Avanço da tecnologia em geral

Infraestrutura

07/02/2015

Vamos discutir sobre tecnologia, produtos e serviços: Windows, Linux, Servidores e serviços nas nuvens e mobile.
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

Curtidas 0

Respostas

Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

07/02/2015

SQL Server evolui constantemente desde o 2005.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

07/02/2015

Dos titulos que citou as tecnologias na nuvem me chamam bastante atenção: desde compartilhamento de arquivos até utilizar o Microsoft Office e os aplicativos da Google parecidos.
GOSTEI 0
Pedro Amaral

Pedro Amaral

07/02/2015

Dos titulos que citou as tecnologias na nuvem me chamam bastante atenção: desde compartilhamento de arquivos até utilizar o Microsoft Office e os aplicativos da Google parecidos.

Verdade o office utilizar nuvem foi muito bom, é possível logar na conta da microsoft utilizar o office online salvar na nuvem e depois utilizar em outro computador, eliminando a necessidade de pen drive.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

07/02/2015

Isso prova que realmente alguns planos que falam, de até rodar um sistema operacional pela nuvem pode ser possivel.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

07/02/2015

Aproveitando o post, quais distribuições Linux são as mais leves?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

07/02/2015

Falando sobre computação na nuvem, qual está em alta?
Eu já sei de algumas empresas que utilizar Amazon,... alguém conhece outra tecnologia?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

07/02/2015

Eu já sei de algumas empresas que utilizar Amazon,... alguém conhece outra tecnologia?

Eu não conheço essa da Amazon, pra falar a verdade conheço apenas os serviços gratuitos da Microsoft, Google e o Dropbox.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

07/02/2015

Quais serviços são oferecidos pela Amazon Marisiana?
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

07/02/2015

Eu não conheço essa da Amazon, pra falar a verdade conheço apenas os serviços gratuitos da Microsoft, Google e o Dropbox.

Quais serviços são oferecidos pela Amazon Marisiana?

Todos os serviços oferecem espaço para armazenamento em nuvem e cada uma tem suas especificidades.

Eu particularmente ficaria com Microsoft (Onedrive), Google (GoogelDerive) e o Dropbox, pois são serviços consolidados.
Nunca usei os serviços da Amazon, mas acredito na expertise dela. Já li, não pude comprovar se é verdade, que até a Apple usa os serviços dela.

Agora o Azure da Microsoft também é uma ótima opção para virtualização, para mais informações sobre o Azure acesse os links:

http://www.tecmundo.com.br/web/943-windows-azure-seu-computador-vai-as-nuvens.htm
http://blogs.msdn.com/b/conde/archive/2011/02/24/faq-como-usar-o-windows-azure-sem-pagar-gratuito.aspx
http://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-azure/

Comparativo sobre os vários serviços na nuvem nos links:

http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/57904-comparacao-8-melhores-servicos-voce-guardar-arquivos-nuvem.htm
https://tecnoblog.net/169863/comparativo-melhor-servico-armazenamento-nuvem/
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

07/02/2015

Windows Azure e SQL Azure tambem, deve ser bom, ficar despreocupada quanto a disponibilidade do banco.
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

07/02/2015

Windows Azure e SQL Azure tambem, deve ser bom, ficar despreocupada quanto a disponibilidade do banco.

Isto seria só uma pequena parte dos benefícios, o que faz a diferença a não ter de investir em infraestrutura, em uma equipe dedicada, backup e etc.

Agora tem o outro lado que é colocar todo o seu negócio fisicamente fora de sua empresa e a parte de segurança.

Se bem que a segurança pode ser falha tanto na nuvem como local.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

07/02/2015

Deve ser considerado isso tambem.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/02/2015

Eu aposto na estrutura Azure.

Aqui na empresa ja estamos com a maior parte dos nossos servidores hospedados fora da empresa, a minha intencao eh que tenhamos todos fora da empresa. rsrsr

Essa parte de ter um SO rodando na nuvem ja eh possivel por causa da virtualizacao, a plataforma Azure ja oferece isso, alem da VMWhere, vc so precisa com um equipamento que rode algum SO compacto, como o WindowsSE por exemplo, e que lhe forneca conexao com a internet, pronto. rsrsr

Abraco.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

07/02/2015

Como funciona essa maquina na nuvem? vc visualiza atraves do navegador?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/02/2015

nao.

no caso do Azure, vc faz todo o processo de configuracao via brouser, a conexao vc faz via TS(Terminal Service).

Acredito que no Caso do VMWhere tbm.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

07/02/2015

Não existe na visual então?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/02/2015

Nao entendi.

mas eh tudo visual as opeacoes que vc faz.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

07/02/2015

Boas informações Jothaz e Alex!

