Banco via Internet
Como faço para acessar meu banco de dados que se encontra em outra cidade via internet?
Eu tenho IP fixo.
Isso é possível com o interbase?
Obrigado desde ja!
Fabio
Eu tenho IP fixo.
Isso é possível com o interbase?
Obrigado desde ja!
Fabio
Henry.fartura
Curtidas 0
Respostas
Bolus
29/01/2004
Henry,
Efetuei teste utilizando ADSL ( IP Dinamico), talvez funcione com o IP Fixo ( acho que até melhor)...
Ativei o Interbase no Computador A (IP : 192.168.10, é Ficticio)..
Alterei no Modem da ADSL (USRobotics) para que qualquer requisição na Porta 3050 fosse redirecionada para o Computador A.
No Computador B (No outro lado da Cidade), utilizando o IBConsole, lembrando que estava somente Testando, configurei uma conexão remota com o IP fornecido pelo Modem da ADSL (IP: 200.193.120.35, lembre é um ip dinamico e ficticio)...
Ao conectar com o IBConsole no Servidor Informado, esta conectando no Computador A.... No teste funcionou correto, enviei comandos de consulta (Select), Inclusão (Insert), Alteração (Update) e Exclusão (Delete) e funcionou normalmente.... Cheguei a Criar até um store procedure e uma trigger no Banco de Dados.
Mas não esquece, que ao trafegar informações importantes ou não na internet, os dados poderão ser visualizados e alterados durante o caminho, por isso é sempre bom utilizar tunel VPN ou outro meio de enviar os Dados criptografados...
Efetuei teste utilizando ADSL ( IP Dinamico), talvez funcione com o IP Fixo ( acho que até melhor)...
Ativei o Interbase no Computador A (IP : 192.168.10, é Ficticio)..
Alterei no Modem da ADSL (USRobotics) para que qualquer requisição na Porta 3050 fosse redirecionada para o Computador A.
No Computador B (No outro lado da Cidade), utilizando o IBConsole, lembrando que estava somente Testando, configurei uma conexão remota com o IP fornecido pelo Modem da ADSL (IP: 200.193.120.35, lembre é um ip dinamico e ficticio)...
Ao conectar com o IBConsole no Servidor Informado, esta conectando no Computador A.... No teste funcionou correto, enviei comandos de consulta (Select), Inclusão (Insert), Alteração (Update) e Exclusão (Delete) e funcionou normalmente.... Cheguei a Criar até um store procedure e uma trigger no Banco de Dados.
Mas não esquece, que ao trafegar informações importantes ou não na internet, os dados poderão ser visualizados e alterados durante o caminho, por isso é sempre bom utilizar tunel VPN ou outro meio de enviar os Dados criptografados...
GOSTEI 0
Henry
29/01/2004
Brother xara, c pode usar sockets que transmitem os dados de banco atraves da net, ainda mais com IP fixo, precisa de uma luz de como faze isso poste ai...
GOSTEI 0
Bolus
29/01/2004
Como escrevi anteriormente, você deverá configurar o Modem da ADSL para ao Receber comunicação para a Porta 3050 (Interbase), seja transferido para o seu Computador ( caso não tenha o modem, somente carregue o Interbase4 no Computador, pois o mesmo fica escutando a Porta 3050 para comunicação)...
No outro computador somente indique no TDatabase (ou o componente que utilizar) o Ip do Computador que contem o Servidor de Dados (o interbase)..... E trabalhar normalmente como fazes hoje em uma comunicação na rede ou local....
No outro computador somente indique no TDatabase (ou o componente que utilizar) o Ip do Computador que contem o Servidor de Dados (o interbase)..... E trabalhar normalmente como fazes hoje em uma comunicação na rede ou local....
GOSTEI 0
Henry.fartura
29/01/2004
Obrigado!!!!
GOSTEI 0
Marshall Mathers
29/01/2004
Ae bolus, vc tem conhecimento sobre como fazer isso? Criar uma VPN e transmitir os dados por ela??
GOSTEI 0
Bolus
29/01/2004
Ainda não possuo o Conhecimento para Criar a VPN, porem estou estudando um material que explica como fazer isso e pretendo efetuar alguns teste em breve.....
Sei que o Linux possui o material que é preciso para fazer isso.
Pelo que li, seria o seguinte
| --- Rede A -------------| |---- Rede B --------- |
Rede A --> Roteador/VPN --> Internet --> Roteador/VPN --> Rede B
Na teoria, é simples, porém a configuração é que deve ser bem feita...
