriedade COMMANDTEXT é variável com relação aos campos selecionados.

Este problema seria facilmente resolvido, se houvesse algum comando equivalente ao ´Add All Fields´ ( CTRL + F) no FieldsEditor antes de abrir o ClientDataset, mas não encontrei nenhum comando que fizesse isto.

Eu também não gostaria de ter o trabalho de adicionar os campos um a um, pois seria trabalhoso e inviável, já que eles variam muito.

Se alguém tiver alguma dica de como fazer, estarei devendo mais um favor.

Obrigado.[/size:b7f64361c3]

Fsflorencio

Fsflorencio

Curtidas 0
POSTAR