Analfabetismo ou Preguiça ?

Off Topic

17/11/2003

Existiam momentos em que tinha vontade de não ler as mensagens postadas no fórum Delphi, tamanha a ´dificulidade´ em entender alguns textos (sem parágrafos, pontuação, ´virgulação´, concordância gramatical, etc...) e me perguntava se isso se devia à preguiça ou até mesmo falta de estudo...

...até ver essa pesquisa abaixo e perceber que eu é que estava errado:

De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.


Elitonon

Elitonon

Curtidas 0

Respostas

Marcelo.c

Marcelo.c

17/11/2003

Tnhea cterzea de que ralenetme é varedde. :D


GOSTEI 0
Beppe

Beppe

17/11/2003

Ah, tdoos sbaiaoms dsiso... 8)


GOSTEI 0
Rfpsatin

Rfpsatin

17/11/2003

Salve pessoALL

seguinte, no meu caso é raiva do português mesmo (não do seu Manoel, meu vizinho ;-)).

Cara, já viram que língua mais encrencada?

Para que que serve acentuação? para que que servem palavras Homonimas, paronimas...

Para que que tenho cessão, sessão, xexão ;-)

e M antes de P e B. Para que que serve isso? para nada.

Nossa lingua é arcaica.

Uma das linguas mais avançadas de hoje é o inglês, palavras de Monteiro Lobato.

Mais é mesmo. Sem acento e sem estas frescuras que só server para encher o saco.

Para que que serve ter s com som de Z, me digam? para a Petrobras gastar 100.000 dolares em um projeto tentando trocar o logotipo p/ Petrobraz e ser vetado pelo FHC!!!!

Cara, nossa lingua é antiga (é linda, cheia de frescurinha, tem athe forma polida de dizer PUM - flatulencia (parece athe nome de perfume ;-)))

Tudo que é muito cheio de complexidade é fadado ao fracasso, vejam as linguagens mais complexas dos mercado, acabam sendo substituidas por formas mais simples e tudo mais.

Ai vem o icq´s - Forma inteligente de comunicação na metade do tempo.

Por que não reformulam as nossas formas gramaticais? aposto que teriamos menos analfabetos.

t+


GOSTEI 0
Cebikyn

Cebikyn

17/11/2003

Mas a nossa língua evoluiu muito, nos dias atuais vossa mercê não senta no canapé para saborear os acepipes enquanto toma uma gasosa.


GOSTEI 0
Akelle Kara

Akelle Kara

17/11/2003

A lingua portuguesa é muito legal, vc sempre tem uma forma diferente de dizer a mesma coisa, em que outra língua vc poderia ficar sorumbático ou macambúzio quando seu programa dá erro? Ou então poder chamar aquele seu colega chato de mentecapto, beócio ou energumeno? Ou então dizer que está sem pecúnia quando alguém te pede dinheiro emprestado?


GOSTEI 0
Rfpsatin

Rfpsatin

17/11/2003

A diversidade é legal, a quantidade de sinônimos que temos é interessante. Você pode ofender alguém e ele nem se dar conta ;-).

O que não gosto na lingua portuguesa são os n regras gramaticais gramaticais.

pq não simplificar?

para que serve usar M antes de P e B. Lógico, todo mundo já decorou isso desde o pré + qual a finalidade, não é frescura?;-)
pq não usa sempre N e M apenas no final das palavras!

e para que que server ss,sc,s e x com o mesmo som huahuahuahua só para frescura rs...

Não to questionando a diversidade da lingua, é muito legal isso, acho q poucas linguas ou nenhuma tem essa diversidade + o que questiono são estas coisas sitadas acima.

Acento, isso é um saco, só perda de tempo na digitação.

E as regras de ditongo, paroxitona, proparoxitona rs...

aff, acho bem arcaico nestes sentidos, muita coisa que poderia ser retirada como o caso do ´trema= ´ ´ poderia ser removida tb.


