Banco não solta mensagem de erro!!!!!!

Delphi

31/03/2004

Amigos.. vejam se podem me ajudar...

Estou fazendo um teste de integridade referencial...
Tentando colocar num campo (chave estrangeira) um codigo que não existe na tabela relacionada.

Acontece que se eu rodo o programa pelo delphi, ele dá uma mensagem de erro, mas se rodo por fora(direto pelo executavel) o banco não conclui a gravação, mas também não solta nenhuma mensagem de erro.
Creio que pelo menos uma mensagem em inglês deveria ser emitida.. mas nada!!!!

Existe alguma propriedade no componente SqlConection ou alguma propriedade que eu tenha que setar no banco para que as mensagens em inglês sejam emitidas...?

Vejam.. Não estou querendo traduzir as mensagem,e sim fazer um teste para var se o banco controla esta integridade referencial pra mim.

O lance da mensagem de erro, é importante, porque ao fim do cadastro, quando gero o erro do codigo que não existe( ou poderia existir no futuro), para o usuario parece que o cadastro foi concluido, mas não foi, e o banco não emite nenhuma mensagem de erro....

Se puderem me ajudar ficarei muito grato.
Um grande abraço.
Pablo

Pablo_lima

Pablo_lima

Curtidas 0

Respostas

Wtjunior

Wtjunior

31/03/2004

Qual Banco de Dados vc usa?

GOSTEI 0
[spyk3r]

[spyk3r]

31/03/2004

Olá, acredito que voce esteja utilizando um ClientDataSet, e gravando os dados no banco com um comando ApplyUpdates, se este for o teu caso, o ApplyUpdates não solta nenhuma mensagem de erro, ao invés disto, ele retorna um número diferente de 0 (zero)..

então faça

if ClientDataSet.ApplyUpdates(0) = 0 then
begin
de um Commit no banco;
Showmessage(´Dados gravados com sucesso´);
end else
begin
de um RollBack no banco;
Showmessage(´Ocorreu algum erro na hora de gravar os dados´);
end;

este é um exemplo bem simples de como interceptar erros no ApplyUpdates, voce pode melhora-lo conforme tua necessiade..

Caso este não seja o teu caso, informe o banco que voce utiliza, componentes de acesso e como voce faz para gravar os dados no banco.

[]´ spyk3r

GOSTEI 0
POSTAR