B.I Click View vs Outras

Off Topic

03/03/2014

a muito tempo procurava um artigo assim, de apresentão do QlickView, enfim, a Devmedia lançou, hehehe

[url]https://www.devmedia.com.br/qlikview-conheca-a-ferramenta-de-b-i/30123[/url]

pelo que entendo o artigo, o QlickView ele pega os dados de diferentes fontes, quero saber se as principais ferramentas do mercado fazem isso tambem: Microsoft e Oracle.
quem quiser citar outro. fique a vontade.
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Curtidas 0

Respostas

Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

03/03/2014

otimo artigo, gostei, parece que tudo não é free dele, mas mesmo assim, essa ferramenta está crescendo.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

03/03/2014

rapaz, essa ferramenta promete ser uma das melhores, ja ouvi muito falar.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

ninguem mais interessado em B.I?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

A QlikView é concorrente da IBM Cognos BI.
Todos os sistemas de B.I. podem conter dados de diversas fontes de dados, pois isso é realizado no processo de ETL para criação do Data Warehouse.
Já ouvi controvérsias à algumas informações descritas nessa matéria, mas como não conheço a QlikView não posso contradizer.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

mas conhece a ferramenta, sabe dizer se realmente compete de igual com as suas concorrentes?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

A QlikView eu não conheço, só li algumas coisas sobre ela.
Eu conheço a IBM Cognos.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

conheci apenas uma empresa que usava, mas ja faz muito tempo.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

03/03/2014

Marisiana, vc utiliza algum? conhece quais?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Eu utilizo o IBM Cognos Express.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

03/03/2014

pelo Express, posso deduzir que é free?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Infelizmente não, tem que adquirir a licença.
A IBM possui dois pacotes do Cognos:
-> IBM Cognos BI é uma plataforma mais robusta, com mais recursos e é mais utilizada por empresas de grande porte, já que sua licença é mais cara.
-> IBM Cognos Express é uma plataforma um pouco mais enxuta e com uma licença mais acessível, por isso, é mais utilizadas por empresas de médio e pequeno porte.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

03/03/2014

tava com esperança. kkkkk
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

=D .. pois é, assim fica difícil...
Mas se quiser uma ferramenta free pra trabalhar com o B.I., você pode utilizar o Pentaho.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

03/03/2014

muito utilizado no mercado esse? ou apenas para ter uma base?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Eu conheço duas empresas que estão utilizando o Pentaho... Uma delas é a Intuitivus
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

03/03/2014

pelo site é uma empresa grande, e na propria area de B.I
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

A empresa é nova, se não me engano começaram em 2012, mas eles estão focados em uma área que vai evoluir muito, a Business Analytcs que contém BI e Big Data.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

03/03/2014

interessante mesmo, e outra, para se trabalhar com B.I, não necessariamente precisa ter uma grande estrutura de T.I, isso depende, vai caso a caso.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

O mais importante é saber trabalhar e ter uma boa estratégia, o sucesso é consequência.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

03/03/2014

sim, verdade.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

chegando atrasado para variar... com muito cuidado para nao causar um penalti. rsrsr

Acredito que o BI seja um tanto quanto mistificado.

se vc tem um bano de dados simples e consegue no seu proprio sistema expertar os relatorios para o Excel por exemplo e nele tratar os dados e entregar informacoes, vc estara basicamente fazendo o BI.

BI quer dizer Business Inteligence(todos devem saber disso, mas foi so para ficar chique.. srsr) que quer dizer Inteligencia do Negocio ou no Negocio.

Entao, independendo da ferramente, vc pode estar fazendo BI.

Eh claro que as ferramentas lhe darao formas e tecnicas, ou pelo menos lhe possibilitarao conhece-las ou saber da existencia destas tecnicicas.

Isso de certa forma a grosso modo.

Aqui na empresa nao temos nenhum tipo de ferramentas de BI, click view, pentaho, IBM, Report Server/ BI Sql Server, nada disso.