Pois para as Rede A e B a criptografia é transparente, ou seja, a Rede A envia os dados normalmente para a Rede B, o roteador A é que criptografa e transmite os Dados. O roteador B ao receber os dados Descriptografa e passa para a Rede B os dados normais...
Mas ainda não efetuei os teste para saber como realmente funciona...
Como indiquei ainda preciso efetuar os teste e ver as dificuldades para efetuar essa Implementação....
Sei que o Linux possui o material que é preciso para fazer isso.
Pelo que li, seria o seguinte
| --- Rede A -------------| |---- Rede B --------- |
Rede A --> Roteador/VPN --> Internet --> Roteador/VPN --> Rede B
Na teoria, é simples, porém a configuração é que deve ser bem feita...
Pois para as Rede A e B a criptografia é transparente, ou seja, a Rede A envia os dados normalmente para a Rede B, o roteador A é que criptografa e transmite os Dados. O roteador B ao receber os dados Descriptografa e passa para a Rede B os dados normais...
Mas ainda não efetuei os teste para saber como realmente funciona...
Como indiquei ainda preciso efetuar os teste e ver as dificuldades para efetuar essa Implementação....
GOSTEI 0
Bolus
29/01/2004
Só mais uma coisa, as vezes não é preciso criar uma VPN. Você poderá enviar os dados Criptografado de um lado para outro...
Por exemplo, Cria uma rotina de Criptografia sua/ou senha particular e envia a mensagem para a outra rede, na rede receptora voce descritografa e trata a mensagem...
O problema nesse caso é que você é o responsavel pela criptografia/decriptografia e no VPN é o protocolo de comunicação e não precisa efetuar nenhuma alteração no programa...
Por exemplo, Cria uma rotina de Criptografia sua/ou senha particular e envia a mensagem para a outra rede, na rede receptora voce descritografa e trata a mensagem...
O problema nesse caso é que você é o responsavel pela criptografia/decriptografia e no VPN é o protocolo de comunicação e não precisa efetuar nenhuma alteração no programa...
GOSTEI 0
Paulo_amorim
29/01/2004
Olá
ae bolus
como vc configurou teu ADSL?
to querendo fazer isso, mas como o banco vai ficar emum computador que esta em uma LAN, ele nao tem IP Válido...
alem disso, o Modem (Speedy) nao eh conectado em nenhum computador diretamente, e sim no Hub...
Poderia me dizer?
Obrigado!
ae bolus
como vc configurou teu ADSL?
to querendo fazer isso, mas como o banco vai ficar emum computador que esta em uma LAN, ele nao tem IP Válido...
alem disso, o Modem (Speedy) nao eh conectado em nenhum computador diretamente, e sim no Hub...
Poderia me dizer?
Obrigado!
GOSTEI 0
Bolus
29/01/2004
Caro Colega,
No Modem da ADSL ( USRobotics 8550) existe a possibilidade de Efetuar um roteamento, ou seja , no meu caso, informei que toda a solicitação da porta 3050 TCP fosse redirecionada para o Computador X...
Exemplo ( Utilizei no meu teste , a seguinte configuração, o Modem A esta conectado em Hub e o Modem B esta em um Switch).
Configurei o Modem da ADSL (onde esta o servidor Interbase) para que todas as Requisições da Porta 3050 fossem enviado para o Computador 192.168.1.113 (endereço IP que configurei no Equipamento de Teste)....
No outro computador Informei que deseja conectar no endereco IP 200.193.13.26 (este ip foi o Fornecido pelo Modem ADSL, não esqueça que no meu caso o IP é dinamico... Somente era esse IP no dia do Teste, na proxima conexão mudou o IP) e na base de dados que estava no diretorio \IBTeste\TEste.gdb...
E a conexão funcionou corretamente.....
Lembrando a Configuração da minha ADSL é
Modem USRobotics 8550
Utilizo BrasilTelecom (BRTURBO)
(Estou em Maringá/Paraná)
No seu caso, verifica a documenteção do seu modem... Deve funcionar normalmente....
Espero ter ajudado.....
No Modem da ADSL ( USRobotics 8550) existe a possibilidade de Efetuar um roteamento, ou seja , no meu caso, informei que toda a solicitação da porta 3050 TCP fosse redirecionada para o Computador X...
Exemplo ( Utilizei no meu teste , a seguinte configuração, o Modem A esta conectado em Hub e o Modem B esta em um Switch).
Configurei o Modem da ADSL (onde esta o servidor Interbase) para que todas as Requisições da Porta 3050 fossem enviado para o Computador 192.168.1.113 (endereço IP que configurei no Equipamento de Teste)....
