Avanço da tecnologia em geral
Carlos Oliveira
Respostas
Mariana Carvalho
07/02/2015
Eduardo Pessoa
07/02/2015
Pedro Amaral
07/02/2015
Verdade o office utilizar nuvem foi muito bom, é possível logar na conta da microsoft utilizar o office online salvar na nuvem e depois utilizar em outro computador, eliminando a necessidade de pen drive.
Eduardo Pessoa
07/02/2015
Roniere Almeida
07/02/2015
Marisiana Battistella
07/02/2015
Eu já sei de algumas empresas que utilizar Amazon,... alguém conhece outra tecnologia?
Eduardo Pessoa
07/02/2015
Eu já sei de algumas empresas que utilizar Amazon,... alguém conhece outra tecnologia?
Eu não conheço essa da Amazon, pra falar a verdade conheço apenas os serviços gratuitos da Microsoft, Google e o Dropbox.
Mariana Carvalho
07/02/2015
Soeuseijothaz
07/02/2015
Eu não conheço essa da Amazon, pra falar a verdade conheço apenas os serviços gratuitos da Microsoft, Google e o Dropbox.
Todos os serviços oferecem espaço para armazenamento em nuvem e cada uma tem suas especificidades.
Eu particularmente ficaria com Microsoft (Onedrive), Google (GoogelDerive) e o Dropbox, pois são serviços consolidados.
Nunca usei os serviços da Amazon, mas acredito na expertise dela. Já li, não pude comprovar se é verdade, que até a Apple usa os serviços dela.
Agora o Azure da Microsoft também é uma ótima opção para virtualização, para mais informações sobre o Azure acesse os links:
http://www.tecmundo.com.br/web/943-windows-azure-seu-computador-vai-as-nuvens.htm
http://blogs.msdn.com/b/conde/archive/2011/02/24/faq-como-usar-o-windows-azure-sem-pagar-gratuito.aspx
http://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-azure/
Comparativo sobre os vários serviços na nuvem nos links:
http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/57904-comparacao-8-melhores-servicos-voce-guardar-arquivos-nuvem.htm
https://tecnoblog.net/169863/comparativo-melhor-servico-armazenamento-nuvem/
Mariana Carvalho
07/02/2015
Soeuseijothaz
07/02/2015
Isto seria só uma pequena parte dos benefícios, o que faz a diferença a não ter de investir em infraestrutura, em uma equipe dedicada, backup e etc.
Agora tem o outro lado que é colocar todo o seu negócio fisicamente fora de sua empresa e a parte de segurança.
Se bem que a segurança pode ser falha tanto na nuvem como local.
Mariana Carvalho
07/02/2015
Alex Lekao
07/02/2015
Aqui na empresa ja estamos com a maior parte dos nossos servidores hospedados fora da empresa, a minha intencao eh que tenhamos todos fora da empresa. rsrsr
Essa parte de ter um SO rodando na nuvem ja eh possivel por causa da virtualizacao, a plataforma Azure ja oferece isso, alem da VMWhere, vc so precisa com um equipamento que rode algum SO compacto, como o WindowsSE por exemplo, e que lhe forneca conexao com a internet, pronto. rsrsr
Abraco.
Mariana Carvalho
07/02/2015
Alex Lekao
07/02/2015
no caso do Azure, vc faz todo o processo de configuracao via brouser, a conexao vc faz via TS(Terminal Service).
Acredito que no Caso do VMWhere tbm.
Mariana Carvalho
07/02/2015
Alex Lekao
07/02/2015
mas eh tudo visual as opeacoes que vc faz.
Marisiana Battistella
07/02/2015
A Amazon, se não me engano é free...
No caso do Windows Azure e SQL Azure é necessário adquirir licença de uso?
Randrade
07/02/2015
Eu utilizo o Azure para implementar aplicações feitas em .net e testar as mesmas. Com isso eu posso utilizar a licença free(período avaliação gratuita), que me da direito a até 5 sites, e tenho direito ao SQL também. Com a conta gratuita eu tenho R$460,00 para gastos dentro do azure, onde posso gastar com o que necessitar.
Já para máquinas virtuais, você configura a máquina que precisa, e o valor muda de acordo com o que você configurou.