Mas tratamos os nossos dados via scripts do banco de dados e utilizando tags de montagem de relatorios do ERP e com isso temos informacoes para tomadas de decicoes, como por exemplo ranking de vendas do ano por vendedor e cliente, somente do vendedor ou somente do cliente, entao estamos fazendo BI. rsrsr

Por favor, me corrijam se estiver errado.

Bom eh isso ai.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

Antes que eu me esqueca...

Obrigano Roniere, por compartilhar a informacao.

Vou ler o Topico, porque afinal ele muito me interessa... essa eh uma area que gosto e pretendo trabalhar nela um dia... rsrsr

dizem que paga-se bem... kkkkk

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

Gostei do Post.

Fiz uma breve leitura. e gostei.

Linguagem clara e objetiva.

Ja tentei estuda-lo uma serie de vezes, mas nunca consegui, como inumeras outras coisas que tentei e nao consegui.. .kkkk

Mas tenho tentado, essa area de BI com ferramentas especificas faz parte do projeto que tenho para implementar aqui na empresa, se for possivel.

mas como projeto pessoal quero me dedicar, mas especificamente tenho interesse nessa area com o SQL Server e que sabe com Oracle... rsrsr

vamos ver se consigo... rsrsr

Abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

de nada Alex, então no caso da empresa em que trabalha, não existe necessidade de uma ferramenta para tal? ou até mesmo um setor para isso?
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

03/03/2014

Alex, a empresa em que trabalha é medio ou grande porte?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

Oi Roniere,

aqui onde eu trabalho o departamento sou eu. kkkkkk

brincadeira, ate teria necessidade, mas aqui eh bem enxuto.

qto digo que o departamento sou eu, eh quase isso, tenho dois caras que me ajudam.

mas o resto das informacoes, necessidades e conhecimentos, basicamente sou eu quem possuo.

tento passar adiante, mas eh muita coisa, eh dificil pegar uma galera que esta chegando agora no mercado com um tipo de mentalidade e passar mais de 10 anos de experiencia, sem contar que a gente tem os pulos do gato, que eh mais dificil ainda de passar, pq tem toda uma questao cultural envolvida.

Nao sei se fui claro e respondi sua pergunta. rsrsr

Abraco.

Alex - Lekao

de nada Alex, então no caso da empresa em que trabalha, não existe necessidade de uma ferramenta para tal? ou até mesmo um setor para isso?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

foi claro sim e entendo isso.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

Oi Alan,

Honestamente eu nunca entendi muito bem esse enquadramento para definir grande ou pequeno porte.

se formos avaliar em relacao a faturamento, acredito que estamos como de pequeno para medio, se formos avaliar com relacao a volume de movimentacao de produtos etc, acredito que estamos como medio.

mas honestamente nao sei te dizer, acho que medio porte. rsrsr

Alex, a empresa em que trabalha é medio ou grande porte?
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

03/03/2014

sem stress, fica tranquilo.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

Blz...

mas uma coisa eh certa...

algumas coisas que acontecem e alguns costumes sao de empresa de pequeno porte... kkkkk
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Eu não tenho conhecimento suficiente pra dizer o que classifica uma empresa de médio e pequeno porte...
Mas, eu acho, que o número de clientes, o faturamento e a quantidade de funcionários são os principais fatores.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Voltando a falar de B.I., pela experiência e conhecimento que já consegui adquirir na área, o meu conselho para todos os outros que estiverem interessados no assunto:
Conheçam mais sobre ele, busquem aprender como é, pois muitas vezes a gente acha q é uma coisa e quando começa a aprender d fato percebe q é muito mais, ou que não é como estávamos achando que era. Eu não falo só em B.I., falo no processo de desenvolvimento de um projeto de B.I, mais especificamente a criação dos Data Warehouses,

