Backup automatizado

MySQL

22/09/2014

Ultimamente estou fazendo perguntas um tanto meio que influencias pelas leituras de outros bancos e por conhecer pouco o MySQL e suas ferramentas tenho que fazer, existe alguma forma de automatizar backups do MySQL, li a respeito mas utilizavam o Linux.
Alan Mario

Alan Mario

Curtidas 0

Respostas

Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

22/09/2014

Sim. Você pode criar um shell script que faça o backup e colocar ele para ser executado de tempos em tempos pelo crontab, bem simples.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

22/09/2014

Sendo mais direto :

backup_mysql.sh
mysqldump -h HOST -u LOGIN -p -R --opt BANCO > backup.sql

no crontab você apenas agenda a tarefa para executar o "backup_mysql.sh"
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

Esse crontab é em ambiente Linux não é? eu li mas não sei ao certo.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

22/09/2014

Sim, crontab é um serviço disponível para o linux que é capaz de executar tarefadas agendadas.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

Para o windows é o mesmo que um .bat?
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

Ronaldo, é a mesma utilização?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/09/2014

Vou me intrometer na conversa aqui =D
Esse artigo ensina como programar um backup automático e criar o arquivo .bat no MySQL, achei q seria interessante compartilhar...

[url:descricao=Criar Bat e Backup Automático MySQL]https://www.devmedia.com.br/criar-bat-e-backup-automatico-mysql/20896[/url]
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

Mais que importante, a resposta foi direta ao ponto, só não entendi aonde inserir os comandos.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

22/09/2014

Vou me intrometer na conversa aqui =D
Esse artigo ensina como programar um backup automático e criar o arquivo .bat no MySQL, achei q seria interessante compartilhar...

[url:descricao=Criar Bat e Backup Automático MySQL]https://www.devmedia.com.br/criar-bat-e-backup-automatico-mysql/20896[/url]

Ótimo artigo se estiver usando Windows. Se estiver usando Linux o melhor mesmo é o crontab.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

22/09/2014

Para o windows é o mesmo que um .bat?

O shell script é como se fosse um ".bat" para o Windows, como você citou. Mas o crontab é um serviço, como um programa instalado no windows.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

entendi, então é feito pelo prompt e pode ser feito pela ide?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/09/2014

Um ponto importante a ser observado...
Pelo que entendi, o código de exemplo no artigo é programado no Delphi, eu imagino que ele cria uma aplicação e deixa ela rodando como serviço...

Eis um exemplo de como fazer no PHP: [url]http://www.deivison.com.br/criacao-de-backups-de-banco-de-dados-mysql-automaticamente/[/url]

Tem também como fazer em uma ferramenta de administração do MySQL, como, por exemplo, a MySQL Workbench.

Depende de como vc está trabalhando...
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

22/09/2014

entendi, então é feito pelo prompt e pode ser feito pela ide?

Pela IDE ? Bom, eu aconselharia você a criar um script (shell script) que faça o backup pois é o método mais fácil. Pela IDE, apenas se você for desenvolver uma aplicação para fazer o backup automático (o que acho desnecessário).
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

Confesso que não estou entendendo bem, principalmente os codigos, Marisiana, isso é PHP?

Ronaldo, estou por fora desse shell, tem no windows isso?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/09/2014

Te mostrei dois exemplos, um em Delphi e o outro em PHP. Essas são opções de criar uma aplicação para fazer o backup dos dados.

Além disso, vc pode programar o backup na ferramenta de administração do MySQL, aí vc tem q ver qual ferramenta vc está utilizando pra ver como se faz...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/09/2014

Me intrometendo na pergunta que vc fez ao Ronaldo sobre o shell...
Acredito q todos os bancos de dados possuem um shell pra vc administrar as instâncias, que é como um prompt de comando do windows.
No Oracle, por exemplo, temos o SQLPlus por onde pode-se administrar as instâncias da mesma forma que se faz no Oracle Enterprise Manager que é a ferramenta com interface gráfica de administração do Oracle.

