Banco de dados desconhecido

Delphi

28/06/2010

Salve Salve delphianos! Estou com problema de conexão eu acho! Estou usando o delphi 7 + bde + firebird 2.1 + ibexpert ; Quando faço um insert ele da o erro Banco de dados desconhecido alias: conect (eu criei este alias); aparentemente está tudo ok não sei masi o que pode ser já olhei passo a passo para ver se tinha deixado alguma falha mas acho que não espero que possam me ajudar este é meu trabalho de conclusão do curso técnico do 3ª módulo e acho que me fu%$%$¨% hehe
Rafael Gomes

Rafael Gomes

Curtidas 0

Respostas

Carlos Mazzi

Carlos Mazzi

28/06/2010

Mas para realizar updates, deletes, ... connect... drops.. ele funciona, ou nao funciona nada?
GOSTEI 0
Rafael Gomes

Rafael Gomes

28/06/2010

Não funciona nada! e como ele não enxergase o banco !
GOSTEI 0
Rafael Gomes

Rafael Gomes

28/06/2010

é muito estranho já criei outro alias ja refiz a coneção e nada de funfar!! 
GOSTEI 0
Carlos Mazzi

Carlos Mazzi

28/06/2010

Mas seu problema esta relacionado `a uma conexao BDE, ou no Firebird 2.1 ?
GOSTEI 0
Rafael Gomes

Rafael Gomes

28/06/2010

Valew carlos já resolvi o problema ! Fis coisa de amador mesmo  hehe o meu database estava no form errado e não no form principal onde fica sempre em execussão dae é calro ele não enxergava o banco hehe mas valew pela força.... abç
GOSTEI 0
Rafael Gomes

Rafael Gomes

28/06/2010

Estou "começando" no delphi como vcs podem ver tenho outra duvida com query EStou tentando jogar o nome do cliente que esta na minha dbgrid para meu edit que esta em outro form e não estou conseguindo já fiz o form enxergar o outro na uses   codigo :    Frmcontrole_gasto.Edcli_forn:=  (daqui para frente não sei como devo fazer ...) obs: a dbgrid esta em outro form quero fazer quando o usuário clicar no nome do cliente ele apareça no edit do outro formulário..)             esse código estou fazendo na ondblclick da grid...
GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

28/06/2010

Estou "começando" no delphi como vcs podem ver tenho outra duvida com query EStou tentando jogar o nome do cliente que esta na minha dbgrid para meu edit que esta em outro form e não estou conseguindo já fiz o form enxergar o outro na uses   codigo :    Frmcontrole_gasto.Edcli_forn:=  (daqui para frente não sei como devo fazer ...) obs: a dbgrid esta em outro form quero fazer quando o usuário clicar no nome do cliente ele apareça no edit do outro formulário..)             esse código estou fazendo na ondblclick da grid...
O que esta no Seu DbGrid vem de um DataSource  que esta Ligado a um DataSet que representa vários Fields digamos assim   Então Vc Faz assim  
SeuEdit.Text := SeuDataSet.FielddByName('SeuCampo').asstring
  co, este Codigo o que esta no seu DbGrid , sera exposto Tb No Seu Edit
GOSTEI 0
Rafael Gomes

Rafael Gomes

28/06/2010

HUUM pois é mas meu dataset é uma query dae não tem o recurso fieldbyname esse que é o problema!! Como não estava conseguindo com a query acrescentei uma TABLE dae "funfou" mas quando clico no nome do cliente que não seja o primeiro ele sempre retorna o primeiro ! ex: clico no terceiro ele exibe  o primeiro, ou clico no segundo ele exibe o primeiro;     Tenho como fazer isso usando como meu data set a  QUERY?? COMO FAÇO ISSO ??   O código que estou usando com table e não com query ....   Frmcontrole_gasto.Edcli_forn.Text:= FrmNome.Tblname.fieldbyname('NOME_CLI_FOR').AsString;
GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