Se a empresa possuir clientes com porte suficiente para adquirir um sistema de B.I., pode ser uma boa oportunidade pra evoluir e fazer a empresa crescer.
O que tenho visto, é que a medida que os gestores forem tomando conhecimento do que é o B.I. e dos benefícios que eles podem vir a ter com ele, eles vão querer ter isso na mão deles e se a tua empresa não tiver preparada pra atender isso, vai ter quem vai estar...
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

03/03/2014

Blz...

mas uma coisa eh certa...

algumas coisas que acontecem e alguns costumes sao de empresa de pequeno porte... kkkkk

imagino essa coisas. kkkkkkk
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

otima dica Marisiana, poderia nos informar por onde começar os estudos? pq assim, geralmente na faculdade não muito bem apresentado.(sem muita atenção)
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Aconselho a começar estudar sobre Data Warehouse, mais especificamente sobre as etapas para a construção de um Data Warehouse.
Nesse contexto, vocês vão aprender sobre a modelagem multidimensional, que é diferente do modelo ER que utilizamos nos sistemas transacionais.
Em seguida, vão aprender sobre o processo ETL (Extração, Transformação e Carga de dados).

GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Alguns links com conteúdo interessantes:

[url]http://www.dataprix.net/pt-pt/blogs/respinosamilla/etapas-na-implementa-o-um-dw-metodologia-constru-o-um-dw[/url]
[url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelagem_dimensional[/url]
[url]http://imasters.com.br/artigo/11178/gerencia-de-ti/construcao-de-data-warehouse-dw-e-data-mart-dm/[/url]
[url]https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-data-warehouse/27945[/url]
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

ai sim hein...material em massa. mais um questionamento, qual a dica vc daria para quem deseja trabalhar com B.I. a principio, deve-se possuir uma otima base teorica, para entender bem o negocio, e a outra parte seria alguma ferramenta.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Acredito que aprender bem os conceitos, pra entender bem o que é e como é ajuda bastante...
Pelo menos pra mim ajudou muito. Tem coisas que estou aplicando na prática agora, mas q eu já sabia na teoria, então, por isso, não fico perdida.
Nesse primeiro link tem bem certinho as etapas, vale a pena começar estudar do princípio.
Eu considero como se fosse uma mudança de cultura, pq não é a mesma coisa que os sistemas transacionais.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Outra questão interessante a ser estudada no início é a diferenciação dos sistemas OLAP e dos sistemas OLTP.
A partir daí, vocês vão entender a diferença dos sistemas transacionais para os sistemas de apoio a decisão.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

sim, muda totalmente a forma de pensar, trabalhar, afinal é uma coisa perto dos banco de dados, porem o caminho é outro.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

É isso mesmo Roniere!
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

03/03/2014

eu mais uma vez, Marisiana, gostei dos links, dei lida por cima, depois com mais calma eu olho direito. me diz uma coisa, pra conseguir emprego/estagio nessa area, sabe os requisitos minimos? é necessario ter certificação?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

É isso mesmo Roniere!

eu tive essa disciplina na faculdade, gostava bastante, mas infelizmente não passava da li, inclusive, fiz um artigo demonstrando a criação de um cubo do analysis Services.(na epoca da faculdade) mente fresca com esses assuntos.

da uma olhada lá e diz o que achou:

[url]https://www.devmedia.com.br/criando-um-cubo-no-analysis-services/25302[/url]
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

eu mais uma vez, Marisiana, gostei dos links, dei lida por cima, depois com mais calma eu olho direito. me diz uma coisa, pra conseguir emprego/estagio nessa area, sabe os requisitos minimos? é necessario ter certificação?

A principio tudo depende do nível de conhecimento que a vaga exige.
Mas, independente do nível, da função que vc for exercer, é muito importante saber o que é a modelagem multidimensional e o processo de ETL que resulta na criação dos Data Warehouses. Além disso, é fundamental saber trabalhar com banco de dados, pois vc terá que analisar dados de fontes diferentes e a partir dali criar o modelo multidimensional pra depois colocar na mão na massa e fazer o processo de extração, transformação e carga de dados (ETL).

