BDE - Banco de Dados // Preciso o instalar?

Delphi

03/10/2003

Olá feras do Delphi!

Aqui quem fala é Wagner Web, um principiante na área Delphi...

Gostaria muito mesmo que você me dessem esta forcinha:

Criei um programa onde há 2 tabelas. Eu simplesmente ´Compilei´ e enviei para o cliente, (no caso, meu tio), e ele não conseguiu abrir o programinha lá.

[b:3c7f1325f3]Eu fique pensando: - Será que preciso instalar o BDE na máquina dele?...[/b:3c7f1325f3]

E aí que está a dúvida. Preciso realmente instalar?... E vocês me diriam o jeito mais fácial para eu fazer isto?... :wink:

Por favor, eu preciso muito disso... ...

Se alguém puder ficarei muito grato...

Muito obrigado pela atenção Clube Delphi, de coração...

Um grande abraço e Big Respect!

Wagner Web - wagninho@mrkaos.com

Wagner Web

Wagner Web

Curtidas 0

Respostas

Japa

Japa

03/10/2003

Amigo tem um programa chamado install shield express que faz isso para voce (ele faz um instalador do seu programa)... Se voce tiver alias ele fara para voce.... (O programa vem com o cd do delphi).... Bom se seu banco for em paradox fica mais facil ainda e só fazer um instalador com o install shield express e colocar na maquina do cliente..... Se o seu banco for em interbase (bom so sei desse porque nunca usei os outros), voce precisa instalar o interbase tambem.... :wink:
Supondo que você fez um sistema, que está no diretório C:\Contas, deixe apenas o Arquivo executável .exe e as suas tabela .db (para Arquivoc Paradox) e os arquivos de índice que são de extensão *.PX e *.XG0. Se você possui imagens coloque as também. Supondo ainda que você queira instalar o seu programa no diretório C:\ContasNew. 1) Na primeira tela, escolha a opção Create a new Setup Project 2) Na segunta tela (New Project), na caixa Project Name escreva o nome que quer dar em seu Projeto (Ex. ContasNew) 3) Clique em Create 4)Na lista que irá aparecer clique no 1º botão (Application Informatio) 5)Clique no botão Browse, e escolha o executável, no meu caso será o Contas.exe que está dentro do diretório C:\Contas 6)Na opção Defalt Destination Directory deixe apenas C:\ContasNew, se quizer que seja instalado dentro do diretório Arquivos de Programa deixe como ao lado \ContasNew 7)Clique em OK 8)Clique na opção General Options, clique no DBE (Borland DataBase Engine) 9)Irá aparecer uma segunda tela, clique em avançar. 10) Se no seu programa você utiliza um alias para se referenciar as suas tabelas, clique em New você terá que digitar o nome do seu Alias e depois clique em OK 11) Clique em Avançar, escolha (marque a opção) Save .CFG file for....... 12) Clique em Avançar. No campo Path digite o caminho de suas tabelas (C:\ContasNew) 13) No campo Type, escolha o tipo de Tabela que você usou (Paradox) 14) Clique em avançar, depois em Concluir e depois em OK. 15) Clique no botão Groups and Files. 16) Clique sobre a pasta Program Files. 17) Clique em Launch Explorer, irá aparecer o Explorer do windows. Entre no diretório que estão os seus arquivos *.exe, *.db, *.PX e etc) 18) Selecione todos os Arquivos (Tecla Shift pressionada) 19) Após selecionados os arquivos, arraste-os para a barra de tarefas, em cima do Icone do InstallShield, ele será maximizado e você colocará os arquivos no espaço em branco do File Groups . 20) Clique em OK (neste monento, o DBE e todos os seus arquivos já estão configurados). 21) Clique no botão Dialog Boxes. Iremos montar as telas que irão fazer a interface com o usuário na hora da instalação. 22) Selecione apenas a opção Welcome Message (2º), Select Program Folder e a opção Setup Complete (Última opção) 23) Clique em OK. 24) No final da página clique em Click Here for page 2 25) Clique no botão de Disk Builder 26) Escolha o tamanho dos disquetes Disk Syze (1.44), depois clique em Build 27) Depois de pronto o disco, clique em Close. (Criamos no mínimo 3 discos, pois o DBE ocupa 3 discos e mais o nosso programa). 28) Se você quiser testar se a instalação está correta, clique em Test Run. 29) Para copiar os discos de instalação, clique em Copy to Floppy. 30) Selecione o disco que você quer copiar ou selecione todos os discos em Copy All Disk ..... E selecione para que drive será copiado os discos de instalação. 31) Pronto. Os seus discos de instalação já estão copiados. Programa install shield express

Ai Esta oque voce precisa fazer para fazer o seu instalador.... boa sorte :wink:

GOSTEI 0
Wagner Web

Wagner Web

03/10/2003

E ai Japa! Tudo bem??....

