Banco Firebird está ficando lento!
Utilizo o Banco Firebird 1.5 há 3 anos, e nunca tive este problema, ultimamente ele está com 1.2gb de tamanho, utilizo um servidor IBM xeon 3.2 com 2gb de Ram, com cerca de 40 usuários utilizando o BD. Fiz alguns testes e descobri que qdo eu reinicio o servidor ele volta ao normal durante algum tempo, mas depois volta a ficar lento. Lembrando que eu trabalhando local no serivdor fica lento também. Tenho feito backups e restore. EXISTE ALGUMA FERRAMENTE PARA EU ACOMPANHAR O DESEMPENHO E DETECTAR O QUE MAIS ESTÁ AFETANDO O BANCO? É COMPENSADOR EU SUBSTITUIR PARA O FB 2.0?
Fabiogr
Curtidas 0
Respostas
Pestana_
27/03/2009
Costuma ficar lento em um determinado tempo? ou fica lento apartir do momento em que você inicia o servidor?
De uma procurada sobre [b:86a344f9f8]sweep[/b:86a344f9f8] ele é responsavel por fazer a varedura de lixo do banco (Garbage Collection). A quantidade de lixo em um banco tambem depende do controle transacional, tome cuidado com transações que ficam aberta por muito tempo que pode gerar uma grande quantidade de lixo.
Eu aconselho mudar para uma versão mais atual.
De uma procurada sobre [b:86a344f9f8]sweep[/b:86a344f9f8] ele é responsavel por fazer a varedura de lixo do banco (Garbage Collection). A quantidade de lixo em um banco tambem depende do controle transacional, tome cuidado com transações que ficam aberta por muito tempo que pode gerar uma grande quantidade de lixo.
Eu aconselho mudar para uma versão mais atual.
GOSTEI 0
Fabiogr
27/03/2009
Fica oscilando muito, tem hora q está normal, e tem está lento, tem hora q está muiiito lento!
GOSTEI 0
Pestana_
27/03/2009
pode até ser que o sweep esteja sendo executado por isso que fica oscilando, talvez seja interessante você alterar o sweep para manual, mas antes de fazer isso entenda como funciona, porque o Firebird armazena estes lixo no banco!
Eu não me lembro se já foi publicado algum artigo na revista ClubeDelphi algo falando a respeito, mas na revista ActiveDelphi da edição 61 tem um artigo que fale sobre isso, vale apena ler!!!
boa sorte!
Eu não me lembro se já foi publicado algum artigo na revista ClubeDelphi algo falando a respeito, mas na revista ActiveDelphi da edição 61 tem um artigo que fale sobre isso, vale apena ler!!!
boa sorte!
GOSTEI 0
Fabiogr
27/03/2009
O comando que desabilita a execução automática do sweep pode ser executando com o BD sendo utilizado? e o comando que executa o sweep tb pode com o BD sendo utilizado? Onde encontro esta matéria da revista que vc informou? Já agradeço a atenção desde já! Depois volto e informo o resultado.
GOSTEI 0
Pestana_
27/03/2009
http://www.activedelphi.com.br/edicoes.php
GOSTEI 0
Webjoel
27/03/2009
Olá,
dá uma olhadinha neste tópico:
[url]http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=99869&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=semaphoros+semaphores[/url]
dá uma olhadinha neste tópico:
[url]http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=99869&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=semaphoros+semaphores[/url]
GOSTEI 0
Pestana_
27/03/2009
fabio você conseguiu resolver o problema? caso sim, poste a solução para que todos que estão passando por este mesmo problema possa resolver.
GOSTEI 0