Apelo Asp.NET Delphi 8

Delphi

14/09/2004

De uns dias pra cá, decidi estudar asp.net utilizando o Delphi8. Tenho procurado vários assuntos na internet para tirar dúvidas sobre o assunto e o que encontro, ou melhor, quase não encontro, pouquíssimos artigos falando sobre essa nova tecnologia voltados para o Delphi.

Até hoje, consegui fazer uma aplicação que envia e-mails e agora estou tentando construir uma outra aplicação baseada em sockets para comunicação entre um aplicativo desktop servidor e uma outra aplicação cliente em asp.net.

Minhas dificuldades estão enormes para concluir esse projeto. Mas estou pesquisando e pesquisando.

A internet está lotada de material asp.net, mas quando perguntamos sobre asp.net ao google, ao yahoo, eles nos retornam 80¬ de artigos para C#, studio.net e tal, tal tal...

Outra coisa, não sei se é a minha versão do Delphi8, mas até os tópicos voltados para asp.net nele, não existe nenhum indicando como deveríamos fazer tal implementação daquela função usando a sintaxe em object pascal. Se bem, que é bem fácil ver o código em VB e transcrevê-lo para o delphi e que a nova onda .net nos permite isso.

No entanto, algumas coisas são implementadas de modo diferente para o delphi, como pude perceber nesse exemplo:

-> para instanciar uma variável do tipo ´MailMessage´, que será usada pelo SmtpMail para enviar um e-mail, foi fácil. Difícil foi implementar as propriedades pedidas pela variável do tipo MailMessage. Vejam só:

Em VB ela deveria ser implementada em certa parte assim:

Dim MyMessage As MailMessage = New MailMessage()
MyMessage.From = ´suporte@sourcex.com.br´
MyMessage.To = ´georgemaia@sourcex.com.br´


Por favor, prestem atenção como ficou no delphi
var
Mensagem : MailMessage;
begin
Mensagem := MailMessage.Create;
Mensagem.From := ´suporte@sourcex.com.br´;
Mensagem.&To := ´georgemaia@sourcex.com.br´;

Prestem um pouco de atenção ao ´&TO´, que indica o destino do e-mail a ser enviado.

Onde raios eu iria saber que a propriedade de uma variável do tipo MailMessage TO no delphi precisaria de um ´&´, ainda mais me baseando por exemplos em vb, c#, etc..?

Nós que somos estudantes precisamos de materiais da área para sabermos qual tecnologia adotar para trabalharmos. E é com grande satisfação que programo usando o Delphi desde a sua sexta versão e sempre, desenrolo os problemas que encontro usando a internet como fonte de pesquisa.

Então pessoal, fica aqui o meu apelo para escrevermos sobre o asp.net voltado para o delphi.

Ou terei que acreditar no papo de algum dos meus professores que o Delphi morreu e o futuro é o Java???

George Maia
João Pessoa - PB
http://www.sourcex.com.br


:arrow: [color=red:86f757defc]Título alterado pelo Moderador oTTo. [/color:86f757defc]
:idea: [color=blue:86f757defc][url=http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=16976]Saiba como obter resposta rápida..[/url][/color:86f757defc]
:idea: [color=blue:86f757defc]Leia sempre [url=http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=6689]Regras de Conduta.[/url][/color:86f757defc]
:idea: [color=blue:86f757defc]Use sempre o Link [url=http://delphiforum.icft.com.br/forum/search.php][img:86f757defc]http://delphiforum.icft.com.br/forum/templates/subSilver/images/icon_mini_search.gif[/img:86f757defc] Pesquisar[/url] no topo da Página.[/color:86f757defc]
:idea: [color=blue:86f757defc]Evite usar caixa alta nos títulos.[/color:86f757defc]


George Maia

George Maia

Curtidas 0

Respostas

Bon Jovi

Bon Jovi

14/09/2004

É pq ´[b:994a3b45a7]to[/b:994a3b45a7]´ é uma palavra reservada do Pascal. E como as classes .Net sao da Microsoft, ela nao deu a mínima em se preocupar com linguagens que nao sejam dela, daí fez uma classe que tem uma propriedade com nome de uma palavra reservada do Pascal. E a Borland teve q se virar qdo fez o Delphi 8, colocando uma goiaba qualquer na frente pra driblar o problema.

Pra plataforma .Net eu aposto inteiramente no Visual Studio com C#, principalmente pra Internet (Asp.Net). E pra Win32 nativo continuo com Delphi 7.


GOSTEI 0
Beppe

Beppe

14/09/2004

[quote:a1a25a18e8=´George Maia´]Onde raios eu iria saber que a propriedade de uma variável do tipo MailMessage TO no delphi precisaria de um ´&´, ainda mais me baseando por exemplos em vb, c#, etc..?[/quote:a1a25a18e8]
Na documentação do Borland Delphi 8 for the Microsoft .NET Framework :!: :!: :!:
O primeiro lugar em que deveria procurar. Como quer aprender Delphi olhando no VB :?: :?: :?:

Se não me engano, em C, o símbolo @ tem o mesmo papel.


GOSTEI 0
POSTAR