Banco de dados desconhecido
Salve Salve delphianos! Estou com problema de conexão eu acho!
Estou usando o delphi 7 + bde + firebird 2.1 + ibexpert ;
Quando faço um insert ele da o erro Banco de dados desconhecido alias: conect (eu criei este alias);
aparentemente está tudo ok não sei masi o que pode ser já olhei passo a passo para ver se tinha deixado alguma falha mas acho que não espero que possam me ajudar este é meu trabalho de conclusão do curso técnico do 3ª módulo e acho que me fu%$%$¨% hehe
Rafael Gomes
Curtidas 0
Respostas
Carlos Mazzi
28/06/2010
Mas para realizar updates, deletes, ... connect... drops.. ele funciona, ou nao funciona nada?
GOSTEI 0
Rafael Gomes
28/06/2010
Não funciona nada! e como ele não enxergase o banco !
GOSTEI 0
Rafael Gomes
28/06/2010
é muito estranho já criei outro alias ja refiz a coneção e nada de funfar!!
GOSTEI 0
Carlos Mazzi
28/06/2010
Mas seu problema esta relacionado `a uma conexao BDE, ou no Firebird 2.1 ?
GOSTEI 0
Rafael Gomes
28/06/2010
Valew carlos já resolvi o problema ! Fis coisa de amador mesmo hehe o meu database estava no form errado e não no form principal onde fica sempre em execussão dae é calro ele não enxergava o banco hehe mas valew pela força.... abç
GOSTEI 0
Rafael Gomes
28/06/2010
Estou "começando" no delphi como vcs podem ver tenho outra duvida com query
EStou tentando jogar o nome do cliente que esta na minha dbgrid para meu edit que esta em outro form e não estou conseguindo já fiz o form enxergar o outro na uses
codigo : Frmcontrole_gasto.Edcli_forn:= (daqui para frente não sei como devo fazer ...)
obs: a dbgrid esta em outro form quero fazer quando o usuário clicar no nome do cliente ele apareça no edit do outro formulário..) esse código estou fazendo na ondblclick da grid...
GOSTEI 0
Marco Salles
28/06/2010
Estou "começando" no delphi como vcs podem ver tenho outra duvida com query
EStou tentando jogar o nome do cliente que esta na minha dbgrid para meu edit que esta em outro form e não estou conseguindo já fiz o form enxergar o outro na uses
codigo : Frmcontrole_gasto.Edcli_forn:= (daqui para frente não sei como devo fazer ...)
obs: a dbgrid esta em outro form quero fazer quando o usuário clicar no nome do cliente ele apareça no edit do outro formulário..) esse código estou fazendo na ondblclick da grid...
O que esta no Seu DbGrid vem de um DataSource que esta Ligado a um DataSet que representa vários Fields
digamos assim
Então Vc Faz assim
SeuEdit.Text := SeuDataSet.FielddByName('SeuCampo').asstring
GOSTEI 0
Rafael Gomes
28/06/2010
HUUM pois é mas meu dataset é uma query dae não tem o recurso fieldbyname esse que é o problema!!
Como não estava conseguindo com a query acrescentei uma TABLE dae "funfou" mas quando clico no nome do cliente que não seja o primeiro ele sempre retorna o primeiro ! ex: clico no terceiro ele exibe o primeiro, ou clico no segundo ele exibe o primeiro;
Tenho como fazer isso usando como meu data set a QUERY?? COMO FAÇO ISSO ??
O código que estou usando com table e não com query ....
Frmcontrole_gasto.Edcli_forn.Text:= FrmNome.Tblname.fieldbyname('NOME_CLI_FOR').AsString;
GOSTEI 0
Marco Salles
28/06/2010
HUUM pois é mas meu dataset é uma query dae não tem o recurso fieldbyname esse que é o problema!!
