BoxSQL
Olá pessoal,
Em um post que o Henrique Lobo me respondeu sobre persistencia ele me apresentou entre as alternativas o BoxSQL. Pelo pouco que percebi eu o achei extremamente poderoso e vai cair como uma luva no meu projeto. Trata-se de um legado com mais de 300 tabelas e para os quais eu já tenho pelo menos 70 consultas SQL com informações estatísticas. As consultas estão montadas de uma forma que não acredito ser trivial o mapeamemto para o Hibernate (até mesmo porque não o conheço em profundidade e não disporia de tempo para conhecê-lo).
Já ouvi um pouco sobre a ferramenta Ibatis e gostaria que Vocês pudessem fazer um comparativo entre as duas e em que situações uma é uma alternativa melhor que outra.
Ainda sobre o BoxSQL vi que os arquivos .sql são colocados como texto puro e assim sujeito a inspeção por pessoas não autorizadas. Gostaria de saber de que forma eu poderia manter estes arquivos no SO de forma criptografada sendo decodificado apenas em tempo de execução e já dentro do código da aplicação. Seria importante ofuscar o código da aplicação também? Isto tudo é possível?
Desde já agradeço a Vocês
Oswaldo Castro
Curtidas 0
Respostas
Henrique Weissmann
12/10/2009
Olá Oswaldo,
bom: vamos por partes ok?Já ouvi um pouco sobre a ferramenta Ibatis e gostaria que Vocês pudessem fazer um comparativo entre as duas e em que situações uma é uma alternativa melhor que outra.Bom, não possuo muita experiência com o IBatis além do que já li a seu respeito, mas o que pude perceber foi o seguinte: ele segue uma linha mais próxima do Hibernate do que o BoxSQL, que é baseado no SQL puro mesmo. Sendo assim, para o seu caso, talvez o BoxSQL seja mais adequado.No entanto, dada a sua idade, o iBatis é mais maduro que o BoxSQL (está em desenvolvimento desde 2001 se não me engano, enquanto o BoxSQL desde 2007/6 (?)). Se bem me recordo, no seu caso você não poderia criar as views na sua base de dados correto? Se pudesse, então o Hibernate poderia ser uma solução para o seu caso, pois é possível mapear views (somente para leitura portanto) sem problemas com o Hibernate (vou fazer mais alguma pesquisa, pois tenho a vaga lembrança de que é possível inclusive mapear uma consulta SQL direta com o Hibernate, o que também lhe ajudaria).
Ainda sobre o BoxSQL vi que os arquivos .sql são colocados como texto puro e assim sujeito a inspeção por pessoas não autorizadas. Gostaria de saber de que forma eu poderia manter estes arquivos no SO de forma criptografada sendo decodificado apenas em tempo de execução e já dentro do código da aplicação. Seria importante ofuscar o código da aplicação também? Isto tudo é possível?
Sim, é possível, mas não sei se o BoxSQL vai te oferecer este tipo de funcionalidade. O que você poderia fazer neste caso é o seguinte: distribua todos os arquivos .sql junto com a sua aplicação encriptados (dentro do próprio arquivo .jar por exemplo, utilize um algoritmo de mão dupla, como por exemplo o Blowfish) e, no momento em que sua aplicação for inicializada, estes arquivos seriam decriptados, armazenados em algum diretório temporário e em seguida abertos pela sua aplicação como seriam normalmente.Não é uma solução ideal (alguém poderia descobrir qual é este diretório), mas já é meio caminho andado.
Sim, é possível, mas não sei se o BoxSQL vai te oferecer este tipo de funcionalidade. O que você poderia fazer neste caso é o seguinte: distribua todos os arquivos .sql junto com a sua aplicação encriptados (dentro do próprio arquivo .jar por exemplo, utilize um algoritmo de mão dupla, como por exemplo o Blowfish) e, no momento em que sua aplicação for inicializada, estes arquivos seriam decriptados, armazenados em algum diretório temporário e em seguida abertos pela sua aplicação como seriam normalmente.Não é uma solução ideal (alguém poderia descobrir qual é este diretório), mas já é meio caminho andado.
GOSTEI 0
Henrique Weissmann
12/10/2009
Complementando
Na DevMedia há algumas aulas sobre o BoxSQL, que podem ser acessadas no link abaixo:
https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=6491
O autor é o Felipe Rodrigues que, na realidade, é um dos pais da criança (a melhor fonte possível portanto).
Na DevMedia há algumas aulas sobre o BoxSQL, que podem ser acessadas no link abaixo:
https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=6491
O autor é o Felipe Rodrigues que, na realidade, é um dos pais da criança (a melhor fonte possível portanto).
GOSTEI 0
Oswaldo Castro
12/10/2009
Obrigado Henrique, comprei créditos para os 6 posts do BoxSQL do Felipe. Estou esperando creditarem para baixar os videos
GOSTEI 0