Cadastro Tabelas Mestre Detalhe

Delphi

05/06/2003

Por favor, alguém me ajude!

Estou fazendo um cadastro em uma tabela mestre detalhe (PEDIDO,ITEM_PEDIDO), e segui da seguinte maneira:
- Fiz a ligação mestre/detalhe corretamente das tabelas, indicando na ITEM_PEDIDO o mestre e código de amarração.
- Eu Criei um form com todos os campos do PEDIDO e uma DBGrid para somente exibir a ITEM_PEDIDO. Para inserir os itens eu utilizo um botão no form do PEDIDO (inserir produto), e crio um outro form para inserir os itens. Nesse form tem um botao OK. Agora o problema, eu não estou sabendo qual código utilizar no botão inserir e Ok. Eu já consegui inserir os itens, mas com o código do PEDIDO em branco, ficando dados soltos na tabela.

Claudio.kikuta

Claudio.kikuta

Curtidas 0

Respostas

Josemarlourenco

Josemarlourenco

05/06/2003

Uma das alternativas é a seguinte:
1) Quando o usuário clicar no botão ´inserir produto´, insira um registro em branco na tabela de ítens;
Exemplo: TbItens.Append;
2) Atribua à chave estrangeira (nro do pedido), da tabela de ítens, o nro do pedido atual (da tabela de pedidos);
Exemplo:
TbItens.FieldByName(´NroPedido´).Value := TbPedidos.FieldByName(´NroPedido´).Value;
3) Exiba o form de itens. Quando o usuário clicar em OK, o número do pedido já estará lá (foi atribuido antes do form ser exibido).

Espero que tenha ficado claro.

Josemar

GOSTEI 0
POSTAR