Arquivo Ini
Ola Galera,
estou tentando fazer uma aplicação usando o ADO, minha base de dados é access.
Estou tentando criar a conexão em tempo de execução, eu criei um arquivo udl, onde eu configuro o banco, em tempo de projeto eu coloco o endereço deste arquivo na propriedade ConnectionSTRING.
Agora estou tentando fazer em tempo de execução utilizando arquivo ini, porem nunca trabalhei com arquivo ini. Sou novo no desenvolvimento.
Alguem poderia me enviar um exemplo de como eu faço isso
meu e-mail é vrsistemas@terra.com.br
Desde ja agradeço pela atenção
estou tentando fazer uma aplicação usando o ADO, minha base de dados é access.
Estou tentando criar a conexão em tempo de execução, eu criei um arquivo udl, onde eu configuro o banco, em tempo de projeto eu coloco o endereço deste arquivo na propriedade ConnectionSTRING.
Agora estou tentando fazer em tempo de execução utilizando arquivo ini, porem nunca trabalhei com arquivo ini. Sou novo no desenvolvimento.
Alguem poderia me enviar um exemplo de como eu faço isso
meu e-mail é vrsistemas@terra.com.br
Desde ja agradeço pela atenção
Vrssoftware
Curtidas 0
Respostas
Paulososi
25/10/2004
Se vc quiser apenas ler o arquivo .ini, pode usar ReadString/ReadBool, etc.
Para isto, vc precisa mostrar para o programa a localização do seu arquivo .ini, utilize TIniFile()
Por exemplo:
TIniFile *ini = new TIniFile( ExtractFilePath(Application.ExeName)+´driverDB.ini´ );
dm->SQLConnection->DriverName = ini->ReadString(cbBasedados.Text, ´DriverName´, ´´ );
O arquivo driverDB.ini tem a seguinte estrutura:
[Firebird]
DriverName=Interbase
VendorLib=fbclient.dll
LibraryName=dbexpint.dll
GetDriverFunc=getSQLDriverINTERBASE
No help do Delphi vc encontra toda a especificação dos métdos utilizados acima.
Do help do Delphi/C++Builder:
Retrieves a string value from an INI file.
virtual AnsiString __fastcall ReadString(const AnsiString Section, const AnsiString Ident, const AnsiString Default);
Description
Call ReadString to read a string value from an INI file. Section identifies the section in the file that contains the desired key. Ident is the name of the key from which to retrieve the value. Default is the string value to return if the:
Section does not exist.
Key does not exist.
Data value for the key is not assigned.
[]´s
Paulo
Para isto, vc precisa mostrar para o programa a localização do seu arquivo .ini, utilize TIniFile()
Por exemplo:
TIniFile *ini = new TIniFile( ExtractFilePath(Application.ExeName)+´driverDB.ini´ );
dm->SQLConnection->DriverName = ini->ReadString(cbBasedados.Text, ´DriverName´, ´´ );
O arquivo driverDB.ini tem a seguinte estrutura:
[Firebird]
DriverName=Interbase
VendorLib=fbclient.dll
LibraryName=dbexpint.dll
GetDriverFunc=getSQLDriverINTERBASE
No help do Delphi vc encontra toda a especificação dos métdos utilizados acima.
Do help do Delphi/C++Builder:
Retrieves a string value from an INI file.
virtual AnsiString __fastcall ReadString(const AnsiString Section, const AnsiString Ident, const AnsiString Default);
Description
Call ReadString to read a string value from an INI file. Section identifies the section in the file that contains the desired key. Ident is the name of the key from which to retrieve the value. Default is the string value to return if the:
Section does not exist.
Key does not exist.
Data value for the key is not assigned.
[]´s
Paulo
GOSTEI 0