No outro computador Informei que deseja conectar no endereco IP 200.193.13.26 (este ip foi o Fornecido pelo Modem ADSL, não esqueça que no meu caso o IP é dinamico... Somente era esse IP no dia do Teste, na proxima conexão mudou o IP) e na base de dados que estava no diretorio \IBTeste\TEste.gdb...
E a conexão funcionou corretamente.....
Lembrando a Configuração da minha ADSL é
Modem USRobotics 8550
Utilizo BrasilTelecom (BRTURBO)
(Estou em Maringá/Paraná)
No seu caso, verifica a documenteção do seu modem... Deve funcionar normalmente....
Espero ter ajudado.....
GOSTEI 0
Bolus
29/01/2004
Não esqueça:
Que para a comunição acima descrita, no Computador Cliente você não informa o IP da maquina Servidora e sim o IP do Modem ADSL . É o modem que vai verificar se é uma requisição para a Porta 3050 e redireciona para a Máquina Servidora....
Na BrasilTelecom (BRTURBO) existem algumas portas que são bloqueadas, porém a 3050 (utilizada pelo Interbase esta liberada).
Não sei quanto a SPEEDY (Telefônica ???), mas nada que um teste não indique a situação da Porta.
Que para a comunição acima descrita, no Computador Cliente você não informa o IP da maquina Servidora e sim o IP do Modem ADSL . É o modem que vai verificar se é uma requisição para a Porta 3050 e redireciona para a Máquina Servidora....
Na BrasilTelecom (BRTURBO) existem algumas portas que são bloqueadas, porém a 3050 (utilizada pelo Interbase esta liberada).
Não sei quanto a SPEEDY (Telefônica ???), mas nada que um teste não indique a situação da Porta.
GOSTEI 0
Henry.fartura
29/01/2004
Bolus, eu fiz os testes e consegui tudo normalmente, agora tenho outra duvida, você sabe como essas grandes lojas controlam seus estoques?
Me falaram que eles têm algo como internet dedicada, ou coisa assim, e também num conjunto de componentes chamado InfoPower....
vou pesquisar sobre isso tb...
obrigado pela ajuda,
Henry
Me falaram que eles têm algo como internet dedicada, ou coisa assim, e também num conjunto de componentes chamado InfoPower....
vou pesquisar sobre isso tb...
obrigado pela ajuda,
Henry
GOSTEI 0
Weber
29/01/2004
Aproveitando o assunto.
Nos testes que vocês fizeram como ficou a questão da velocidade?
Que ADSL usaram 256k, 512k.....?
Nos testes que vocês fizeram como ficou a questão da velocidade?
Que ADSL usaram 256k, 512k.....?
GOSTEI 0
Henry.fartura
29/01/2004
meu unico problema até o momento foi este, a velocidade. uso o speedy 300.
no momento tenho apenas 2 conexões com o banco e está lento, quero ver na hora que tiver mais...
acho que para resolver isso tem que ser como eu disse antes, algo como uma linha dedicada....
no momento tenho apenas 2 conexões com o banco e está lento, quero ver na hora que tiver mais...
acho que para resolver isso tem que ser como eu disse antes, algo como uma linha dedicada....
GOSTEI 0
Bolus
29/01/2004
Nos testes que efetuei, utilizei ADSL de 256Kbs.
O maior problema nesta solução é Segurança dos Dados, conforme informei anteriormente, deves criar um Tunel Protegido para enviar os Dados (VPN ou Criptografar os Dados)...
E no ponto Velocidade, não esqueçam que o Pacote trafega pela internet e quase sempre não é uma linha reta, ou seja o pacote de dados ´viaja´ um pouco antes de chegar ao destino...
No item :
´Bolus, eu fiz os testes e consegui tudo normalmente, agora tenho outra duvida, você sabe como essas grandes lojas controlam seus estoques? ´
A maioria das Lojas Grandes possui conexão direta via link com a central... Talvez hoje em dia possam existir soluções mais baratas ( VIA RADIO, Link direto....), teria que ver as soluções para interligação disponivel em sua cidade.... As vezes não é tão cara como pensamos...Não esqueça que você deve sempre calcular o Custo com o Retorno pretendido....
Uma maneira de você efetuar a atualização dos estoque na central é efetuar atualização em bloco, ou seja, periodicamente você atualiza os Dados, (por enquanto que você não tem a conexão direta:)... Como os antigos procedimento Batch.....
Dependendo da estrutura das lojas que você está trabalhando, poderá efetuar a atualização a cada 1 hora..... E assim os dados não estaram muito defasados, mas a melhor maneira e verificar o montante de operações no periodo para adequar o tempo.....
