autoincremento usando triggers em campo not null
pessoal,
como tem como eu criar um autoincremento usando triggers em um campo not null??
quando eu vou salvar sempre da erro dizendo q o campo não pode ser nulo...
t+
como tem como eu criar um autoincremento usando triggers em um campo not null??
quando eu vou salvar sempre da erro dizendo q o campo não pode ser nulo...
t+
Mrcdlf
Curtidas 0
Respostas
Vinicius2k
29/04/2005
Colega,
O erro é no banco ou na aplicação ?
Para estes casos, é necessário setar a propriedade ´Required´ do TField em em questão para False no(s) Dataset(s), caso contrário a aplicação estará obrigando-o a preenchê-lo com uma mensagem similar à : ´Field must have a value´.
T+
Para estes casos, é necessário setar a propriedade ´Required´ do TField em em questão para False no(s) Dataset(s), caso contrário a aplicação estará obrigando-o a preenchê-lo com uma mensagem similar à : ´Field must have a value´.
T+
GOSTEI 0
Mrcdlf
29/04/2005
Colega,
T+
o erro vem do banco...
justamente pq a triggers só preenche depois do applyupdate, então ele entente q o campo tá nulo enquanto não poderia estar...
já tentei a propriedade ´Required´ como false mais não mudou nada!
GOSTEI 0
Vinicius2k
29/04/2005
Colega,
Se vc estiver utilizando dbExpress, é necessário setar o Required = False no TSQLDataSet / TSQLQuery e no TClientDataSet. Vc já o fez?
Por favor, poste o código da Trigger, caso a observação acima não seja a solução.
T+
Se vc estiver utilizando dbExpress, é necessário setar o Required = False no TSQLDataSet / TSQLQuery e no TClientDataSet. Vc já o fez?
Por favor, poste o código da Trigger, caso a observação acima não seja a solução.
T+
GOSTEI 0
Mrcdlf
29/04/2005
acho q agora eu consegui...
mais ainda tenho uma duvida...
se eu quiser apresentar esse numero gerado durante a inserção, tem como???
mais ainda tenho uma duvida...
GOSTEI 0
Mrcdlf
29/04/2005
ah, estou usando o IBDataSet
GOSTEI 0
Gandalf.nho
29/04/2005
A maneira mais simples, acho que é usar a propriedade GeneratorField do IBDataSet ou IBQuery
GOSTEI 0
Mrcdlf
29/04/2005
[quote:ede80b93cd=´mrcdlf´]se eu quiser apresentar esse numero gerado durante a inserção, tem como???
A maneira mais simples, acho que é usar a propriedade GeneratorField do IBDataSet ou IBQuery[/quote:ede80b93cd]
pois é... é isso mesmo que vou fazer...
pensei q havia uma maneira do banco fazer isso, mais acho q fica mais viavel a propriedade do IBDataSet mesmo...
GOSTEI 0
Vinicius2k
29/04/2005
Realmente, esta é a opção mais prática. Caso contrário vc teria que utilizar-se da função GEN_ID através de uma query auxiliar para que o valor do Generator possa ser exibido ao usuário sem a necessidade de re-executar a query.
T+
T+
GOSTEI 0