GOSTEI 0
Beppe

Beppe

17/11/2003

I love the Portuguese language!
Ich lieben Portugiesisch sprache!
Bah, a língua portuguesa é tri as pampa, tchê!


GOSTEI 0
Elitonon

Elitonon

17/11/2003

Um mínimo de regras em uma linguagem é fundamental.
Vejam a pérola abaixo, extraída do fórum Delphi. Devemos nos ajudar, mas, confesso, fico brochado diante disso:

Obrigado pela informaçaão assim o que preciso eu tenho umas telinha em dephi mais ela esta desogarnizdada eu preciso faze rum trablaho e fazer modifcação na mesma ta ligado é um trabalho não pode ser igual sabe como né.. preciso fazer as chamada delas nada alem disso só sem ligacação com o banco nada só as chamadas mesmo mais estou meio estão meia bagunçada não sei porque eu não estou conseguido. tenho então não estou entendo muito elas, só preciso das alteração esse telinha na regra de ergonomia de software que tenho que entregar esse trabalho sexta feira caso de vida o morte para mim, um trabalho de universidade assim que chegar em casa lhe mando as mesma para vc se pode me da uma força beleza.........
[/b]


GOSTEI 0
Fava

Fava

17/11/2003

Um mínimo de regras em uma linguagem é fundamental. Vejam a pérola abaixo, extraída do fórum Delphi. Devemos nos ajudar, mas, confesso, fico brochado diante disso: Obrigado pela informaçaão assim o que preciso eu tenho umas telinha em dephi mais ela esta desogarnizdada eu preciso faze rum trablaho e fazer modifcação na mesma ta ligado é um trabalho não pode ser igual sabe como né.. preciso fazer as chamada delas nada alem disso só sem ligacação com o banco nada só as chamadas mesmo mais estou meio estão meia bagunçada não sei porque eu não estou conseguido. tenho então não estou entendo muito elas, só preciso das alteração esse telinha na regra de ergonomia de software que tenho que entregar esse trabalho sexta feira caso de vida o morte para mim, um trabalho de universidade assim que chegar em casa lhe mando as mesma para vc se pode me da uma força beleza......... [/b]



Vixi !!!!

Esta eu não tinha visto ainda.... é campeã.... já ganhou... acho que o cara tinha acabado de sair de um globo da morte.....


GOSTEI 0
Elitonon

Elitonon

17/11/2003

Vixi !!!! Esta eu não tinha visto ainda.... é campeã.... já ganhou... acho que o cara tinha acabado de sair de um globo da morte.....


Essa hipótese não me ocorreu. Tinha em mente outras 3 alternativas:

a) Mamado
b) Chapado
c) É um simpatizante do VB tentando curtir com a nossa cara


GOSTEI 0
Czapelini

Czapelini

17/11/2003

Como que uma criatura dessas está na Universidade????


GOSTEI 0
Rfpsatin

Rfpsatin

17/11/2003

ficou ´brochado´ huahuahuahuahuahua

o cara ficou ´brochado´ huahuahauhauhauhaua


GOSTEI 0
Afarias

Afarias

17/11/2003

Seu idioma é o q vc É!

O idioma de um povo não é só um conjunto de regras gramaticais, de ortografia, etc...

...são seu modo de pensar, expressar e sentir, é sua cultura, sua identidade!


lembrem disso.


{se o português não mais existisse, nem SAUDADE poderíamos ter dele...
...afinal, em q outro idioma existe esta palavra?? ;)}



T+


GOSTEI 0
Anderson_blumenau

Anderson_blumenau

17/11/2003

eu vi q ta todo mundo reclamando M antes de p e do B e Z no lugar de X e S e etc

mas se as pronuncias das letras sao semelhantes é importante que tenhamos um padrão ou cada um ia escrever da forma que quisesse e ia virar uma bagunça


GOSTEI 0
Rfpsatin

Rfpsatin

17/11/2003

eu vi q ta todo mundo reclamando M antes de p e do B e Z no lugar de X e S e etc mas se as pronuncias das letras sao semelhantes é importante que tenhamos um padrão ou cada um ia escrever da forma que quisesse e ia virar uma bagunça


VC tem toda razão. + pq não padronizar de uma forma + simples?

pq não usar M só no final?
pq não usar Z sempre onde tem pronuncia de Z?
p/ q q serve sc? piscina não poderia ser escrito pisina se o Z tivesse som de Z apenas no final huahuahuahua
não seria muito mais simples?

