Busca com Firebird
Olá pessoal, estou querendo fazer uma consulta usando o firebird, possuo uma query e um clientdataset e execulto o seguinte codigo;
funciona certinho sendo que eu tenho que digitar o nome exatamente igual, so que eu queria que nao diferenciasse letra maiuscula de minuscula, se alguem puder me ajudar eu ficarei muito agradecido !!!
Obrigado !!
clientdataset1.close; with sqlquery1 do begin sql.clear; sql.add(´SELECT * FROM CONTATOS´); sql.add(´WHERE NOME STARTING WITH ´ + quotedstr(edit1.text)); sql.add(´ORDER BY NOME´); end; clientdataset1.open;
funciona certinho sendo que eu tenho que digitar o nome exatamente igual, so que eu queria que nao diferenciasse letra maiuscula de minuscula, se alguem puder me ajudar eu ficarei muito agradecido !!!
Obrigado !!
Xstickerrx
Curtidas 0
Respostas
Catunda
08/02/2008
experimente assim:
sql.add(´WHERE upper(NOME) STARTING WITH upper(´ + quotedstr(edit1.text)+´)´);
sql.add(´WHERE upper(NOME) STARTING WITH upper(´ + quotedstr(edit1.text)+´)´);
GOSTEI 0
Paullsoftware
08/02/2008
Olá pessoal, estou querendo fazer uma consulta usando o firebird, possuo uma query e um clientdataset e execulto o seguinte codigo;
Obrigado !!
é simples, basta você acrescentar o comando Upper e UpperCase dessa forma:clientdataset1.close; with sqlquery1 do begin sql.clear; sql.add(´SELECT * FROM CONTATOS´); sql.add(´WHERE NOME STARTING WITH ´ + quotedstr(edit1.text)); sql.add(´ORDER BY NOME´); end; clientdataset1.open;
clientdataset1.close; with sqlquery1 do begin sql.clear; sql.add(´SELECT * FROM CONTATOS´); sql.add(´WHERE upper(NOME) STARTING WITH ´ + quotedstr(UpperCase(edit1.text))); sql.add(´ORDER BY NOME´); end; clientdataset1.open;
GOSTEI 0
Gandalf.nho
08/02/2008
Se você estiver usando o FB 2.0 basta usar o collate case-insensitive para o nosso português.
GOSTEI 0
Xstickerrx
08/02/2008
Valeu galeraa consegui, tou fazendo anotações de todos os modos aqui para os meus estudos, muito obrigado !!!!
GOSTEI 0