Apagar os registros e diminuir o banco de dados.

Firebird

26/08/2003

Caros colegas, tenho um banco de dados de teste, com 1 tabela, esta tabela tem 4 campos VarChar e 1 Blob, sendo que este blob eu armazeno a foto do cliente. Quando crio o banco de dados, ele esta lá com os seus 500k te tamanho. Após isso eu cadastrei ums 3 mil clientes com foto, o banco de dados foi pra 25 Mb, depois apaguei os 3 mil cadastros, e o banco de dados continuou com os mesmo 25 Mb, porque? Não era pra ele ter diminuido o tamanho do arquivo .gdb? Existe forma de eu de vez em quando compactar a minha base de dados? Ou fazer de alguma forma que ela comporte + registros com menos espaço??

Atenciosamente

Luiz Claudio V. Santos :D :D

Luiz.claudio.vieira

Luiz.claudio.vieira

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

26/08/2003

|Quando crio o banco de dados, ele esta lá com os seus 500k te tamanho.
|Após isso eu cadastrei ums 3 mil clientes com foto, o banco de dados foi
|pra 25 Mb, depois apaguei os 3 mil cadastros, e o banco de dados
|continuou com os mesmo 25 Mb, porque?

Normal. O espaço será reutilizado no futuro.

|Não era pra ele ter diminuido o tamanho do arquivo .gdb?

Não. não é possível devolver o espaço para o sistema operacional e, como ´crescer´ o arquivo toma muito ´esforço´, acaba sendo melhor mantê-lo grande e reaproveitar o espaço.

|Existe forma de eu de vez em quando compactar a minha base de
|dados?

Só fazendo um backup e restaurando.

|Ou fazer de alguma forma que ela comporte + registros com
|menos espaço??

Use imagens em JPG ou outro formato ´compactado´, ou simplesmente adote a prática de armazenar apenas o caminho dos arquivos e guardar os arquivos em disco mesmo.

E, a não ser q vc esteja com falta de espaço em disco (o q não é normal hoje em dia) -- GDBs grandes não são problema.

T+

GOSTEI 0
POSTAR