Acredito que conhecer os conceitos já vai ajudar muito e também vai abrir portas pra um trabalho em nível inicial na área. Pois como é uma área q ainda não é tão "trabalhada" no mercado de TI e que não tem tantos cursos específicos sobre ela, muitas empresas abrem espaço para o crescimento do profissional dentro da empresa.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

03/03/2014

obrigada pela resposta esclarecedora, tambem noto isso, poucos cursos na area, e outra coisa, quando aparece cursos, é por um certo periodo.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

É isso mesmo Roniere!

eu tive essa disciplina na faculdade, gostava bastante, mas infelizmente não passava da li, inclusive, fiz um artigo demonstrando a criação de um cubo do analysis Services.(na epoca da faculdade) mente fresca com esses assuntos.

da uma olhada lá e diz o que achou:

[url]https://www.devmedia.com.br/criando-um-cubo-no-analysis-services/25302[/url]

Que legal Roniere!!
Vou olhar com mais calma hoje a tarde depois posto minha opinião...
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

fico no aguardo Marisiana.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Demorei, mas retornei!! =D

Olhei teu artigo Roniere... Gostei dele, achei bem interessante!
Não conheço a ferramenta que vc apresentou, mas pelo que entendi, ela é utilizada para modelar os metadados...
Como vc fez pra criar o banco?
Pelo que entendi, vc já tinha as tabelas criadas e na ferramenta você referenciou elas, foi isso?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

com a permissão do meu professor, utilizei o banco que foi utilizado em sala de aula, se não me falha a memoria, acho que isso era um trabalho.
fico feliz em ter gostado do artigo.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

03/03/2014

Otimo artigo Roniere.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

com a permissão do meu professor, utilizei o banco que foi utilizado em sala de aula, se não me falha a memoria, acho que isso era um trabalho.
fico feliz em ter gostado do artigo.

Sem dúvida, o conhecimento que vc adquiriu para fazer esse artigo pode agregar se vc for estudar sobre Data Warehouse e BI.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

eu queria muito, mas as vezes as oportunidades não ajudam, mas enfim, o importante é que será util.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

03/03/2014

parabens Roniere.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

obrigada pela resposta esclarecedora, tambem noto isso, poucos cursos na area, e outra coisa, quando aparece cursos, é por um certo periodo.

Pois é Mariana...
Eu tive uma disciplina sobre data warehouse no MBA pra DBA Oracle, depois disso, tudo o que aprendi foi por pesquisas e estudos que fiz por conta própria...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

eu queria muito, mas as vezes as oportunidades não ajudam, mas enfim, o importante é que será util.

O melhor conselho que posso te dar:
"É melhor estar preparado e não ter nenhuma oportunidade, do que ter uma oportunidade e não estar preparado."
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

"É melhor estar preparado e não ter nenhuma oportunidade, do que ter uma oportunidade e não estar preparado."
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Desculpa pela triplicação dos posts, travou meu navegador e não sei porque postou tudo isso...
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

03/03/2014

Pois é Mariana...
Eu tive uma disciplina sobre data warehouse no MBA pra DBA Oracle, depois disso, tudo o que aprendi foi por pesquisas e estudos que fiz por conta própria...

vc fez MBA, qual o nome, desculpa, não lembrando...
depois desse MBA, foi facil arrumar um trabalho?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

tudo bem, as vezes isso ocorre comigo tambem, eu queria muito fazer um curso sobre o tema, mas infelizmente fazer um curso não garante nem um estagio.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

eu tbm...

mas honestamente acho que vou ter que me dividir em uns quatro para conseguir fazer as coisas que gostaria... rsrs

e BI eh uma das coisas que gostaria de me aprofundar, pq gosto muito da manipulacao de dados. rsrsrs
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Pois é Mariana...

vc fez MBA, qual o nome, desculpa, não lembrando...
depois desse MBA, foi facil arrumar um trabalho?