28/06/2010

HUUM pois é mas meu dataset é uma query dae não tem o recurso fieldbyname esse que é o problema!!
  Tem sim .. Pois o fieldByName foi declarado na Classe Secção Publica da Classe TDataSet Veja como esta declarado a function  
TDataSet = class(TComponent, IProviderSupport)
......
 public
....
    function FieldByName(const FieldName: string): TField;
...
end;

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

28/06/2010

HUUM pois é mas meu dataset é uma query dae não tem o recurso fieldbyname esse que é o problema!!
  Tem sim .. Pois o fieldByName foi declarado na Classe Secção Publica da Classe TDataSet Veja como esta declarado a function  
TDataSet = class(TComponent, IProviderSupport)
......
 public
....
    function FieldByName(const FieldName: string): TField;
...
end;

..   Outra coisa.   Vc Pode Tb usar o Proprio Tfields Definidos no Seu DataSet ( No Caso Sua query) atrvés do FieldsEditor   Então Vc Faz assim  
SeuForm.SeuEdit.text:=SeuDataSetNOMECAMPO.asstring;

Exemplo Para o meu Caso

Formulario.SeuEdit.Text:= ClientDataSet1NOME.AsString;
  Entendeu Amigão ?????
GOSTEI 0
Rafael Gomes

Rafael Gomes

28/06/2010

Quem seria o ClientDataSet1NOME não entendi..?
GOSTEI 0
Rafael Gomes

Rafael Gomes

28/06/2010

TDataSet = class(TComponent, IProviderSupport) ......  public ....     function FieldByName(const FieldName: string): TField; ... end;   vc falou que está declaro ? mas não tem nada disso no meu código estranho olha só:     unit Pes_nomeUnit; interface uses
  Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
  Dialogs, DB, Grids, DBGrids, DBTables; type
  TFrmNome = class(TForm)
    DBG: TDBGrid;
    DSrce: TDataSource;
    QryNome: TQuery;
    Tblname: TTable;
    procedure FormClose(Sender: TObject; var Action: TCloseAction);
    procedure DBGDblClick(Sender: TObject);
    procedure DBGCellClick(Column: TColumn);
  private
    { Private declarations }
  public
    { Public declarations }
  end; var
  FrmNome: TFrmNome; implementation {$R *.dfm}
uses ContaUnit2; procedure TFrmNome.FormClose(Sender: TObject; var Action: TCloseAction);
begin
   Action := caFree;
end; procedure TFrmNome.DBGDblClick(Sender: TObject); begin
  //Frmcontrole_gasto.Edcli_forn.Text:= FrmNome.Tblname.fieldbyname('NOME_CLI_FOR').AsString;
 // FrmNome.Close; end;
procedure TFrmNome.DBGCellClick(Column: TColumn);
begin
    //Frmcontrole_gasto.Edcli_forn.Text:= FrmNome.Tblname.fieldbyname('NOME_CLI_FOR').AsString;
end; end.
GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

28/06/2010

RAFAEL MARQUES GOMES o que vc quer fazer é muito simples Faça um teste muito simples e diga o que retorna Faça com um Faça com Outro ( Usando a Query Usando o Table )  
procedure TFrmNome.DBGCellClick(Column: TColumn);
begin
Showmessage(FrmNome. QryNome.fieldbyname('NOME_CLI_FOR').AsString);  //Ou
Showmessage(FrmNome.Tblname.fieldbyname('NOME_CLI_FOR').AsString);
end;

GOSTEI 0
Rafael Gomes

Rafael Gomes

28/06/2010

MARCO ANTÔNIO SALLES VALEW BROTHER RESOLVIDO O PROBLEMA EU ESTAVA COMETENDO ERRO DE AMADOR MESMO HEHE FUNFO LEGAL AGORA;   O problema é que tenho o ábito de digitas o componente e o ponto certo! depois do ponto sempre mostra a "função" do componente só que não estava mostrando o .fieldbyname entende por isso tava achando que não funcionava agora sim sódigitei sem esperar que o próprio delphi me" mostrace o caminho" hehe   valew pelo forção abraço.....   ..   ..
GOSTEI 0
POSTAR