Ao Apagar um Registro, Apagar tb tudo ligado a ele

Delphi

17/10/2004

Pessoal, tudo tranquilo? Espero q sim..

Estou com uma dúvida.. é o seguinte, tenho vários registros q podem ou nao estar ligados a outros... vou dar uma exemplo..

Tenho um cadastro de revistas.. o usuário pode ou não registrar histórias praquela revista (o padrão é cadastrar).. gostaria de saber como faço pra, se o usuário for apagar uma revista, q contenha 4 histórias por exemplo, ele avise q tem outros registros ligados nakela revista, e se o usuário quiser apagar mesmo a revista, apague automaticamente todas histórias ligadas a ele??

Esse é o jeito mais comum q tenho q fazer, pois tb vou ter q fazer em várias partes, por exemplo..

Grupos
SubGrupos
Revistas
Histórias..

No caso, se o usuário apagar um Grupo, apagar tb todos SubGrupos, Revistas e Histórias ligados ao Grupo.. :roll:

Allan Elias Ramos :roll:

Aersoftware

Aersoftware

Curtidas 0

Respostas

Tnaires

Tnaires

17/10/2004

Olá
Vc pode deixar o banco cuidar disso pra vc (dependendo do seu banco, claro!). Adicione relacionamentos entre as chaves das tabelas, especificando q qdo os registros da tabela principal forem excluídos, todos os outros relacionados a ela desapareçam tb (no Paradox não dá pra fazer).
Abraços

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

17/10/2004

Olá tnaires, eu uso o Firebird 1.5 .. e me lembro de ter posto um relacionamento assim, mas acho q nao consegui colocar todos, sempre q eu tentava colocar mais de um, dava erro.. vou testar aki.. :wink:

Allan Elias Ramos :roll:

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

17/10/2004

Fiz um teste e deu certinho.. vou ver se todos meus registros no bd estão assim.. valeu.. :D

Allan Elias Ramos 8)

GOSTEI 0
POSTAR