O nome é MBA em Administração de Banco de Dados Oracle, fiz pela IMED aqui de Passo Fundo. Vi que vc é de Porto Alegre, se não me engano tem IMED ali....
O que eu posso dizer é que o conhecimento que vc adquire é único e muito válido. Acredito que consiga trabalho facilmente com uma especialização dessas.
Ou pelo menos, de início, vc pode conseguir algum trabalho mais voltado pra banco de dados, visto que, a função de um DBA exige um bom nível de conhecimento e pela sua extrema importância dentro de uma empresa. Pois, na minha opinião, o DBA trabalha com o "coração" de todos os sistemas.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

eu tbm...

mas honestamente acho que vou ter que me dividir em uns quatro para conseguir fazer as coisas que gostaria... rsrs

e BI eh uma das coisas que gostaria de me aprofundar, pq gosto muito da manipulacao de dados. rsrsrs

Se vc quer começar a trabalhar com isso, seria interessante vc repassar um pouco das coisas q vc faz pra outra pessoa pra vc sobrar tempo pra investir nisso...
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

Bem que gostaria... rsrsr

esta uma luta para conseguir contratar mais um... o ideal seria 3, e 2 estaria excelente... rsrsr

e para ajudar um dos meus colaboradores se acidentou e estou com um a menos. rsrsr

=/

eu tbm...

Se vc quer começar a trabalhar com isso, seria interessante vc repassar um pouco das coisas q vc faz pra outra pessoa pra vc sobrar tempo pra investir nisso...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

É, nesse caso é complicado mesmo...
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

é dificil viu Alex, o tempo complica demais.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

eh vdd...

ta complicado mesmo...

fora o tempo que ta curto... to muito cansado.. muito estressado e to fazendo um acompanhamento para ver ser estou com pressao alta.

eeee DNA danado!!!!

rsrsrsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

hoje em dia a carga de trabalho é pesada, 8horas, quando não é mais, complica.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

03/03/2014

hoje em dia a carga de trabalho é pesada, 8horas, quando não é mais, complica.

se vira nas 8 ou 12 horas de trabalho, essa é a verdade, se vira!!!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

se vira mesmo, kkkkkk, mas é assim mesmo. ta normalizado.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

"se vira" resume bem meu cotidiano... kkkk

o problema eh que to ficando de saco cheio cada dia que passa. rsrs
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

essa "rotina" não é boa no sentido de se satisfazer profissionalmente. nem sempre.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

eu acho que nao eh boa nunca...

pq mesmo quem gosta de desafios e que nao gostar de rotinas, vc ficar sob esse tipo de tratamento e pressao, alem de vc nao render vc se estressa e sedo ou tarde vc pula fora. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

é complicado Alex,
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

com certeza eh muito complicado.

o problema em algumas destas questoes do "se vira" eh que vc ultrapassa o limite do respeito e da moral. ai complica de verdade.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

prefiro não comentar mais nada, se não seria papo para alguns meses.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

kkkkkkk... normal... rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

Marisiana, Alex e Mariana, ja viram?

[url]https://www.devmedia.com.br/qlikview-com-base-de-dados-excel/30338[/url]
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Interessante Roniere!
Na plataforma IBM Cognos há ferramenta chamada IBM Cognos Insight que possibilita realizar essa análise a partir dos dados de uma planilha do Excel.
Imaginem que vc tem um relatório no ERP que gera uma carga enorme de dados em arquivo do Excel e vocês analisar apenas essas informações por diversos ângulos apenas arrastando a planilha do excel pra tela da ferramenta e fazendo algumas poucas configuração. A ferramenta mapeia os dados e cria dimensões e medidas para cada coluna da planilha pra que você possa utilizar essa informações para visualizar em gráficos, tabelas, para filtrar em um grão menor. Enfim, sem querer confundir muito, é possível valorizar muito mais as informações.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

OI Roniere,

Realmente interessante.

nas fucadas que dei no click view, percebi que ele tinha essa possibilidade.

o que me aparentou, que vc com um conhecimento um pouco mais avancado, teria o mesmo resultado usando apenas o Excell, nao quero que parece que estou menosprezando a ferramenta, nem o post, mas ja fiz coisas parecidas diversas vezes usando apenas o Excel e suas tabelas dinamicas e graficos dinamicos.

