Atualizar dados no formuário após trigger no DB
Boa noite.
Sou novo em programação utilizando banco de dados, por isso não estranhem se a dúvida lhes parecer boba.
Utilizo três tabelas:
Caixa (para abertura e fechamento do caixa do sistema)
Lancamentos_Caixa (para inserir as estradas e saídas do caixa)
Saldo (para dar manutenção ao saldo atual do caixa)
No delphi eu estou utilizando o DBX4 para acesso e o banco firebird 2.1
Para visualizar o saldo atual do caixa eu criei uma view, onde, através de um DBEdit eu mostro o saldo para o usuário no formulário do caixa.
O saldo do caixa é atualizado pelo firebird através de uma trigger disparada no after insert e no after edit da tabela lancamentos_caixa.
O problema:
Não está atualizando o saldo na tela (no DB ele está atualizado), mesmo colocando um refresh na view saldo logo após o applyupdates(0) da tabela lancamentos_caixa. Porém, se eu colocar o refresh em um botão, separado do evento que salva uma inserção ou modificação nos lancamentos do caixa, o refresh atualiza normalmente o saldo na tela.
Alguém saberia me dizer qual é o procedimento correto para atualizar os dados na tela que forem provenientes de uma tabela que não seja aquela que está sendo manipulada diretamente, mas que necessitam de atualização, como no caso descrito acima?
Agradeço por sua atenção.
Volmir Lauermann
Curtidas 0
Respostas
Nigro
14/06/2011
Me parece que são transações abertas, se eu estiver certo, você ao fechar e abrir o relatório os dados aparecem, correto?
Se for isso, tente fechar os dataset´s e abrir novamente antes de puxar o relatório.
GOSTEI 0
Volmir Lauermann
14/06/2011
Me parece que são transações abertas, se eu estiver certo, você ao fechar e abrir o relatório os dados aparecem, correto?
Se for isso, tente fechar os dataset´s e abrir novamente antes de puxar o relatório.
Sim, os datasets estão sempre abertos. Acontece da forma que você descreveu.