Não esqueçam que os clientes sempre vão querer que seja on-line, porém não estam dispostos a pagar por uma solução on-line....
O maior problema nesta solução é Segurança dos Dados, conforme informei anteriormente, deves criar um Tunel Protegido para enviar os Dados (VPN ou Criptografar os Dados)...
E no ponto Velocidade, não esqueçam que o Pacote trafega pela internet e quase sempre não é uma linha reta, ou seja o pacote de dados ´viaja´ um pouco antes de chegar ao destino...
No item :
´Bolus, eu fiz os testes e consegui tudo normalmente, agora tenho outra duvida, você sabe como essas grandes lojas controlam seus estoques? ´
A maioria das Lojas Grandes possui conexão direta via link com a central... Talvez hoje em dia possam existir soluções mais baratas ( VIA RADIO, Link direto....), teria que ver as soluções para interligação disponivel em sua cidade.... As vezes não é tão cara como pensamos...Não esqueça que você deve sempre calcular o Custo com o Retorno pretendido....
Uma maneira de você efetuar a atualização dos estoque na central é efetuar atualização em bloco, ou seja, periodicamente você atualiza os Dados, (por enquanto que você não tem a conexão direta:)... Como os antigos procedimento Batch.....
Dependendo da estrutura das lojas que você está trabalhando, poderá efetuar a atualização a cada 1 hora..... E assim os dados não estaram muito defasados, mas a melhor maneira e verificar o montante de operações no periodo para adequar o tempo.....
Não esqueçam que os clientes sempre vão querer que seja on-line, porém não estam dispostos a pagar por uma solução on-line....
GOSTEI 0
Seven
29/01/2004
Aproveitando o assunto... (que esta me deixando com dor de cabeça ha tempos)
Bolus...
eu tenho esse mesmo modem... US8550
uso BRTURBO - BRASILIA-DF
quais as opçoes que vc usou para fazer isso !?
por acaso foi em NAPT !??!?!
pois eu liberei as portas que necessito...
5631,5632 (pcanywhere)
4899 (RADMIN)
6015,6016 (VNC - eu naum me lembro)
3389 (sei lah de onde)
3050 (INTERBASE)
meu IP eh dinamico...
coloquei nas configuraçoes da rede local o mesmo que aparece no IPCONFIG... ou seja... meu ip interno... o do modem... etc..
Endereço IP. . . . . . . . . . . . : 192.168.1.18
Máscara de sub-rede. . . . . . . . : 255.255.255.0
Gateway padrão . . . . . . . . . . : 192.168.1.1
porem naum consigo acessar de local algum meu computador...
nem PCANYWHERE, RADMIN, VNC...
muito menos INTERBASE.
se puderem me dar uma ajuda nisso...
ficaria muito grato
[]s
Bolus...
eu tenho esse mesmo modem... US8550
uso BRTURBO - BRASILIA-DF
quais as opçoes que vc usou para fazer isso !?
por acaso foi em NAPT !??!?!
pois eu liberei as portas que necessito...
5631,5632 (pcanywhere)
4899 (RADMIN)
6015,6016 (VNC - eu naum me lembro)
3389 (sei lah de onde)
3050 (INTERBASE)
meu IP eh dinamico...
coloquei nas configuraçoes da rede local o mesmo que aparece no IPCONFIG... ou seja... meu ip interno... o do modem... etc..
Endereço IP. . . . . . . . . . . . : 192.168.1.18
Máscara de sub-rede. . . . . . . . : 255.255.255.0
Gateway padrão . . . . . . . . . . : 192.168.1.1
porem naum consigo acessar de local algum meu computador...
nem PCANYWHERE, RADMIN, VNC...
muito menos INTERBASE.
se puderem me dar uma ajuda nisso...
ficaria muito grato
[]s
GOSTEI 0
Laercioguerco
29/01/2004
Utilizo MundiVox aqui no Rio de Janeiro, e simplesmente faço o seguinte:
ip_Fixo:C:\diretorio\bancogdb
Isto para FireBird.
Para SQL Server é só indiicar em Host o mesmo ip_Fixo.
ip_Fixo:C:\diretorio\bancogdb
Isto para FireBird.
Para SQL Server é só indiicar em Host o mesmo ip_Fixo.
GOSTEI 0
Seven
29/01/2004
Laercio...
mas não precisa liberar porta alguma no modem !?
t+
mas não precisa liberar porta alguma no modem !?
t+
GOSTEI 0