Aplicação WEB rodando na rede local
Bom dia a todos, mais uma vez aqui para ouvir a opinião de vocês.
Tenho o seguinte cenário:
Estamos desenvolvendo um sistema ERP + PDV (WEB), teremos clientes com acesso a internet boa e clientes com acesso a internet ruim de 200kb. Desta maneira estamos pensando em colocar o sistema em uma máquina local do cliente (banco de dados e servidor web). Porem estou com medo de implantar o sistema nestes clientes pequenos e meus fontes ficarem expostos.
Sendo assim, vocês conhecem alguma maneira de proteger meus fontes ?
Ou neste cenário seria melhor abrir mão destes clientes ?
Fernando T.I
Tenho o seguinte cenário:
Estamos desenvolvendo um sistema ERP + PDV (WEB), teremos clientes com acesso a internet boa e clientes com acesso a internet ruim de 200kb. Desta maneira estamos pensando em colocar o sistema em uma máquina local do cliente (banco de dados e servidor web). Porem estou com medo de implantar o sistema nestes clientes pequenos e meus fontes ficarem expostos.
Sendo assim, vocês conhecem alguma maneira de proteger meus fontes ?
Ou neste cenário seria melhor abrir mão destes clientes ?
Fernando T.I
Fernando Silva
Curtidas 0
Respostas
Davi Costa
19/10/2012
Será sempre possível abrir os fontes em java, por mais que ache alguma solução, vai ter como abrir seus fontes.
O ideal ai na minha opinião é fazer webservices para os clientes menores, pelo menos para as partes que vc queira esconder.
Desse modo ele só vai saber a chamada ao webservice e não o que vc faz por debaixo.
Vc pode criar até webservices bem específios apenas para eses clientes diminuindo a concorrência e dando um pouco mais de performance para eles.
att Davi
O ideal ai na minha opinião é fazer webservices para os clientes menores, pelo menos para as partes que vc queira esconder.
Desse modo ele só vai saber a chamada ao webservice e não o que vc faz por debaixo.
Vc pode criar até webservices bem específios apenas para eses clientes diminuindo a concorrência e dando um pouco mais de performance para eles.
att Davi
GOSTEI 0
Fernando Silva
19/10/2012
Será sempre possível abrir os fontes em java, por mais que ache alguma solução, vai ter como abrir seus fontes.
att Davi
att Davi
Ok, Davi mas como seria este cenário ? É que não abstrai sua ideia.
Eu vou colocar um servidor em cada cliente e partes do funcionamento do sistema será via chamadas para webservices
Desde já obrigado.
GOSTEI 0
Alisson Santos
19/10/2012
Uma outra maneira um pouco não diplomática, é a instalação de algum programa que deixe escondido os seus arquivos.
GOSTEI 0
Davi Costa
19/10/2012
Uma outra maneira um pouco não diplomática, é a instalação de algum programa que deixe escondido os seus arquivos.
A rapazeada sempre consegue quebrar a segurança desses esquemas é incrível...
Bom na sua empresa fica a app com o servidor e vários webservces.
Os clientes com menos memória só chamaria os mais críticos que tem realmente valor vc esconder. Os outros usaram internet mesmo.
Ah Davi como faço isso? Login e senha. Na internet só libera um login e senha para clientes com boa rede.
Clientes com menos rede cria um login local.
att Davi
GOSTEI 0
Fernando Silva
19/10/2012
A rapazeada sempre consegue quebrar a segurança desses esquemas é incrível...
Bom na sua empresa fica a app com o servidor e vários webservces.
Os clientes com menos memória só chamaria os mais críticos que tem realmente valor vc esconder. Os outros usaram internet mesmo.
Ah Davi como faço isso? Login e senha. Na internet só libera um login e senha para clientes com boa rede.
Clientes com menos rede cria um login local.
att Davi
Deixa ver se eu entendi, instalo por exemplo o tomcat na maquina local do cliente, implanto meu sistema e o cliente acessa normal pela rede local.
Quando ele for acessar determinado recurso eu envio para "webservice" com os paramentros e este me responde.
Seria isto ou estou fora do que você explicou ?
GOSTEI 0
Davi Costa
19/10/2012
Isso, mas vai entarr no mesmo problema da performance se vc fizer todas as funcionalidades para seus clientes com menos recursos, o ideal é que esconda realmente só o mais crítico.
att Davi
att Davi
GOSTEI 0
Fernando Silva
19/10/2012
Ok, entendi, vlw, chegamos ao consenso de que, iremos fazer a parte que fica no cliente em "Swing", pois de qualquer maneira iria ter mesmo esta parte com banco local, e iremos fazer o sincronismo do sistema via arquivo.
E a parte WEB ficara mesmo hospedada em algum servidor externo.
Fernando T.I
E a parte WEB ficara mesmo hospedada em algum servidor externo.
Fernando T.I
GOSTEI 0
Alisson Santos
19/10/2012
Fernando sanou sua duvida, posso dar o tópico como concluido?
GOSTEI 0
Fernando Silva
19/10/2012
Fernando sanou sua duvida, posso dar o tópico como concluido?
Sim
GOSTEI 0
Fernando Silva
19/10/2012
Sim pode fechar.
GOSTEI 0
Thiago Lopes
19/10/2012
antes de fechar cara, uma outra ideia ate mais usual..
crie um servidor local onde esses usuários ficam, ao qual la ficaria toda sua aplicação e o banco de forma unificada..
então no servidor você protege contra acesso de usuários não autorizados e configura um log de segurança para ver se tem alguém tentando acessar seu ftp.. rede ou o que for.
dica: se quer trabalhar com plataforma EE desacostume a pensar em instalações em maquinas locais..
crie um servidor local onde esses usuários ficam, ao qual la ficaria toda sua aplicação e o banco de forma unificada..
então no servidor você protege contra acesso de usuários não autorizados e configura um log de segurança para ver se tem alguém tentando acessar seu ftp.. rede ou o que for.
dica: se quer trabalhar com plataforma EE desacostume a pensar em instalações em maquinas locais..
GOSTEI 0
Fernando Silva
19/10/2012
antes de fechar cara, uma outra ideia ate mais usual..
Pois é amigo a solução é deixar tudo em servidor externo mesmo, mas infelizmente tenho clientes que tem apenas uma maquiná, então o que pretendo fazer é fazer a aplicação local em Delphi, pra mais segurança, e esta aplicação exportara dados para o sistema gerencial na web.
Ta muito trabalhoso e caro desenvolver esta aplicação para correr o risco de um engraçadinho copiar tudo.
vlw e muito obrigado a todos.
GOSTEI 0
José
19/10/2012
Já que a solução para a duvida inicial foi encontrada, estou dando o tópico por concluído.
Fique a vontade para abrir um noto tópico.
Fique a vontade para abrir um noto tópico.
GOSTEI 0