Enfim, não sei se ajudei ou se atrapalhei.. =D
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

Te mostrei dois exemplos, um em Delphi e o outro em PHP. Essas são opções de criar uma aplicação para fazer o backup dos dados.

Além disso, vc pode programar o backup na ferramenta de administração do MySQL, aí vc tem q ver qual ferramenta vc está utilizando pra ver como se faz...

Utilizando a ferramenta MySQL Workbench que é para ser somente SQL, o que fazer, pois vc passou dois exemplos com outras tecnologias.

sobre o shell, então é acessar o MySQL atraves do prompt(Windows), ja fiz isso, mas foi para mudar a senha.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

22/09/2014

Alan Mario, acho que você está se complicando, vamos com calma. Pelo que pude perceber você está trabalhando com o Windows e não com Linux, nesse caso a minha sugestão de usar crontab e etc não vale, você vai ter que procurar um outro meio.

Neste tutorial: http://www.oskar.org/blog/2012/jan/scheduled-backup-of-mysql-databases-in-windows, ele ensina a realizar o backup de uma base no mysql usando um arquivo ".bat". Você vai usar um serviço chamado "AT" que é analogo ao "CRONTAB" no Linux mas para Windows.
Leia com calma e se surgirem dúvidas pode postar aqui.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

Estou mesmo me complicando...hahahaha..é assim mesmo, desculpa e obrigado pela paciencia.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

22/09/2014

Estou mesmo me complicando...hahahaha..é assim mesmo, desculpa e obrigado pela paciencia.

Sem problemas, leia o tutorial acima com calma que você consegue.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/09/2014

sobre o shell, então é acessar o MySQL atraves do prompt(Windows), ja fiz isso, mas foi para mudar a senha.

Esse shell não é o mesmo que o prompt do Windows é uma outra ferramenta, que é própria do SGBD...
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

Sem problemas, leia o tutorial acima com calma que você consegue.

sim, sim..tentarei.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

Esse shell não é o mesmo que o prompt do Windows é uma outra ferramenta, que é própria do SGBD...

Como executar?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

22/09/2014

Como executar?

Corrigindo. O Shell não é uma ferramenta própria do SGBD e sim do Sistema Operacional Unix, ou seja, não foi criado para satisfazer necessidades do MysQL ou qualquer outro programa que seja e sim do Unix para uso geral, assim como o ".bat" do Windows é do Windows como um todo e não de um software específico.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/09/2014

Tá certo Ronaldo.. Eu não devia ter usado esse nome, não soube como me referir a ferramenta...
Desculpem meu equívoco!
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

Mas atraves dele podemos fazer bastante configurações, já ouviu falar do Windows Power Shell?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

22/09/2014

Mas atraves dele podemos fazer bastante configurações, já ouviu falar do Windows Power Shell?

Sim, o Windows Power Shell é um "CMD melhorado", com mais comandos e melhor dinâmica de trabalho.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

Pensei que fosse uma ferramenta poderosa, pois falam assim.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

22/09/2014

Mas é poderosa sim, em nenhum momento disse ao contrário. Comparado ao CMD é bem melhor.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/09/2014

Olha que show esse curso! Ferramentas Administrativas do MySQL
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

Mas é poderosa sim, em nenhum momento disse ao contrário. Comparado ao CMD é bem melhor.

ah bom, entendi errado.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

Olha que show esse curso! Ferramentas Administrativas do MySQL

Interessante hein!!!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

22/09/2014

Muito interessante! Eu não sabia da existência dele, encontrei ontem pesquisando...
Se você trabalha com MySQL, vale a pena fazer o curso.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

22/09/2014

Muito interessante! Eu não sabia da existência dele, encontrei ontem pesquisando...
Se você trabalha com MySQL, vale a pena fazer o curso.

Pela lista de assuntos não tenho duvida de ser otimo.
GOSTEI 0
POSTAR