cadastro banco de dados 1 para N Delphi
Bom dia amigos,
Qual seria a melhor maneira de se fazer um cadastro do Tipo 1 para N(um para vários). Um Ex.: Eu tenho um paciente e neste mesma tela onde cadastro meu paciente com o nome, rg, data de nascimento eu preciso cadastrar também varios exames que ele irá realizar. Qual seria a melhor maneira de se fazer isso?
Obrigado a todos.
Qual seria a melhor maneira de se fazer um cadastro do Tipo 1 para N(um para vários). Um Ex.: Eu tenho um paciente e neste mesma tela onde cadastro meu paciente com o nome, rg, data de nascimento eu preciso cadastrar também varios exames que ele irá realizar. Qual seria a melhor maneira de se fazer isso?
Obrigado a todos.
Marcio Valadao
Curtidas 0
Respostas
Wilton Júnior
26/08/2013
Bom dia Marcio, para esse caso vc deve criar duas tabelas, uma para cadastro de cliente e outra com o cadastro dos exames ligando-os atraves da chave primaria da tabela cadastro do cliente.
espero ter ajudad0o.
espero ter ajudad0o.
GOSTEI 0
Marcio Valadao
26/08/2013
WILTON obrigado pela atencao ...
entendi, mas como ficaria isso no formulario do delphi?
a forma correta para efetuar o cadastro?
entendi, mas como ficaria isso no formulario do delphi?
a forma correta para efetuar o cadastro?
GOSTEI 0
Wilton Júnior
26/08/2013
Essa parte ésimples mas trabalhalhosa
cadastra todo o paciente, no final do cadastro ou em uma outra aba coloca uma dbgrid os cos camo sque tem no exame.
coloca um botão para chamar o cadastro do exame e depois no fim do código que encerra o cadastro faz um select na tabela trasendo os exames refente a esse usario
exempo:
cadexame := tcadexame.create(self);
try
cadexame.showmodal;
finally
freeandnil(cadexame);
tabexame.close;
tabexame.parambyname('id').value := tabpacienteid.value;
tabexame.open;
Assim, confema cadastra e já mostra no dbgrid, nao esquece de colocar co comando select para exames quando selecionar um paciente numa tela de pesquisa.
cadastra todo o paciente, no final do cadastro ou em uma outra aba coloca uma dbgrid os cos camo sque tem no exame.
coloca um botão para chamar o cadastro do exame e depois no fim do código que encerra o cadastro faz um select na tabela trasendo os exames refente a esse usario
exempo:
cadexame := tcadexame.create(self);
try
cadexame.showmodal;
finally
freeandnil(cadexame);
tabexame.close;
tabexame.parambyname('id').value := tabpacienteid.value;
tabexame.open;
Assim, confema cadastra e já mostra no dbgrid, nao esquece de colocar co comando select para exames quando selecionar um paciente numa tela de pesquisa.
GOSTEI 0
Marcio Valadao
26/08/2013
amigos obrigado ae pelas respostas...
eu pensei aqui o seguinte, criar 3 tabelas, umas onde serão cadastrados os cliente, outra tabela com os nomes e detalhes dos exames, e a terceira tabela seria cli_exame por exemplo, nela iria pegar o id do cliente e o di dos exames. acha que ta certo assim?
eu pensei aqui o seguinte, criar 3 tabelas, umas onde serão cadastrados os cliente, outra tabela com os nomes e detalhes dos exames, e a terceira tabela seria cli_exame por exemplo, nela iria pegar o id do cliente e o di dos exames. acha que ta certo assim?
GOSTEI 0