Antes de criar a imagem verificar se ela ja foi criada

Delphi

06/03/2008

Para criar imagens em tempo de execução tenho o codigo abaixo, mas como faço o teste para ver se a imagem que quero criar ja existe?imag.Name:=nome;
e como posso ver quantas e quais imagens ja foram criadas em tempo de execução(com este código)?

procedure TForm1.criaimagem(x,y:integer;nome:string);
var
imag:Timage;
begin
imag:=Timage.Create(GroupBox4);
imag.Name:=nome;
imag.Top:=y;
imag.Left:=x;
imag.Height:=50;
imag.Width:=50;
imag.Stretch:=true;
imag.Picture.LoadFromFile(..................

Freed

Freed

Curtidas 0

Respostas

Onjahyr

Onjahyr

06/03/2008

Para criar imagens em tempo de execução tenho o codigo abaixo, mas como faço o teste para ver se a imagem que quero criar ja existe?imag.Name:=nome; e como posso ver quantas e quais imagens ja foram criadas em tempo de execução(com este código)? procedure TForm1.criaimagem(x,y:integer;nome:string); var imag:Timage; begin imag:=Timage.Create(GroupBox4); imag.Name:=nome; imag.Top:=y; imag.Left:=x; imag.Height:=50; imag.Width:=50; imag.Stretch:=true; imag.Picture.LoadFromFile(.................. end;

Antes de LoadFromFile você coloca:

if FileExists(´c:/teste.bmp´) then
Imag.Picture.LoadFromFile(....);

Blz

GOSTEI 0
Freed

Freed

06/03/2008

Me expliquei mal..
Antes de criar a imagem verificar se ela ja foi criada.

EX: o nome da imagem é dada pelo codigo: ´imag.Name:=nome;´
crio então a imagem com o nome: ´ arvore´ quando tentar criar a imagem ´arvore´ pela segunda apresente a mansagem Showmessage(´Esta imagem existe´);

imag.Name:=nome; definirá o nome da imagem criada em tempo de execução....

GOSTEI 0
Paullsoftware

Paullsoftware

06/03/2008

então amigo a idéia do [b:3658c7e911]onjahyr[/b:3658c7e911] é válida, antes de criar a imagem, basta você fazer uma verificação para saber se o arquivo já existe... :wink:

GOSTEI 0
Onjahyr

Onjahyr

06/03/2008

Não, não, acho que sei o que ele quis dizer.... Ele não salva o arquivo, apenas cria a imagem no componente TImage e dá um nome para ele... Poderia usar [b:68e387023f]Array[/b:68e387023f] e a cada nome criado joga dentro e depois faz a verificação a cada nova imagem se existe um nome dentro do [b:68e387023f]Array[/b:68e387023f]. Procure aqui no Fórum a palavra [b:68e387023f]Array[/b:68e387023f] que você vai conseguir fazer... Tô sem o Delphi aqui para te ajudar e tô sem tempo para pensar... MAs tem muita informação aqui no fórum....

Blz.

GOSTEI 0
POSTAR