A Amazon, se não me engano é free...
No caso do Windows Azure e SQL Azure é necessário adquirir licença de uso?
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

07/02/2015

Eu utilizo o Azure para implementar aplicações feitas em .net e testar as mesmas. Com isso eu posso utilizar a licença free(período avaliação gratuita), que me da direito a até 5 sites, e tenho direito ao SQL também. Com a conta gratuita eu tenho R$460,00 para gastos dentro do azure, onde posso gastar com o que necessitar.
Já para máquinas virtuais, você configura a máquina que precisa, e o valor muda de acordo com o que você configurou.
A tabela de valores, você pode encontrar aqui
GOSTEI 0
Soeuseijothaz

Soeuseijothaz

07/02/2015

Só completando o que o Randrade expôs segue o link de como usar o Azure di grátis:

Como usar o windows azure sem pagar

A maioria dos serviços citados são grátis com limitações.

A única ressalva que faço é ter o cuidado de usar serviços de boa procedência e consolidados, pois já tentei usar um que dava 1 tera grátis mas durou somente 6 meses e fechou.

Outro problema é que as vezes depois começam a cobrar pelo serviço.

Agora na minha humilde opinião o Azure, por enquanto, é imbatível. Dependendo do que você necessita vale a pena pagar, pois vale cada centavo.

Na empresa que trabalho atualmente usamos o Office 360 que também é muito bom, principalmente para trabalho colaborativo. E se junto com o servidores SharePoint faz a diferença.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/02/2015

Otimas Informacoes!!!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

07/02/2015

E você conhece a Amazon? Saberia citar vantagens e desvantagens entre a Amazon e o Azure?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/02/2015

Eu nao conheco.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

07/02/2015

E você conhece a Amazon? Saberia citar vantagens e desvantagens entre a Amazon e o Azure?

Eu trabalhei com os AWS( Amazon) somente uma vez, e atendeu minhas necessidades.

Mas comparar AWS vs Azure é um pouco complicado, pois apesar de serem atuarem no mesmo ramo, eles possuem características específicas e distintas, dificultando essa comparação.

Mas achei três links que ajudariam a entender um pouco mais sobre as duas tecnologias. Dois são trabalhos científicos e por ultimo uma pesquisa realizada entre as duas.

COMPUTAÇÃO EM NUVEM E AS DIFERENÇAS TECNOLÓGICAS ENTRE O AMAZON E O AZURE

[url:descricao=Comparação entre Plataformas de Computação em Nuvem*]http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/erad-rs/2012/0038.pdf[/url]

E por ultimo, esta pesquisa foi feita em Novembro de 2014
[url:descricao=Amazon Web Services já tem um concorrente à altura, afirma o Gartner]http://cio.com.br/tecnologia/2014/11/21/amazon-web-services-ja-tem-um-concorrente-a-altura-afirma-o-gartner/[/url]

Lembrando que a AWS possui mais tempo, e o Azure está evoluindo frequentemente, aumentando cada vez mais seus recursos.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

07/02/2015

Nao entendi.

mas eh tudo visual as opeacoes que vc faz.

desculpa, erro do teclado, não existe nada visual?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/02/2015

Sim.

As operacoes sao visuais para criacao das maquinas e gerenciamento das mesmas.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

07/02/2015

Muito bom o artigo! Salvei os dois primeiros links para ler com mais tempo...
Achei bem interessante essa parte do artigo:
Muitos dos outros pontos fortes, da Azure, nascem da experiência da empresa na oferta de serviços de nível empresarial e da integração da sua plataforma com os sistemas já instalados.
Um departamento com importantes investimentos realizados em Office 365 ou na plataforma Microsoft Hyper-V, percebe como a Azure será uma extensão contínua das operações existentes. Isso facilita a criação e utilização de uma cloud híbrida.
Já a AWS depende fortemente de parceiros e ferramentas de conectividade de rede para suportar nuvens híbridas.

Se dúvida é um grande diferencial da Azure.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

07/02/2015

Voltando ao tópico!

Vejo que o assunto evoluiu para o serviços nas nuvens, vale o investimento? quais serviços consideram realmente essenciais na nuvem?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

07/02/2015

Rapaz eu acho que vale cada centavo.

O retorno esta a medio e longo prazo.

Eh claro que esse retorno dependera da estrutura e tal.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

07/02/2015

Sim.

As operacoes sao visuais para criacao das maquinas e gerenciamento das mesmas.

é como eu tivesse utilizando uma maquina virtual?
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

07/02/2015

Se você configurar da forma correta, é a mesma coisa, pois na verdade você "está criando uma máquina virtual".
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

07/02/2015

Tambem vejo como algo bom, o negocio é se tiver interesse por parte da empresa, nem sempre gostam de gastar, principalmente com tecnologia.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

07/02/2015

Se você configurar da forma correta, é a mesma coisa, pois na verdade você "está criando uma máquina virtual".

Se for realmente se estivesse mexendo em uma maquina fixa, realmente é bom.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

07/02/2015

Bom saber disso!
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

07/02/2015

Deve valer mesmo Marisiana, evita-se problemas e muitos, vejo como principal banco de dados.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

07/02/2015

Que bom que a tecnologia está sempre evoluindo e buscando trazer alternativas para melhorar o trabalho dos profissionais e das empresas!
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

07/02/2015

E sobre as tecnologias de servidores(hardware e software) o que me dizem?
GOSTEI 0
POSTAR