Pega um matuto quebrador de pedra, uma boia-fria, um cara que nunca viu A+B, não seria muito mais simples alfabetizar eles com regras + simples rs...

Acho q existem 3 motivos p/ termos tantos analfabetos no Brasil:

1o. A cultura do povo antigo, tem gente q acha que estudar é besteira que o bom mesmo é trabalhar, ter seu dinheirinho desde os 6 anos de idade e com essa mentalidade não estudam e nem colocam o filho na escola.

2o. Falta de escolas e iniciativa p/ melhorar a educação(moro no paraná, perto de minha casa tem 3 escolas + temos que lembrar que estou na região SUL - vai no nordeste, no amazonas p/ ver como é)

3o. A complexidade exagerada da nossa gramatica.(Um mundo sem regras é um mundo que não existe - Qdo Deus criou o mundo ele colocou regras rs... acharmos q podemos ter algo sem regras é besteira) Contudo brasileiro tem o DOM de complicar tudo ;-).

abração


GOSTEI 0
Afarias

Afarias

17/11/2003

|Contudo brasileiro tem o DOM de complicar tudo

* Lembre q o Português é um idioma originário de Portugal (e que claro, veio do Latim e evoluiu inclusive com adição de outros idiomas/dialetos)

* Não se muda ou faz um idioma -- um idioma é algo VIVO e evolui com o seu povo/cultura (ou o povo/cultura evolui com seu idioma)

- Tendo em mente os comentários acima, vamos lembrar q o Português falado no Brasil é diferente do Português falado em Portugal, por ex.

* Nenhum idioma complica nada, a falta de conhecimento dele em alguns casos sim.



T+


GOSTEI 0
Rfpsatin

Rfpsatin

17/11/2003

[b:ce947bf907]* Nenhum idioma complica nada, a falta de conhecimento dele em alguns casos sim. [/b:ce947bf907]

ae é q esta a questão, a falta de conhecimento dele em muitos casos é proveniente da dificuldade do aprendizado.

conhecimento atrai conhecimento, qto + se sabe + se evolui agora que a complexidade dificulta o aprendizado INICIAL dificulta sim.

vc ou vc´s tem uma linha de pensamento diferente da minha, legal isso.

concordo qdo Monteiro Lobato disse q nosso idioma precisava de uma reformulação gramatical.


GOSTEI 0
Afarias

Afarias

17/11/2003

|ae é q esta a questão, a falta de conhecimento dele em muitos casos é
|proveniente da dificuldade do aprendizado.

Então em países com idioma mais complexos q o português as pessoas quase não falam né??


|conhecimento atrai conhecimento, qto + se sabe + se evolui agora que a
|complexidade dificulta o aprendizado INICIAL dificulta sim.

Isso não existe, principalmente tratando-se de idioma.


|vc ou vc´s tem uma linha de pensamento diferente da minha, legal isso.

Sure!


|concordo qdo Monteiro Lobato disse q nosso idioma precisava de uma
|reformulação gramatical.

Houveram várias após ele. Aliais, ele escreveu muito bem sem precisar delas.


T+


GOSTEI 0
Rfpsatin

Rfpsatin

17/11/2003

|ae é q esta a questão, a falta de conhecimento dele em muitos casos é
|proveniente da dificuldade do aprendizado.

Então em países com idioma mais complexos q o português as pessoas quase não falam né??

