Baixa de Estoque

Delphi

03/09/2005

Olá amigos, tudo bem?

Estou desenvolvendo um aplicativo cuja função básica é controlar os cartuchos de impressoras que são enviadas para as unidades da empresa onde trabalho.

Vou dar um exemplo para que possam entender melhor minha dúvida.
Num determinado dia, o usuário X deu uma entrada de 20 cartuchos da impressora hp modelo 8727A do fornecedor A. No mesmo dia, foi dada a saída de 3 cartuchos do mesmo modelo para uma unidade da zona sul de São Paulo. Desta forma, sobraram 17 em estoque. Num outro dia, sairam 2 para a unidade de Guarulhos e 1 para a unidade de Cotia. Agora, restam 14 do mesmo modelo ainda. Como eu nunca fiz um sistema deste tipo, pois sou iniciante, gostaria de saber como devo fazer este processo, uma vez que tem outros modelos de cartucho.

Eu já fiz uma tabela de entrada e outra de saída, e montei até as telas. Estou usando dbxpress e banco de dados interbase.

Estou no aguardo.

[]´s

Rogério

Roger1976

Roger1976

Curtidas 0

Respostas

Winfor

Winfor

03/09/2005

Olá amigos, tudo bem? Estou desenvolvendo um aplicativo cuja função básica é controlar os cartuchos de impressoras que são enviadas para as unidades da empresa onde trabalho. Vou dar um exemplo para que possam entender melhor minha dúvida. Num determinado dia, o usuário X deu uma entrada de 20 cartuchos da impressora hp modelo 8727A do fornecedor A. No mesmo dia, foi dada a saída de 3 cartuchos do mesmo modelo para uma unidade da zona sul de São Paulo. Desta forma, sobraram 17 em estoque. Num outro dia, sairam 2 para a unidade de Guarulhos e 1 para a unidade de Cotia. Agora, restam 14 do mesmo modelo ainda. Como eu nunca fiz um sistema deste tipo, pois sou iniciante, gostaria de saber como devo fazer este processo, uma vez que tem outros modelos de cartucho. Eu já fiz uma tabela de entrada e outra de saída, e montei até as telas. Estou usando dbxpress e banco de dados interbase. Estou no aguardo. []´s Rogério

Na verdade, você pode fazer tanto entrada como saída numa mesma tabela, identificando apenas através de um flag o tipo de movimento que está sendo realizado. Neste tabela vc pode até (alguns preferem assim) fazer registro de movimento de estorno e outros tipos de E/S. O importante é vc se preocupar em montar o histório de E/S do produto a qualquer momento. Informando saldo anterior, mov. E/S e saldo final. Para isso nesta tabela de movimento eu sempre coloquei estes 3 campos para tratar registrar estes valores. Procure também identificar no movimento, qual usuário efetuou a transação, com data e horário (se for o caso) assim vc terá o histório completo de E/S do produto. Muitos preferem ainda fazer uma rotina específica de balanço para que seja apurado se o saldo existente está condizente com o movimento realizado.
No mais, é só desenvolver as rotinas necessárias para a administração que dá tudo certo.
Só mais um detalhe, se por ventura vc vislumbrar a possilbilidade de fraude no estoque de cartuchos, tipo cartuchos sumirem sem mais nem menos, procure identificá-los através de códigos próprios gerados pelo sistema, sejam eles códigos de barras, sequência númerica, etc... Certifique-se que o movimento dos produtos estejam certos em relação ao estoque, aí dificulta as pessoas alegarem falha do sistema para uma possível diferença de estoque.

Espero ter ajudado. Um abraço.

GOSTEI 0
Roger1976

Roger1976

03/09/2005

... valeu pela dica, agora estou vendo a coisa por outro ângulo, vc sabe onde posso encontrar um modelo, pois tentei achar na internet, e até agora nada... vou começar a desenvolver o processo dentro das dicas que vc me deu e qdo eu terminar avisarei...

Grato,

[]´s

Rogério

GOSTEI 0
Winfor

Winfor

03/09/2005

... valeu pela dica, agora estou vendo a coisa por outro ângulo, vc sabe onde posso encontrar um modelo, pois tentei achar na internet, e até agora nada... vou começar a desenvolver o processo dentro das dicas que vc me deu e qdo eu terminar avisarei... Grato, []´s Rogério

Ow, fica difícil pq o que te passei foi implementado em meus sistemas ao longo do tempo. A maioria dos demos disponíveis na Web são versões mais simples e básicas. Mas dê uma olhada no www.superdownloads.com.br lá vc deve achar algum demo ou share que te dê uma boa noção do que fazer, ou até mesmo vai achar uma versão de estoque que faça o que vc precisa. Depois é só vc ir aprimorando seu projeto de acordo com as necessidades que vão surgindo.

Um abraço.

GOSTEI 0
Roger1976

Roger1976

03/09/2005

Valeu, foi seguir sua sugestão.

Obrigado,

[]´s

Rogério

GOSTEI 0
POSTAR