carregar dados da tabela no combobox Firebird ?
Olá
Tenho uma tabela Cidades com os campos Cidade e estado uso FireBird 1.5 como carrego ambos os campos em um combox um para cada um tipo ComboCidade e comboestado ?
Obrigado
Tenho uma tabela Cidades com os campos Cidade e estado uso FireBird 1.5 como carrego ambos os campos em um combox um para cada um tipo ComboCidade e comboestado ?
Obrigado
Koringa
Curtidas 0
Respostas
Vinicius2k
16/06/2004
koringa,
creio q a única forma de fazer isso seja com um laço numa query que carregue as cidades...
por exemplo:
no caso dos estados, acho que vc não deve fazer com esta tabela, pois o mesmo estado deve se repetir várias vezes nela...
Espero ter ajudado...
T+
creio q a única forma de fazer isso seja com um laço numa query que carregue as cidades...
por exemplo:
Query.First; while not Query.Eof do begin ComboCidades.Items.Add(Query.FieldByName(´cidade´).AsString); Query.Next; end;
no caso dos estados, acho que vc não deve fazer com esta tabela, pois o mesmo estado deve se repetir várias vezes nela...
Espero ter ajudado...
T+
GOSTEI 0
Emacruz
16/06/2004
Posso tentar melhorar então?
procedure tForm1.btnOKClick(Sender: TObject); function RegFound( Lista : tStrings; Texto : String ) : Boolean ; var I : SmallInt ; begin Result := False ; for I := 0 to Lista.Count -1 do begin Result := ( Trim(Lista.Strings[ I ]) = Trim( Texto ) ) ; if Result then Exit ; Application.ProcessMessages ; end ; end ; begin with Query do begin First ; while not Eof do begin if not RegFound( cboEstados.Items, Query.FieldByName(´CIDADES´).AsString ) then cboEstados.Items.Add(Query.FieldByName(´CIDADES´).AsString) ; Next ; Application.ProcessMessages ; end ; end ; end;
GOSTEI 0
Koringa
16/06/2004
koringa,
por exemplo:
Espero ter ajudado...
T+
Query.First; while not Query.Eof do begin ComboCidades.Items.Add(Query.FieldByName(´cidade´).AsString); Query.Next; end;
Pessoal legal funciona bem o codigo abaixo so que como eu faria pra tipo na tabela existem várias opções de setores iguais gostaria que ele adiciona-se so uma vez cada item como eu faria dai ?
Query.First;
while not Query.Eof do
begin
ComboCidades.Items.Add(Query.FieldByName(´cidade´).AsString);
Query.Next;
end;
GOSTEI 0
Vinicius2k
16/06/2004
Colega,
Desculpe, não havia percebido que restaram dúvidas...
Bem... vc pode montar uma query acrescentando a instrução ´distinct´ para evitar repetições... por exemplo :
isso irá trazer apenas cidades diferentes presentes na tabela clientes... e a montagem da combo seria usando o mesmo procedimento anterior...
Espero ter ajudado...
T+
Desculpe, não havia percebido que restaram dúvidas...
Bem... vc pode montar uma query acrescentando a instrução ´distinct´ para evitar repetições... por exemplo :
select distinct CIDADE from CLIENTES
isso irá trazer apenas cidades diferentes presentes na tabela clientes... e a montagem da combo seria usando o mesmo procedimento anterior...
Espero ter ajudado...
T+
GOSTEI 0