>>> huahuahuahauhaua EXAGERADO RS.... ESCREVE japones p/ vc ver como é massa rs... CHINÊS então? dificil p/ caramba!!! é difundido? lá na terra deles... pq? pela complexidade rs....


|conhecimento atrai conhecimento, qto + se sabe + se evolui agora que a
|complexidade dificulta o aprendizado INICIAL dificulta sim.

Isso não existe, principalmente tratando-se de idioma.

>>> eu já acho q Existe sim rs...

|vc ou vc´s tem uma linha de pensamento diferente da minha, legal isso.

Sure!

>>> hehehe, CONCORDAMOS COM ALGO HUAHAUHUAHUAHUA


|concordo qdo Monteiro Lobato disse q nosso idioma precisava de uma
|reformulação gramatical.

Houveram várias após ele. Aliais, ele escreveu muito bem sem precisar delas.


>>> PQ foi tirado o trema da língua portuguesa? arcaísmo ou não?


GOSTEI 0
Afarias

Afarias

17/11/2003

|EXAGERADO RS.... ESCREVE japones p/ vc ver como é massa rs...
|CHINÊS então? dificil p/ caramba!!! é difundido? lá na terra deles... pq?
|pela complexidade rs....

um idioma não tem q ser ´popular´... tem q traduzir a cultura do seu povo... carregar sua identidade durante os céculos.

Esses povos são muito mais antigos q nós... Já passaram no passado por ´mudanças´ de idioma mas continuam guardando os mais antigos -- um povo é seu idioma!

Muitos dos conflitos árabes á para manter sua cultura, sua identidade... veja q são culturas muito mais antigas q a nossa... nós somos ´bebes´ perto destas culturas... O Idioma árabe corre sério risco de ´desaparecer´ nos póximos céculos (ou décadas) -- a cada ano menor é a quantidade de livros publicados ou traduzidos para o Árabe.

Se um dia isso ocorrer (o q eu sinceramente espero q não) toda uma cultura milenar terá desaparecido -- e nosso planeta estará muito mais pobre.

O idioma inglês por exemplo que hoje é internacional (veja isso é HOJE .. não é pq inglês é fácil -- que realmente é -- mas é pq os países de língua inglesa são as atuais potências econômicas, e há muitas culturas recentes (como a nossa) e pobres de conhecimento de sua identidade -- mas isso é passageiro, em outras épocas foi o Roma ... e mais recentemente o Francês (pouco antes do Inglês -- veja as olimpíadas até hoje -- e Francês não tem nada de simples e já foi tão difundido quanto o Ingês hoje)

Mas voltando, os idiomas extrangeiros são bons para trabalho, para aprender sobre outras culturas, etc... mas não traduzem sua alma.

E sendo assim, como disse antes, um idioma não é uma ciência exata q se muda -- é algo vivo e traduz sua identidade do jeito q é. As muedanças ocorrêm sim, é natural, mas com o passar do tempo, por força da própria cultura do povo ... isso ocorre naturalmente e não por um estudo técnico.


|PQ foi tirado o trema da língua portuguesa? arcaísmo ou não?

Sabe q até hoje não sei?? Eu não vivo sem ele -- ainda bem q é ´opcional´... ;)


T+


GOSTEI 0
Nigro

Nigro

17/11/2003

Gente...
Idependente de você gostar ou não da língua do seu País, você é obrigado a aprender e conviver com ela...
Imaginem só um desses programdores, que mais parecem fortes candidatos a Academia Brasileiras de Letras, fazendo uma entrevista... ou pior ainda... enviando a um cliente em potencial uma proposta, ou pior ainda!!! (se é que seria possível...), fazer todos os menus e mensagens do sistema com base nesse ´dialeto´...


GOSTEI 0
Nigro

Nigro

17/11/2003

Desculpem-me pelo IDEPENDENTE...


GOSTEI 0
Afarias

Afarias

17/11/2003

|Desculpem-me pelo IDEPENDENTE...

