alternando formulários
pessoal acredito ser esta uma pergunta besta, mas estou iniciando e não sei como fazer...
tenho dois formulário form1 e form2
o form1 ao cliclar um botão chama o form2 (showmodal), assim que o form2 for fechado, clicanco em outro botão, gostaria de disparar um procedimento do form1 para atualizá-lo como faço isso???
e
como chamar um procedimento dentro de um outro no mesmo form passando parâmetros???
obrigado :wink:
tenho dois formulário form1 e form2
o form1 ao cliclar um botão chama o form2 (showmodal), assim que o form2 for fechado, clicanco em outro botão, gostaria de disparar um procedimento do form1 para atualizá-lo como faço isso???
e
como chamar um procedimento dentro de um outro no mesmo form passando parâmetros???
obrigado :wink:
Alisson_ceolin
Curtidas 0
Respostas
Cebikyn
18/07/2003
Para atualizar o Form1:
creio que sua segunda pergunta ficou um pouco mal formulada... entendi que você esta se referindo a chamar um procedimento dentro de um outro procedimento, sendo que o primeiro terá parâmetros. Se for isso, basta colocar o nome do procedimento e depois os parâmetros entre parênteses, separados por vírgula.
Form1.Update;
creio que sua segunda pergunta ficou um pouco mal formulada... entendi que você esta se referindo a chamar um procedimento dentro de um outro procedimento, sendo que o primeiro terá parâmetros. Se for isso, basta colocar o nome do procedimento e depois os parâmetros entre parênteses, separados por vírgula.
GOSTEI 0
Alisson_ceolin
18/07/2003
desculpe se não especifiquei muito bem, mas nem eu sabia como explificar
acontece que eu tenho um procedimento que acontece quando eu clico no botão B1 e outro quando clico no botão B2, eu queria que se eu clicá-se no botão B3 chamasse os procedimentos do botão b1 e b2 , ou um outro que é definido no código.... tipo
procedure Tfor1.botoes1(xxxx);
begin
alguma ação;
(como faço para aqui executar a ação descrita em botoes2 ???)
(e se aqui eu precisar executar uma ação descrita em outro form?? tipo botoes3 no form 2??)
end;
procedure Tfor1.botoes2(xxxx);
begin
alguma ação;
(como faço para aqui executar a ação)
end;
procedure Tfor2.botoes3(xxxx);
begin
alguma ação;
end;
você entendeu o que quiz dizer?
obrigado pela dica..
acontece que eu tenho um procedimento que acontece quando eu clico no botão B1 e outro quando clico no botão B2, eu queria que se eu clicá-se no botão B3 chamasse os procedimentos do botão b1 e b2 , ou um outro que é definido no código.... tipo
procedure Tfor1.botoes1(xxxx);
begin
alguma ação;
(como faço para aqui executar a ação descrita em botoes2 ???)
(e se aqui eu precisar executar uma ação descrita em outro form?? tipo botoes3 no form 2??)
end;
procedure Tfor1.botoes2(xxxx);
begin
alguma ação;
end;
procedure Tfor2.botoes3(xxxx);
begin
alguma ação;
end;
você entendeu o que quiz dizer?
obrigado pela dica..
GOSTEI 0
Cebikyn
18/07/2003
Agora entendi...
Para chamar a ação do botão2, no botão1, chame o método da seguinte forma:
Para chamar um método de outro form, basta adicionar a unit que contém o form (ex: Unit2) na seção [b:b06289c129]uses[/b:b06289c129] e chamar o procedimento:
Para chamar a ação do botão2, no botão1, chame o método da seguinte forma:
procedure Tform1.botoes1(xxxx); begin alguma ação; botoes2(self); end;
Para chamar um método de outro form, basta adicionar a unit que contém o form (ex: Unit2) na seção [b:b06289c129]uses[/b:b06289c129] e chamar o procedimento:
form2.botoes3(self);
GOSTEI 0