Tem sim .. Pois o fieldByName foi declarado na Classe Secção Publica da Classe TDataSet
Veja como esta declarado a function
TDataSet = class(TComponent, IProviderSupport) ...... public .... function FieldByName(const FieldName: string): TField; ... end;
GOSTEI 0
Marco Salles
28/06/2010
Tem sim .. Pois o fieldByName foi declarado na Classe Secção Publica da Classe TDataSet
Veja como esta declarado a function
TDataSet = class(TComponent, IProviderSupport) ...... public .... function FieldByName(const FieldName: string): TField; ... end;
SeuForm.SeuEdit.text:=SeuDataSetNOMECAMPO.asstring; Exemplo Para o meu Caso Formulario.SeuEdit.Text:= ClientDataSet1NOME.AsString;
GOSTEI 0
Rafael Gomes
28/06/2010
Quem seria o ClientDataSet1NOME não entendi..?
GOSTEI 0
Rafael Gomes
28/06/2010
TDataSet = class(TComponent, IProviderSupport)
......
public
....
function FieldByName(const FieldName: string): TField;
...
end;
vc falou que está declaro ? mas não tem nada disso no meu código estranho olha só:
unit Pes_nomeUnit;
interface
uses
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
Dialogs, DB, Grids, DBGrids, DBTables; type
TFrmNome = class(TForm)
DBG: TDBGrid;
DSrce: TDataSource;
QryNome: TQuery;
Tblname: TTable;
procedure FormClose(Sender: TObject; var Action: TCloseAction);
procedure DBGDblClick(Sender: TObject);
procedure DBGCellClick(Column: TColumn);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end; var
FrmNome: TFrmNome; implementation {$R *.dfm}
uses ContaUnit2; procedure TFrmNome.FormClose(Sender: TObject; var Action: TCloseAction);
begin
Action := caFree;
end; procedure TFrmNome.DBGDblClick(Sender: TObject); begin
//Frmcontrole_gasto.Edcli_forn.Text:= FrmNome.Tblname.fieldbyname('NOME_CLI_FOR').AsString;
// FrmNome.Close; end;
procedure TFrmNome.DBGCellClick(Column: TColumn);
begin
//Frmcontrole_gasto.Edcli_forn.Text:= FrmNome.Tblname.fieldbyname('NOME_CLI_FOR').AsString;
end; end.
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
Dialogs, DB, Grids, DBGrids, DBTables; type
TFrmNome = class(TForm)
DBG: TDBGrid;
DSrce: TDataSource;
QryNome: TQuery;
Tblname: TTable;
procedure FormClose(Sender: TObject; var Action: TCloseAction);
procedure DBGDblClick(Sender: TObject);
procedure DBGCellClick(Column: TColumn);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end; var
FrmNome: TFrmNome; implementation {$R *.dfm}
uses ContaUnit2; procedure TFrmNome.FormClose(Sender: TObject; var Action: TCloseAction);
begin
Action := caFree;
end; procedure TFrmNome.DBGDblClick(Sender: TObject); begin
// FrmNome.Close; end;
begin
end; end.
GOSTEI 0
Marco Salles
28/06/2010
RAFAEL MARQUES GOMES o que vc quer fazer é muito simples
Faça um teste muito simples e diga o que retorna
Faça com um Faça com Outro ( Usando a Query Usando o Table )
begin
Showmessage(FrmNome. QryNome.fieldbyname('NOME_CLI_FOR').AsString); //Ou
Showmessage(FrmNome.Tblname.fieldbyname('NOME_CLI_FOR').AsString);
end;
GOSTEI 0
Rafael Gomes
28/06/2010
MARCO ANTÔNIO SALLES VALEW BROTHER RESOLVIDO O PROBLEMA EU ESTAVA COMETENDO ERRO DE AMADOR MESMO HEHE FUNFO LEGAL AGORA;
O problema é que tenho o ábito de digitas o componente e o ponto certo!
depois do ponto sempre mostra a "função" do componente só que não estava mostrando o .fieldbyname entende por isso tava achando que não funcionava agora sim sódigitei sem esperar que o próprio delphi me" mostrace o caminho" hehe valew pelo forção abraço..... .. ..
GOSTEI 0