Atribuir valor automaticamente
Olá...
Bem sou muito iniciante em Delphi, infelizmente naum tenho condições de fazer um curso de delphi no momento então estou me esforçando ao máximo para aprender algo...estou tentando desenvolver um simples sistema para locadora....estou utilizando Delphi 7.0 e Firebird 1..5...
Seguinte: Já fiz o sistema de cadastro de Clientes e Filmes...funciona perfeitamente...mas eu queria saber como fazer para que cada vez que eu clicar no botão ´INSERIR´(que limpa a tela para um novo cadastro) eu atribua um valor automaticamente para o Edit Código...por exemplo
no meu cadastor de usuários tem lá:
Código
Nome
CPF
Endereço....etc...
eu que no campo código já venha uma numeração crescente...tipo o primeiro cadastro 1, o segundo 2, o terceiro 3 e etc....
A outra dúvida eh a seguinte....
Fiz o sistema de cadastro blz...mas estou tendo dificuldades para fazer o de consulta...no form eu tenho um dbgrid e um edit...eu qro que conforme eu vá digitando o nome do cliente o sistema vá filtrando os nomes no dbgrid....
Por favor peço que me ajudem...estou me esforçando p/ aprender...mas sozinho eh dificil d++...como sou iniciante peço que alguem explica detalhadamente...
Desde já agradeço
Vlw galera
Bem sou muito iniciante em Delphi, infelizmente naum tenho condições de fazer um curso de delphi no momento então estou me esforçando ao máximo para aprender algo...estou tentando desenvolver um simples sistema para locadora....estou utilizando Delphi 7.0 e Firebird 1..5...
Seguinte: Já fiz o sistema de cadastro de Clientes e Filmes...funciona perfeitamente...mas eu queria saber como fazer para que cada vez que eu clicar no botão ´INSERIR´(que limpa a tela para um novo cadastro) eu atribua um valor automaticamente para o Edit Código...por exemplo
no meu cadastor de usuários tem lá:
Código
Nome
CPF
Endereço....etc...
eu que no campo código já venha uma numeração crescente...tipo o primeiro cadastro 1, o segundo 2, o terceiro 3 e etc....