Trabalhei em uma empresa no departamento de planejamento(era uma construtora) e eu montava relatorios de progresso da obra, baseado em tabelas dinamicas, relatorios de consumo de material e andamento, falta de funcionarios, etc. tudo com excell, montei no excel uma base de dados de cadastramento de funcionarios, uma outra com apontamento de funcionarios, e varias outras, e com essas tabelas eu utilizava em uma outra que coletava esses dados e a partir desta esse dados eram utilizados nas tabelas dinamicas e nos graficos dinamicos, o resultado era muito parecido com o que foi apresentado no post.

Na epoca eu nao fazia a menor ideia de como se usava um banco de dados relacional nem tinha contato com firebird, sql server, oracle e etc.

Mas eh muito interessante porque acredito que a ferramenta ira trazer uma certeza leveza no desenvolvimento e apuracao dos dados e agilidade tambem.

na minha experiencia eu levei bastante tempo montando a estrutura para conseguir entregar os relatorios, coisa que ate entao ninguem fazia no canteiro e foi dissiminado e distribuido depois.

mas obrigado por compartilher e me desculpe o mal jeito, nao sei se me expressei bem ou se fui deselegando ou mal educado, nao estou no meu melhor dia. rsrsr

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Eu vejo essa opção de utilizar o excel como uma alternativa de emergência.
Não acredito que seja a melhor forma de trabalhar com os dados pois a segurança no manuseio dos dados não é segura. Se um número fora alterado manualmente, já boicota a realidade da informação.
A melhor forma d fazer um B.I. com eficiência e eficácia é criando o Data Warehouse e automatizando a carga de dados através do processo de ETL.
Os dados do sistema de B.I. só podem ser transformados, de acordo com a necessidade, durante o processo de ETL. Não se pode realizar UPDATE e muito menos DELETE nos dados, eles são somente para consultas. É por isso, que um dos objetivos do B.I. é identificar falhas e erros na manutenção dos dados do ERP visando melhorar a qualidade das informações que são armazenadas.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

Concordo!!!

Ja vi casos de utlizacao do Excell para a montagem dos dados BI.

Eram feitas as exportacoes necessarias do ERP ou do Banco e a manipulacao dos dados feitos no excell.

Eh claro que essa realidade eh de empresas que nao tem condicoes fincanceiras de contratacao de um software de BI.

Um dos meus planos aqui onde trabalho eh fazer essas montagens citadas pela Marisiana para implementar essa opcao, se nao me engano com o SQL Server a parte de BI eh feita com o Reporting Service.

Abraco.

Alex - Lekao

P.S.: a experiencia que citei que eu fazia com excel, na epoca eu desconhecia essas ferramentas, e nao estou defendendo o uso do excel para isso, acredito que seja melhor a utilizacao de banco de dados, sempre, pelos motivos citados pela Marisiana. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

Marisiana e Alex, no tempo que abri o post, não tinha visto essa "visibilidade" sobre o Qlickview, ja é o segundo sobre esse ferramenta.

alem de dessa Marisiana, conhece outra que consegui interagir com o excel?
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

03/03/2014

show hein esse artigo. gostei. está bem explicativo.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

Oi Roniere,

Eu nao entendi a respeito da Visibilidade. rsrsr mas tem erro nao, nao estou no meu melhor dia. kkkk

Acredito que se tratando de BI, a maioria delas deverao dar a possibilidade de importar dados do excel, ate mesmo porque pode ser necessario usar o excel de alguma forma externa para composicao do dado necessario, dois sistemas diferentes e distintos, ou recebeu algum dado de um fornecedor, etc.