Tá desculpado... linguagem de Internet é assim mesmo... só não pode ir ´a rua´ ... ;)


T+


GOSTEI 0
Rfpsatin

Rfpsatin

17/11/2003

Gente... Imaginem só um desses programdores, que mais parecem fortes candidatos a Academia Brasileiras de Letras, fazendo uma entrevista... ou pior ainda... enviando a um cliente em potencial uma proposta, ou pior ainda!!! (se é que seria possível...), fazer todos os menus e mensagens do sistema com base nesse ´dialeto´...


hummmm c ta ironico hein rs....


GOSTEI 0
Anderson_blumenau

Anderson_blumenau

17/11/2003

A verdade é que o Portugues muda constantemente e nao percebemos,
mudanças na forma de falar e de escrever ocorrem constantemente, com a adição de novas palavras e desaparecimento de outras, com a girias, com a forma de falar de cada região e agora mais recentemente como o aparecimento da internet, que precisa de uma linguagem mais simples e mais direta e consequentimente mais rápida.

se bem que eu prefiro usar a forma tradicional e escrever as palavras completas sem abreviação.


GOSTEI 0
Rfpsatin

Rfpsatin

17/11/2003

Eu também gosto da nossa ´língua portuguesa´!!!!
Nosso idioma é rico, bonito, diversificado contudo complexo gramaticalmente falando.

Uma vez vi uma pesquisa sobre redações do vestibular, acho que era da PUC (não lembro de que estado). Cerca de 99¬ delas tinham erros gramaticais. Estamos falando de pré-universitários, eles tem obrigação de escrever direito rs... senão bomba rs...

Outro dia vi um desafabo do Lulu Santos sobre uma vez que ele foi no programa do Faustão e foi cortado, foi algo assim. Rapaz ele escreveu uma nota no site dele com CENTENAS de erros de português. Tudo abreviado, icqzão mesmo rs...
Isso já é relaxo, uma vergonha, tão matando a língua portuguesa por ae rs.. tem diferença de um papo informal como aqui no ´cite´ rs.. para uma nota de publicação. Tem gente exagerando!!!! ae nem reformulação gramatical resolve rs...


GOSTEI 0
Anderson_blumenau

Anderson_blumenau

17/11/2003

logo o LULU que fez uma música com o Gabriel O Pensador cujo o título é Assassinaram a Gramática, se não me engano


GOSTEI 0
Henry

Henry

17/11/2003

Gente, vcs que me desculpem, mas o Portugues e uma desgraça de lingua....desde a quarta serie fico de final nesta, e somente nessa maldita materia, tem coisa mais nojenta que analize sintatica? Gente, eu estudo duas outras linguas fora o portugues, ingles e alemão, e nao tem nem como compara, muito menos regrinhas chatas e muito mais logica..... O portugues não sei por que, mas é muito cheio de ´escessoes´(Pra quem entende)que não precisavam estar la.

Um abraço a todos.


GOSTEI 0
Rfpsatin

Rfpsatin

17/11/2003

Gente, vcs que me desculpem, mas o Portugues e uma desgraça de lingua....desde a quarta serie fico de final nesta, e somente nessa maldita materia, tem coisa mais nojenta que analize sintatica? Gente, eu estudo duas outras linguas fora o portugues, ingles e alemão, e nao tem nem como compara, muito menos regrinhas chatas e muito mais logica..... O portugues não sei por que, mas é muito cheio de ´escessoes´(Pra quem entende)que não precisavam estar la. Um abraço a todos.


hehehe, essa tb é minha opinião. Pesquisando pelo google descobri que existem dezenas de projetos procurando aos poucos eliminar as complexas regras gramaticais de nossa lingua. torna-lá mais simples sem perder a beleza e originalidade.


GOSTEI 0
Henry

Henry

17/11/2003

é seria beeeeeem melhor, mas uma coisa que vc disse é bem real e nao tinha me tocado, a lingua portuguesa e bunita, nunca tinha me tocado nisso.....


GOSTEI 0
POSTAR