Aplicação rodando no pc2 e gravando no pc1

Delphi

05/07/2004

Tenho uma aplicação no servidor pc1 com bd interbase que salva em c:\imobiliaria\imobi.gdb e o pc2 também roda a mesma aplicação só que quero que ele salve no servidor pc1 já que estão em rede.
Como fasso isso?
Já que no Data Modulo em configurei o ibdatabase como c:\imobiliaria\imobi.gdb

Demetriusdgs

Demetriusdgs

Curtidas 0

Respostas

Rômulo Barros

Rômulo Barros

05/07/2004

Configura assim:

ipdo servidor pc1 + diretorio + banco

Ex:
192.168.8.2:c:\imobiliaria\imobi.gdb

GOSTEI 0
Demetriusdgs

Demetriusdgs

05/07/2004

Mas aonde eu digito isso? É que eu to no serviço e ñ tenho como escrever no código do programa pq eu ñ tenho ele aqui, teria que ser alguma coisa em relação ao interbase pq eu tenho ele instalado aqui

GOSTEI 0
Ildefonso

Ildefonso

05/07/2004

Olá, Demetrius.

O mais apropriado é criar um módulo de configuração para o aplicativo.
Em tal módulo você manteria variáveis que seriam usadas para montar a string de conexão com o banco de dados.
Os valores de tais variáveis devem ser mantidos ou no registro do Windows ou em um arquivo *.ini. O Delphi mantém funções para interagir com estes dois tipos de arquivos.

Uma maneira mais simples seria ler o conteúdo de um arquivo com uma linha que informasse a origem do banco de dados:
...
var
  arq: Strings;
begin
  arq := TStringList.Create;
  arq.LoadFromFile(´DB_Origem.txt´);
  LocalDB := arq.Lines[0];
...

Neste exemplo, estou considerando que você criou um arquivo chamado DB_Origem.txt, em que você informou o local na rede onde localizaríamos o banco de dados. Além disso, [b:5eb351d33e]LocalDB[/b:5eb351d33e] é uma variável pública (global) que as Units que usam a conexão com o banco de dados podem acessar.

Finalmente, há uma terceira forma: usar o nome universal da pasta de rede onde está o banco de dados.
Tal nome é algo como [u:5eb351d33e]\\PC1\imobiliaria\imobi.gdb[/u:5eb351d33e] e poderia ser usado já no próprio código da conexão, substituindo o caminho C:\...
Se a sua rede está bem configurada, este nome é visível por todos os PCs interligados, inclusive o PC que o origina. Ou seja, no PC1 como no PC2 este nome seria o mesmo e acessaria a mesma pasta e arquivo.

Bom trabalho. 8)

GOSTEI 0
Rômulo Barros

Rômulo Barros

05/07/2004

Mas aonde eu digito isso? É que eu to no serviço e ñ tenho como escrever no código do programa pq eu ñ tenho ele aqui, teria que ser alguma coisa em relação ao interbase pq eu tenho ele instalado aqui

Siga os passos que o coleta [color=red:5727d49f3a]Ildefonso[/color:5727d49f3a] postou e tudo dara certo. Lembre-se: Será preciso a recompilação do seu sistema, uma vez que o mesmo já foi definido para c:\imobiliaria\imobi.gdb ;

Leia de um arquivo texto(é bem melhor) :P

GOSTEI 0
POSTAR