Capturar erro do banco de dados
Pessoal, tenho um campo CNPJ do tipo UNIQUE na minha tabela EMPRESA num banco interbase. Como faço para capturar no Delphi o erro do banco de dados quando tento gravar ou alterar inserindo um CNPJ já cadastrado?
:( O erro é o seguinte[color=red:c335eed370]: EDATABASE ERROR MESSAGE violation of Primary or Unique Key constraint ´INTEG_3´ on table ´EMPRESA´[/color:c335eed370]
:( O erro é o seguinte[color=red:c335eed370]: EDATABASE ERROR MESSAGE violation of Primary or Unique Key constraint ´INTEG_3´ on table ´EMPRESA´[/color:c335eed370]
Divi_naty
Curtidas 0
Respostas
Lucas Silva
04/05/2004
uma solução bem simples é você usar o try..except;
try //Aqui você coloca os métodos de salvar; except ShowMessage(´Erro ao salvar´); end;
GOSTEI 0
Divi_naty
04/05/2004
eu já fiz isso, porém eu gostaria de capturar exatamente o erro para poder mostrar para o usuário porque náo foi possivel gravar o registro.
GOSTEI 0
Rodolpho123
04/05/2004
Olá amigo,
Eu costumo nestes campos de registros unícos, sempre que vou incluir ou alterar, fazer uma pesquisa mesmo com a opção Unique no banco. Caso minha pesquisa retorne True, eu gero uma mensagem infomando ao usuário.
Eu costumo nestes campos de registros unícos, sempre que vou incluir ou alterar, fazer uma pesquisa mesmo com a opção Unique no banco. Caso minha pesquisa retorne True, eu gero uma mensagem infomando ao usuário.
GOSTEI 0
Paulo_amorim
04/05/2004
Olá
Isso te mostra exatamente o que deu.
Ate+
try //qualquer comando except on E: Exception do ShowMessage(E.Message); end; //try
Isso te mostra exatamente o que deu.
Ate+
GOSTEI 0