BI ferramentas e mercado.
obrigada.
Mariana Carvalho
Respostas
Alex Lekao
07/02/2014
Nao conheco muito, mas existem algumas ferramentas de BI e acredito que o mercado seja bom, embora nao aparenta chover vagas, mas as que rolam parecem ter bons salarios.
as ferramentas que conheco, de nome... ainda nao tive oportunidade de usar, Qlick view, um amigo tem na empresa que trabalha e fala que eh muito bom, tem o PentaHo, acho que eh assim, mas deve ser muito boa tbm.
e os recursos dos proprios bancos que devem ter ferramentas para isso.
Nao sei se ajudou... rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Marisiana Battistella
07/02/2014
Já ouvi falar que a plataforma Pentaho é muito boa, mas não ganha das IBM e da Oracle. A maior vantagem que ela tem é que é open source.
A Oracle possui, entre outras, a plataforma Oracle BI e a ferramenta Oracle Data Integrator utlizada para extração, carga e transformação de dados.
A IBM possui, entre outras, a plataforma IBM Cognos BI que fornece consultas, relatórios, análises, painéis e pontuações que podem ser estendidos com planejamentos, modelagens de cenários e analíticas de previsão, entre outros. http://www-03.ibm.com/software/products/pt/business-intelligence
Mariana Carvalho
07/02/2014
Nao conheco muito, mas existem algumas ferramentas de BI e acredito que o mercado seja bom, embora nao aparenta chover vagas, mas as que rolam parecem ter bons salarios.
as ferramentas que conheco, de nome... ainda nao tive oportunidade de usar, Qlick view, um amigo tem na empresa que trabalha e fala que eh muito bom, tem o PentaHo, acho que eh assim, mas deve ser muito boa tbm.
e os recursos dos proprios bancos que devem ter ferramentas para isso.
Nao sei se ajudou... rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
se não me falha a memoria esse Qlickview é free? esse PentaHo é tambem?
Mariana Carvalho
07/02/2014
Já ouvi falar que a plataforma Pentaho é muito boa, mas não ganha das IBM e da Oracle. A maior vantagem que ela tem é que é open source.
A Oracle possui, entre outras, a plataforma Oracle BI e a ferramenta Oracle Data Integrator utlizada para extração, carga e transformação de dados.
A IBM possui, entre outras, a plataforma IBM Cognos BI que fornece consultas, relatórios, análises, painéis e pontuações que podem ser estendidos com planejamentos, modelagens de cenários e analíticas de previsão, entre outros. http://www-03.ibm.com/software/products/pt/business-intelligence
esses que citou, são pagos?
Marisiana Battistella
07/02/2014
Outra ferramenta que é free é a Jaspersoft ETL [url]http://community.jaspersoft.com/project/jaspersoft-etl[/url]
Mariana Carvalho
07/02/2014
Outra ferramenta que é free é a Jaspersoft ETL [url]http://community.jaspersoft.com/project/jaspersoft-etl[/url]
não existe nada para estudantes?
esse Jaspersoft, é conhecido no mercado?
Marisiana Battistella
07/02/2014
A Jaspersoft ETL é da empresa Jaspersoft que é também proprietária da ferramenta iReport que é bastante utilizada para desenvolvimento de relatórios. Não sei te falar nada com relação a utilização dessa ferramenta no mercado, conheci ela através de pesquisa onde foram realizados alguns testes com ela na empresa onde trabalho.
A Pentaho vc pode instalar e utilizar pra estudos também, ela é free. Conheço empresas que utilizam essa ferramenta para realizar o processo de ETL na criação dos Data Warehouse.
Mariana Carvalho
07/02/2014
Marisiana Battistella
07/02/2014
Fico feliz em poder ajudar!
Ederson Nunes
07/02/2014
SQL Server Integration Services responsável pelo ETL,
SQL Serverr Analysis Server Data Warehouse e o
SQL Server Reporting Server
Qualquer dúvida estamos aí.
Marisiana Battistella
07/02/2014
Obrigada pela dica!
Eu ainda não tinha conhecimento das ferramentas da Microsoft.
Vou pesquisar mais sobre elas...
Mariana Carvalho
07/02/2014
SQL Server Integration Services responsável pelo ETL,
SQL Serverr Analysis Server Data Warehouse e o
SQL Server Reporting Server
Qualquer dúvida estamos aí.
Ederson, obrigada pelo apoio, poderia disponiblizar material sobre os mesmos?
Roniere Almeida
07/02/2014
Marisiana Battistella
07/02/2014
Sugiro que sejam abertos outros tópicos relacionados a este assunto.
O BI abrange muitos assuntos que seriam melhores se discutidos separadamente, pois facilita o entendimento dos mesmos.
Roniere Almeida
07/02/2014
Sugiro que sejam abertos outros tópicos relacionados a este assunto.
O BI abrange muitos assuntos que seriam melhores se discutidos separadamente, pois facilita o entendimento dos mesmos.
certissimo, mas seria interessante o forum ter uma sala especifica para isso. ajudaria bastante.
Marisiana Battistella
07/02/2014
Já sugeri essa ideia e fui informada de que será implementada.
Roniere Almeida
07/02/2014
Marisiana Battistella
07/02/2014
Roniere Almeida
07/02/2014
Alex Lekao
07/02/2014
to ruim eim...
ja estudei a respeito mas nao lembro mais... rssr
Marisiana Battistella
07/02/2014
Alex Lekao
07/02/2014
Vou precisar muito...
praticamente a maior parte do que sei, aprendi basicamente sozinho, ou com ajudas de pessoas em foruns... rsrsr
Entao muito provavelmente vou perturbar... rsrsr
Marisiana Battistella
07/02/2014
Estou trabalhando com B.I. mas tenho pouca experiência, um mundo de coisas pra aprender e dúvidas pra sanar...
Alex Lekao
07/02/2014
eu gosto demais de pegar dados brutos e transformar em informacao...
eh muuuuuito da hora... rsrsr
descobri isso faz uns 3 anos... rsrsr
qdo comecei a mexer com SQL Server e fiquei mais a vontade de mexer...
antes lidava com firebird e a software house que trabalhei colocava um medo monstro na galera... rsrsr
mas depois que comecei a mexer com sql server, fiquei mais tranquilo vi que nao eh tudo isso... mas que tem que tomar os devidos cuidados...
e o ERP da empresa da a possibilidade de montar relatorios usando scripts sql.. ai dei uma boa evoluida...
e fazem 3 anos que colocamos esse erp... rsrsr
Roniere Almeida
07/02/2014
to ruim eim...
ja estudei a respeito mas nao lembro mais... rssr
normal Alex, eu cheguei a fazer um artigo sobre o assunto, mas pelo tempo fiquei enferrujado.
Alex Lekao
07/02/2014
tem hora que ate confunde as coisas... rsrsr
Roniere Almeida
07/02/2014
Alex Lekao
07/02/2014
eu to precisando de valvulas de escapes... rsrsr
Roniere Almeida
07/02/2014
eu to precisando de valvulas de escapes... rsrsr
eu to precisando é pratica(trabalhos e mais cursos).
Ederson Nunes
07/02/2014
Marisiana Battistella
07/02/2014
Contamos com a sua contribuição! =)
Roniere Almeida
07/02/2014
estamos no aguardo.
Mariana Carvalho
07/02/2014
eu queria muito, seria bem legal.