Caminho para banco de dados...
Boa tarde,
Amigos eu gostaria de fazer uma rotina que eu ao abrir o sistema ele iria ver em um ini ( EX: prog.ini ) contendo as seguintes informacoes...
se o caminho estiver = Vazio ele abre um form pra mim colocar o caminho correto... e apos eu colocar o caminho eu verifique se existe o arquivo ai abro o Programa principal... se nao eu fecho tudo....
se o caminho estiver <> Vazio e ele nao encontrar no banco de dados ele abre o mesmo form pra colocar o caminho ...
ou seja... so se estiver correto o caminho do software ele abre direto o programa.... teria como fazer alguma coisa do tipo ??
Amigos eu gostaria de fazer uma rotina que eu ao abrir o sistema ele iria ver em um ini ( EX: prog.ini ) contendo as seguintes informacoes...
[Banco de Dados] Caminho=Vazio
se o caminho estiver = Vazio ele abre um form pra mim colocar o caminho correto... e apos eu colocar o caminho eu verifique se existe o arquivo ai abro o Programa principal... se nao eu fecho tudo....
se o caminho estiver <> Vazio e ele nao encontrar no banco de dados ele abre o mesmo form pra colocar o caminho ...
ou seja... so se estiver correto o caminho do software ele abre direto o programa.... teria como fazer alguma coisa do tipo ??
Fernando_cunha
Curtidas 0
Respostas
Paullsoftware
20/06/2005
amigo, coloque o código que abre o banco de dados do seu programa dentro dos try, except... ex.:
// aqui tento abrir o banco usando uma forma de conexão, usando arquivo udl..
[color=red:f499072630]Cria um arquivo ini, gosto de usar *.dat para dificultar alterações por qq usuário corioso...[/color:f499072630]
Código para leitura do arquivo ini, *.dat que contem as configurações para acesso a base de dados...
espero ter ajudado...
:wink:
// aqui tento abrir o banco usando uma forma de conexão, usando arquivo udl..
Try conexao.Connected := False; conn :=´FILE NAME=´+PathConfig;// <-- variavel que contem o caminho do banco, dentro de um arquivo ini... conexao.ConnectionString:=conn; conexao.Connected := True; Except [color=red]//Se der erro na primeira tentativa tento novamente, usando o outra forma para acessar a base de dados...[/color] Try conexao.Connected := False; Conn := ´Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=´+PathBanco+´;Persist Security Info=False;Jet OLEDB:Database Password=***dbtimer***´; // A variável PathBanco tambem existe dentro do arquivo ini com o caminho da base de dados... conexao.ConnectionString := Conn; conexao.Connected := True; Except Application.MessageBox(´Ocorreu um erro na conexão com o Banco de Dados.´,´AVISO´,MB_ICONERROR+MB_OK); [color=red]//se mesmo assim der erro, então abro o form para configuração das paths da base de dados, e em seguida, encerro a aplicação...[/color] Try Application.CreateForm(TFormParametros,FormParametros); FormParametros.ShowModal; Finally FormParametros.Release; FormParametros:=NIL; End; Application.Terminate; Halt(0); End; End;
[color=red:f499072630]Cria um arquivo ini, gosto de usar *.dat para dificultar alterações por qq usuário corioso...[/color:f499072630]
//Grava a path do banco de dados dentro do arquivo .dat procedure NovoCaminho_DB(Caminho:String); var NomeArq:String; ArqIni:TIniFile; begin NomeArq := (ExtractFilePath(Application.ExeName)+´\Parametros.dat´); ArqIni:=TIniFile.Create(NomeArq); Try ArqIni.WriteString(´Banco de Dados´,´Banco´,Caminho); Finally ArqIni.Free; End; end;
Código para leitura do arquivo ini, *.dat que contem as configurações para acesso a base de dados...
//Pega os parametros do Sistema procedure Parametros; var NomeArq:String; ArqIni:TIniFile; begin NomeArq := (ExtractFilePath(Application.ExeName)+´\Parametros.dat´); ArqIni:=TIniFile.Create(NomeArq); Try PathBanco := ArqIni.ReadString(´Banco de Dados´,´Banco´,PathBanco); PathConfig := ArqIni.ReadString(´Banco de Dados´,´Config´,PathConfig); vDaHora := ArqIni.ReadFloat(´Valor da Hora´,´R$´,vDaHora); vTempAviso := ArqIni.ReadTime(´Notificação´,´Tempo´,vTempAviso); Finally ArqIni.Free; End; end;
espero ter ajudado...
:wink:
GOSTEI 0
Fabiano Góes
20/06/2005
Amigos sou totalmente leigo no assunto de arquivo.ini, será que algum de vcs poderia me passar um exemplo de arquivo ini pra um banco FireBird ?
detalhado tipo: onde guardo esse tal INI, como programo o sistema pra ler esse arquivo , etc ....
Ficaria muito grato se alguem puder me ajudar !!!!!
detalhado tipo: onde guardo esse tal INI, como programo o sistema pra ler esse arquivo , etc ....
Ficaria muito grato se alguem puder me ajudar !!!!!
GOSTEI 0
Paullsoftware
20/06/2005
adciona o meu contato do msn, to nele o dia todo...
podemos trocar muitas ideias...
podemos trocar muitas ideias...
paullsoftware@msn.com
GOSTEI 0