campo calculado e também mostrar Memo em DBGRID

Delphi

10/08/2003

Olá amigos! Estou com um pequeno problema e não consigo resolver. Já pesquisei em listas de dicas e em perguntas anteriores do fórum, mas não deu certo. Se puderem me ajudar, agradeço!

O primeiro problema deve ser simples. Criei um campo calculado para uma tabela. Agora gostaria de, ao mostrar os dados em um DBGRID, que estes estivessem ordenados por este campo que eu criei. Isso é possível? Como criar um índice secundário para um campo calculado?

A segunda dúvida é: porque ao gravar os dados de um formulário, todos os campos que são do tipo Memo não aparecem e, no lugar, aparece <BLOB memo>. Como tratar isso para poder mostrar em um DBGrid os valores gravados no campo Memo e mesmo copiar estes dados para um formulário, para poder alterá-lo, por exemplo?

Perdoem-me se as perguntas forem óbvias. Infelizmente não encontrei a solução.
Abraços!
Calandrin

Calandrin

Calandrin

Curtidas 0

Respostas

Koplin

Koplin

10/08/2003

Indices para campo calculados - acho que não dá - os valores variam em tempo real. Agora o memo em dbgrid dá , mas o registro não pode ser muito grande., crie um campo calculado do tipo string e no evento oncalcfields coloque

tabelanomedocampocalculado.value:=tabelacampomemo.asstring;

Cuidado com uso de campos BLOB. Eles tornam o aplicativo lento. Veja a possibilidade de exibir o seu conteúdo somente quando necessário.

GOSTEI 0
POSTAR