A tabela de valores, você pode encontrar aqui
Soeuseijothaz
07/02/2015
Só completando o que o Randrade expôs segue o link de como usar o Azure di grátis:
Como usar o windows azure sem pagar
A maioria dos serviços citados são grátis com limitações.
A única ressalva que faço é ter o cuidado de usar serviços de boa procedência e consolidados, pois já tentei usar um que dava 1 tera grátis mas durou somente 6 meses e fechou.
Outro problema é que as vezes depois começam a cobrar pelo serviço.
Agora na minha humilde opinião o Azure, por enquanto, é imbatível. Dependendo do que você necessita vale a pena pagar, pois vale cada centavo.
Na empresa que trabalho atualmente usamos o Office 360 que também é muito bom, principalmente para trabalho colaborativo. E se junto com o servidores SharePoint faz a diferença.
Alex Lekao
07/02/2015
Marisiana Battistella
07/02/2015
Alex Lekao
07/02/2015
Randrade
07/02/2015
Eu trabalhei com os AWS( Amazon) somente uma vez, e atendeu minhas necessidades.
Mas comparar AWS vs Azure é um pouco complicado, pois apesar de serem atuarem no mesmo ramo, eles possuem características específicas e distintas, dificultando essa comparação.
Mas achei três links que ajudariam a entender um pouco mais sobre as duas tecnologias. Dois são trabalhos científicos e por ultimo uma pesquisa realizada entre as duas.
COMPUTAÇÃO EM NUVEM E AS DIFERENÇAS TECNOLÓGICAS ENTRE O AMAZON E O AZURE
[url:descricao=Comparação entre Plataformas de Computação em Nuvem*]http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/erad-rs/2012/0038.pdf[/url]
E por ultimo, esta pesquisa foi feita em Novembro de 2014
[url:descricao=Amazon Web Services já tem um concorrente à altura, afirma o Gartner]http://cio.com.br/tecnologia/2014/11/21/amazon-web-services-ja-tem-um-concorrente-a-altura-afirma-o-gartner/[/url]
Lembrando que a AWS possui mais tempo, e o Azure está evoluindo frequentemente, aumentando cada vez mais seus recursos.
Mariana Carvalho
07/02/2015
mas eh tudo visual as opeacoes que vc faz.
desculpa, erro do teclado, não existe nada visual?
Alex Lekao
07/02/2015
As operacoes sao visuais para criacao das maquinas e gerenciamento das mesmas.
Marisiana Battistella
07/02/2015
Achei bem interessante essa parte do artigo:
Um departamento com importantes investimentos realizados em Office 365 ou na plataforma Microsoft Hyper-V, percebe como a Azure será uma extensão contínua das operações existentes. Isso facilita a criação e utilização de uma cloud híbrida.
Já a AWS depende fortemente de parceiros e ferramentas de conectividade de rede para suportar nuvens híbridas.
Se dúvida é um grande diferencial da Azure.
Carlos Oliveira
07/02/2015
Vejo que o assunto evoluiu para o serviços nas nuvens, vale o investimento? quais serviços consideram realmente essenciais na nuvem?
Alex Lekao
07/02/2015
O retorno esta a medio e longo prazo.
Eh claro que esse retorno dependera da estrutura e tal.
Mariana Carvalho
07/02/2015
As operacoes sao visuais para criacao das maquinas e gerenciamento das mesmas.
é como eu tivesse utilizando uma maquina virtual?
Randrade
07/02/2015
Se você configurar da forma correta, é a mesma coisa, pois na verdade você "está criando uma máquina virtual".
Carlos Oliveira
07/02/2015
Tambem vejo como algo bom, o negocio é se tiver interesse por parte da empresa, nem sempre gostam de gastar, principalmente com tecnologia.
Mariana Carvalho
07/02/2015
Se você configurar da forma correta, é a mesma coisa, pois na verdade você "está criando uma máquina virtual".
Se for realmente se estivesse mexendo em uma maquina fixa, realmente é bom.
Marisiana Battistella
07/02/2015
Bom saber disso!
Mariana Carvalho
07/02/2015
Marisiana Battistella
07/02/2015
Carlos Oliveira
07/02/2015