Poxa, obrigado irmão pela ajuda... Então terei mesmo que instalar o BDE. Legal... Só o Install Shield que está dando pau no meu CD... Você já ouviu falar do ´Inno Setup´?... Tentei usá-lo mas não tem a opção (pelo menos não encontrei) de instalar o BDE...

Mas vou tentar pegar o Install Shield Express... :)

Muito obrigado mais uma vez e um grande abraço!

Valeu pela força! :)

Wagner Web

GOSTEI 0
Japa

Japa

03/10/2003

Amigo inno setup não ouvi falar :( mas sobre instalar o dbe o Install Shield Express ele faz isso para voce :wink:

GOSTEI 0
Sistemald

Sistemald

03/10/2003

O Inno setup é muito bom, mas ele não instala a bde automaticamente, você pode pegar um instalador de Bde de terceiro para instalar a bde, e configurar a alias via soft.

Enderoço para fazer download do instalador da BDE: www.sistemald.kit.net

GOSTEI 0
Wagner Web

Wagner Web

03/10/2003

Gente, obrigado mesmo pela força! Tanto ao Japa quanto ao Sistemald!
Me ajudaram bastante!

Valeu Japa pelo ´tutorial via fórum´ :)

Grande abraço e qualquer coisa estamos aí!

Big Respect!

Wagner Web

GOSTEI 0
Japa

Japa

03/10/2003

disponha amigo.. ajudar e preciso :wink:

GOSTEI 0
Henry

Henry

03/10/2003

Nããããããããoooooo............
Não usem install shield, pelo amor de Judas...
Brother, o inno setup alem de ser o melhor instalador de mercado, é freeware, bom né??? Problemas pra instala BDE e Alias no Inno, sem problemas, veja aqui:

http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=22880&highlight=minireg

Ali eu explico como usar o Inno com as finalidades desejadas, qualquer coisa, me mandem um MP, mas não usem InstallShield.

Um abraço, Henry.

GOSTEI 0
Henry Schutz

Henry Schutz

03/10/2003

Estou tendo o mesmo problema...
fui criar a Instalação via InstallShield, mas tá sendo um sacrifício !
dá erro na hora de acessar as tabelas na máquina destino.

Vou tentar usar esse Inno para ver se é mais prático.

Abraço, pessoal !

GOSTEI 0
Cleyton

Cleyton

03/10/2003

Quando faço uma aplicaçao simples para monousuário simplesmente deixo as tabelas no mesmo lugar do executavel e nao seleciono o Database name na table interna do delphi funciona como o clipper antigo
no caso de querys é mais complicado.
Mas funciona sem Bde sim é voce nao criar alias nenhum

GOSTEI 0
Wagner Web

Wagner Web

03/10/2003

Nããããããããoooooo............ Não usem install shield, pelo amor de Judas... Brother, o inno setup alem de ser o melhor instalador de mercado, é freeware, bom né??? Problemas pra instala BDE e Alias no Inno, sem problemas, veja aqui: http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=22880&highlight=minireg Ali eu explico como usar o Inno com as finalidades desejadas, qualquer coisa, me mandem um MP, mas não usem InstallShield. Um abraço, Henry.

E aí Henry! :)

Olha, eu consegui instalar o BDE pelo InstallShield, mas realmente vou tentar ´também´ pelo Inno Setup; Quanto mais ´conhecimento´ melhor.

Obrigado pelo help irmão! :wink:

Best Regards!

[]´s Wagner

GOSTEI 0
Eduarddo

Eduarddo

03/10/2003

No meu,o do Delphi7, installshield na seçao merge modules nao ha o BDE_ ENT.

Alguem sabe como resolver este problema?

A versao que vem no delphi7 é sem o BDE_ ENT?
Na moral, nao esta lá?!
Isso e normal?

GOSTEI 0
POSTAR