Atualizar Estrutura Firebird Automatica

Delphi

25/06/2012

Pessoal Bom Dia,
Eestou trabalhando com o firebird e a nao sei como devo fazer para atualizar de forma automatica as estruturas das tabela nos clientes ou seja no ambiente de desemvolvimento eu crio novos campos e esses campos devem ser atualizados no firebird do cliente de forma automatica.

Qual é a melhor maneira de fazer esse processo.
Leandroptu

Leandroptu

Curtidas 0

Melhor post

Leandroptu

Leandroptu

26/06/2012

Sugestão 1:
Implementar um dicionário de dados com identificação de versão.
Ter um campo na base de dados com a versão do sistema.
Ao rodar o seu atualizador ele irá validar a versão do banco de dados e executar as atualizações necessárias da versão gravada no banco de dados até a versão do seu executável.

Ponto positivo:
O dicionário de dados poderá ser utilizado para outras funcionalidades em todo o sistema.
Se futuramente resolver utilizar outro banco de dados, provavelmente não serão muitas as alterações.

Ponto negativo:
Sempre que necessitar atualizar o cliente deverá disponibilizar novo executável do programa atualizador.
Se utilizar procedures, triggers, etc, será necessário algum arquivo com o script com o conteúdo para realizar atualização, pode ser dll ou outro.

Sugestão 2:
Implementar um comparador de base de dados.
O atualizador deverá comparar a base de dados do cliente com uma base original com a estrutura atualizada (sem dados), e executar as alterações necessárias.

Ponto positivo:
Não é necessário enviar executável ao cliente a cada atualização de base de dados.
Não é necessário enviar arquivos auxiliares para procedures, triggers, etc.

Ponto negativo:
Sempre deverá enviar uma base de dados ou script para criar a base com a estrutura atualizada para ser comparada. Dependendo da estrutura da base de dados, a comparação poderá demorar mais que a sugestão 1.
Necessário conhecer muito bem a estrutura das tabelas do sistema do SGBD, se resolver trocar de banco de dados, provavelmente terá um trabalho maior.

Para os dois casos:
Se possível, sempre execute a atualização no servidor, é muito mais rápido.
Não esqueça do backup antes de atualizar.

Espero ter contribuído.

Sim, ajudou sim vou optar pela primeira opção pelo fato que será o processo mais rápido.

Obrigado
GOSTEI 1

Mais Respostas

Ricardo Rodrigues

Ricardo Rodrigues

25/06/2012

Boa tarde Leandro, um exemplo de como eu fiz foi o seguinte, crie um .ini onde guardo a versão do sistema, e uma constante no meu sistema que guarde a versão do .exe. Quando eu executo o projeto o sistema verifica a versão do .ini, exemplo : 1.10, caso a versão do exe seja 2.00 eu execeuto um aplicativo que faz as alterações no banco de dados.

Espero ter ajudado

Att.
Ricardo Rodrigues
GOSTEI 0
Leandroptu

Leandroptu

25/06/2012

Obrigado por responder, a minha duvida é como que criarei o script no ambiente de desenvolmento e atualizarei somente os novos campos no firebird do cliente (prevalecendo os registros em todas as tabelas), esse procedimento deve funcionar támbem para dominios, triggers e procedures.
GOSTEI 0
Edinei Colli

Edinei Colli

25/06/2012

Sugestão 1:
Implementar um dicionário de dados com identificação de versão.
Ter um campo na base de dados com a versão do sistema.
Ao rodar o seu atualizador ele irá validar a versão do banco de dados e executar as atualizações necessárias da versão gravada no banco de dados até a versão do seu executável.

Ponto positivo:
O dicionário de dados poderá ser utilizado para outras funcionalidades em todo o sistema.
Se futuramente resolver utilizar outro banco de dados, provavelmente não serão muitas as alterações.

Ponto negativo:
Sempre que necessitar atualizar o cliente deverá disponibilizar novo executável do programa atualizador.
Se utilizar procedures, triggers, etc, será necessário algum arquivo com o script com o conteúdo para realizar atualização, pode ser dll ou outro.

Sugestão 2:
Implementar um comparador de base de dados.
O atualizador deverá comparar a base de dados do cliente com uma base original com a estrutura atualizada (sem dados), e executar as alterações necessárias.

Ponto positivo:
Não é necessário enviar executável ao cliente a cada atualização de base de dados.
Não é necessário enviar arquivos auxiliares para procedures, triggers, etc.

Ponto negativo:
Sempre deverá enviar uma base de dados ou script para criar a base com a estrutura atualizada para ser comparada. Dependendo da estrutura da base de dados, a comparação poderá demorar mais que a sugestão 1.
Necessário conhecer muito bem a estrutura das tabelas do sistema do SGBD, se resolver trocar de banco de dados, provavelmente terá um trabalho maior.

Para os dois casos:
Se possível, sempre execute a atualização no servidor, é muito mais rápido.
Não esqueça do backup antes de atualizar.

Espero ter contribuído.
GOSTEI 0
POSTAR