Desculpe atravessar o caminho. rsrsr
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Não conheço Roniere....
Pode ser que outras plataformas de desenvolvimento de sistemas de B.I. também tenha, como por exemplo a Pentaho, a da Microsoft, da SAP...
Mas não conheço essas plataformas, então não sei informar.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Que bom que gostou Alan!
Como o B.I. é uma tecnologia nova e praticamente não se aprende sobre ela na graduação, eu acho interessante gerar essas discussões.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

Acho muito util tbm.

Eu particularmente, desde a primeira vez que ouvi falar me interessei muito e tenho tentado aprender mais, mas ta complicado. kkkk

mas to correndo atraz. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

ok Marisiana, Alex, é bom ter uma base sobre a questão de B.I, base é fundamental, depois parte para as ferramentas, a parte tecnica de qualquer uma.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

03/03/2014

Que bom que gostou Alan!
Como o B.I. é uma tecnologia nova e praticamente não se aprende sobre ela na graduação, eu acho interessante gerar essas discussões.

entendo isso, apenas apresentam e dizem que existe. kkkk
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

É que o foco dos cursos de graduação é ensinar a lógica de programação e formar profissionais para desenvolverem sistemas OLTP.
Sistemas OLAP são um estágio mais avançado, pra trabalhar com eles tem que conhecer e saber trabalhar com sistemas OLTP.
Seria bom se as instituições começassem oferecer pós-graduação sobre esses sistemas, pois ainda temos pouquíssimas opções.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

Sim.

eu ainda nao tenho graduacao nenhuma, e o curso que comecei a fazer tive a impressao, que estao correndo atraz do vendo e passando tudo na correria e apresentam algumas ferramentas com ensinos superficiais em cima do basico.

no mais, vc quem se vire para aprender de verdade a situacao, nao estou dizendo a faculdade tenha que ensinar, mas talvez dar uma base melhor seria interessante, afinal a base eh a que da sustentacao para tudo.

Eu por exemplo estou tentanciando a fazer um tecnologo de banco de dados, na esperanca que ele me de bases solidas em banco de dados. rsrsr

Abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

Marisiana, poucas mesmo, inclusive aqui em Fortaleza, teve uma empresa, que tem um centro de treinamento, mas alguns cursos são por temporadas(não fixos), teve um especifico de B.I, dividido em dois, a primeira parte só teoria, a base mesmo, a segunda, com a ferramenta da Microsoft. se tivesse me sobrado dinheiro teria feito.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

03/03/2014

opa, tambem me interesso pelo assunto, acabei de ler o artigo, está bem explicado, vou ver se consigo baixar essa ferramenta e testar.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

03/03/2014

Eu ainda chego la... rsrsr

FAz parte dos meus planos fazer o curso referente a BI microsoft. kkkk
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

Marisiana, poucas mesmo, inclusive aqui em Fortaleza, teve uma empresa, que tem um centro de treinamento, mas alguns cursos são por temporadas(não fixos), teve um especifico de B.I, dividido em dois, a primeira parte só teoria, a base mesmo, a segunda, com a ferramenta da Microsoft. se tivesse me sobrado dinheiro teria feito.

Uhum.. sei como é. Eu me obriguei a fazer um a distância porque não tinha nenhum que fosse presencial e acessível para mim.
Mas tá valendo porque estou conseguindo ampliar meus conhecimentos.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

pode informar aonde está fazendo esse a distancia? preço ta bom?
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

03/03/2014

Eu ainda chego la... rsrsr

FAz parte dos meus planos fazer o curso referente a BI microsoft. kkkk

eu tambem queria, mas esses cursos são dificeis de achar.

GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

03/03/2014

pode informar aonde está fazendo esse a distancia? preço ta bom?

O bom é relativo, então não sei dizer se é bom ou não... =D
Eu faço o MBA em DW e BI desse programa de EAD wPos
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

03/03/2014

está bom mesmo. acabei de ver.
GOSTEI 0
POSTAR